10 motivos para se fazer parte de um clube do livro

Estamos de volta, para mais uma coluna sobre o maravilhoso mundo da literatura. Hoje com um tema bem especial, todos os membros dos Lanternas de Tinta separaram juntos dez motivos válidos para você, que gosta de ler, fazer parte ou até mesmo fundar um clube do livro. Vamos lá:

1- O Incentivo a Ler Outros Gêneros Literários:

Livro

“Diga-me o que lê e te direi quem tu és”

Sua estante ficará com uma diversidade incrivelmente maior de livros. Terá nela livros que você não leria caso a participação no clube não exigisse naquele mês. Muita das vezes, de acordo com o que pudemos observar até agora, é que você acaba se apaixonando por histórias que passariam longe da sua lista pessoal, o que vai fazer você vivenciar experiências incríveis relacionadas à leitura.

 

2- Conhecer Outros Autores:

“Você deve compreender que nem tudo vai ser só diversão”. – Rei Leão 2

Mesmo que esse autor faça parte daquele gênero que você ama, talvez nunca tivesse tido contato com ele, que simplesmente vai se tornar o seu favorito. Também faz você conhecer autores que a partir daquele primeiro livro, você nunca mais vai querer ouvir falar dele. Mesmo assim isso gera conhecimento e experiência literária. O que para um bibliófilo aficionado isso é extremamente válido.

 

3- Sobre a Interação:

Duas pessoas lendo livro

“Às vezes um dia bom é uma pessoa”. – Saulo Pessato

Poder discutir sobre os pontos mais interessantes da história, ter a possibilidade de se abrir a respeito daquela leitura incrível com mais pessoas que leram e vão adorar discutir (saudavelmente) com você, cria um sentimento prazeroso; quando você sabe a quem recorrer para compartilhar os sentimentos causados pela história tanto durante quanto após a leitura de um livro. Como é difícil sentir-se aflita ou feliz demais e não ter com quem compartilhar. Assim não nos sentimos sozinhos. Afinal todo leitor já passou pela situação de estar em algum lugar e ver alguém com um livro que você já leu ou está lendo, e não ter a abertura para falar com a pessoa sobre a história, e fica aquela sensação de angústia no peito, por ter que se segurar.

 

4- Diversidades e Semelhanças Nos Pontos de Vista:

“Nós vivemos numa geração de pessoas emocionalmente fracas. Tudo tem que ser abafado porque é ofensivo, inclusive a verdade”. – Keanu Reeves

Quando o assunto é opinião, o buraco é mais embaixo. E para ouvir a dos outros com respeito e consideração é preciso ter uma mente mais aberta. Estar em um clube do livro nos faz perceber que a mesma história pode levar a pontos de vista diferentes de acordo com quem está lendo.

Talvez o outro nos aponte detalhes que não tínhamos notado ou imagine os personagens completamente diferentes do que nós imaginamos. Talvez ele pense a favor quando você é contra, talvez ele acredite quando você não, talvez ele critique enquanto você elogia, ou talvez as opiniões de vocês sejam semelhantes em tudo. As pessoas são tão diferentes e, se está em um clube do livro, acredite, você vai se surpreender com o que vai ouvir, e pode vir de alguém que você conhece há anos; permita-se mergulhar nessas semelhanças e diferenças com o coração pronto para acolher e aceitar o outro.

 

5- Poder Falar a Vontade Sobre Livros:

Conversa de um grupo de clube do livro no WhatsApp

“Let it go”. – Frozen

Em qualquer momento do dia, sem se preocupar em estar sendo inconveniente, pois sabemos que todos ali gostam muito desse assunto, ou até se a pessoa quer ou não saber da sua opinião a respeito. Afinal, o clube é, na sua forma mais básica, uma conversa de expressões de opiniões.

