Terrace House — Mergulhe no mais popular e dinâmico reality show da Netflix

Olá leitores do NSV – Mundo Geek! Aqui é o Vulpixs para mais uma coluna sobre o Japão. Porém, desta vez vamos falar de Terrace House, um reality show japonês que se popularizou e atingiu o mundo todo com a sua forma inovadora de trabalhar um programa sem roteiro. Como um texto introdutivo, este não terá spoilers sobre nenhum evento das temporadas já exibidas, portanto sinta-se livre para apreciar a matéria por completo.

O que é o Terrace House?

Terrace House é uma série japonesa de reality show produzido e distribuído mundialmente pela Netflix. Sobre o que conta este reality, nada melhor do que a própria explicação episódica da própria Netflix — “Terrace House é uma série sobre seis estranhos, homens e mulheres, morando juntos, e nós observamos como interagem. Só preparamos uma linda casa e um carro. Como sempre, não há roteiro” — Devo imaginar o que devem estar pensando agora com este pequeno resumo…

“Então é um Big Brother Japonês”? — NÃO! Calma lá, pessoal. Diferente do reality show que participantes ficam confinados em uma casa, o Terrace House dá a liberdade para que os membros possam fazer o que bem entenderem, quando quiser e aonde quiser. Como dito lá em cima, a produção apenas estará observando, sem colocar uma influência externa vindo da própria Netflix ou de terceiros que estão observando o programa.

O Japão na Netflix | Terrace House: Aloha State | Magazine.HD

Quando eu disse que Terrace House trabalha muito bem um reality show de maneira dinâmica é justamente por mostrar muito com pouco. Okay, mas o que isto quer dizer? Para responder esta pergunta, primeiro precisamos falar sobre o ponto de chegada e do objetivo dos participantes entrarem para o programa.

Não existe um objetivo fixo imposto pelo reality show e nem um ponto de chegada. Os 6 participantes apenas precisam viver as suas vidas como faziam normalmente antes de entrarem para o programa. Só que a partir deste momento, eles estarão morando juntos em um casarão. Tudo será filmado e registrado pelas câmeras. E assim, a Netflix faz um compilado dos momentos cruciais, como se fossem cenas dos tão conhecidos Dramas (Novelas) orientais.

“Não faça nada, apenas viva?”

Sem um objetivo imposto pelo programa, isso quer dizer que o Terrace House pode dar a liberdade para que o membro possa definir o destino por sua própria conta ou então de ir em busca deste seu propósito dentro da casa.

E lógico que, não é qualquer pessoa que é selecionado para participar de um reality show que será exibido para o mundo todo com legendas disponibilizadas em vários idiomas, não é mesmo? Pois bem, todos os participantes que entram no Terrace House tiveram de mandar o seu perfil para a Netflix fazer uma análise e pesquisa para selecionarem as pessoas que trariam um melhor resultado para o programa. O que também inclui participantes mestiços de variadas nacionalidades. Inclusive, em uma das temporadas aparece um participante que é mestiço de brasileiro.

Pedia] Japanese Boys & Girls Reality Show “TERRACE HOUSE” Never ...

Alguns deles podem ser apenas pessoas buscando um rumo na vida, outros podem ser aqueles que já estão com um objetivo e uma profissão encaminhada, ou até naqueles que entram para buscar um amor para a vida e tentar encontrar o seu lugar no mundo. O importante para o programa é que eles façam algo que prenda o público na tela, com a interatividade de suas características tão distintas uma da outra.

Num resumo bem claro, é como se você estivesse olhando um slice of life de pessoas reais tendo a sua vida normalmente. Talvez, somente dizendo, não aparente ser muito promissor. Eu mesmo tive essa impressão quando me contaram sobre. Contudo, quando imergimos dentro do que é o Terrace House como um todo, tudo o que pensava dele com o meu pré conceito, mudou.

A dinâmica de Membros e Observadores

O que muitos podem estranhar de início é que o reality show é dividido por dois