 

6- Convivência Com os Outros Membros:

“Alô, estou ligando pra saber como você está”. – Chitãozinho e Xororó

Faça parte de um clube do livro por causa do vínculo de amizade criado. É incrível a capacidade que a leitura, apesar de ser inicialmente uma atividade individual, tem de unir pessoas completamente diferentes, com opiniões e gostos distintos, num único sentido: o amor pelos livros! Depois se torna quase que uma necessidade querer saber o que aquelas pessoas pensam sobre tal ponto da história, ou querer contar a elas sobre suas teorias e especulações. E o que era apenas um grupo falando sobre livros, começa a evoluir para outros pontos da vida onde você também vai querer ter essas pessoas por perto.

 

7- Estímulo à Leitura:

Duas pessoas lendo livro

“Foco, Força e Fé”.

Com todas as pressas que a vida traz, é comum em algum momento você deixar a leitura para trás, e mesmo querendo retomá-la, pegar com a mesma disposição de antes não será possível sem a fase de se acostumar novamente com o ritmo antigo. Estar em um clube muda e acelera o processo, porque vai lidar com: metas, regras, calendário. É de grande ajuda também naquela leitura mais difícil e cansativa, ter um objetivo estipulado, e tê-lo que cumprir junto a outras pessoas, por um lado suaviza e facilita o caminho para alcançá-lo e, portanto, por outro acelera a preguiça que uma escrita ou trama que não lhe agradou vai causar.

 

8- Ajuda a Tornar-se Mais Rigoroso no Cumprimento de Metas:

“Aqueles que não obedecem às regras são como lixo” – Masashi Kishimoto

Como nós dissemos no motivo 7, um clube funciona com objetivos estipulados, para que todos estejam avançando na leitura de modo similar. Faz você controlar melhor seu tempo, distribuí-lo de uma forma mais produtiva durante a semana, tudo para alcançar aquele resultado final combinado anteriormente. Isso chega a ter uma influência em outros campos da sua vida, por mexer na sua rotina.

9- Seu Novo Mundo Literário:

Mulher cheirando um livro

“Dinheiro não traz felicidade, dei-me o seu e seja feliz”.

Você passa a frequentar feiras, sessões de bate-papo e autógrafos com objetivos maiores. Descontos e títulos diferentes chamam mais a sua atenção. Você começa a comparar as edições, ter preferências por editoras. Capas duras e edições especiais ou primeiras edições começam a tomar um lugar em seu coração. Viagens literárias com o clube? “Sonho meu, sonho meu”. E tudo isso custa dinheiro. Suas redes sociais também vão mudar um pouco. Querendo ou não participar de um clube do livro nos faz ter um interesse maior AINDA pelo mundo da leitura. Ou seja, é só de ouvir a palavra “livro” já queremos participar da conversa.

 

10- Tudo o Que se Aprende:

“Santa lição, Batman!” – Robin

Qualquer leitor vai concordar que os livros trazem consigo valiosas mensagens e importantes aprendizados para a vida. Estando em um clube, você consegue extrair mais desses tesouros que estão incrustados nas palavras, e em cada linha. Preciosidades originadas e desenvolvidas na mente de pessoas que fizeram do objetivo de suas vidas transmitirem sentimentos e ideias através das palavras e, muitas vezes, de mundos fictícios. Onde os autores, como deuses de seus próprios mundos, criam na mente de cada leitor uma realidade única, como universos paralelos que nasceram a partir daquele primário.

Pessoas lendo

Enceramos mais uma coluna! Esperamos que vocês tenham entendido sobre como é fazer parte de um clube do livro. Ficou com vontade de fundar o seu? Mais para frente vamos te ajudar com passo a passo do que fazer e do que não fazer. Enquanto não tem o seu, pode acompanhar nosso clube no Instagram: @tropa_dos_lanternas_de_tinta. Quer conversar? Ficou alguma dúvida? Quer dar uma opinião sobre nossas colunas? Deixe um comentário! Boa semana, boa leitura, e até a próxima.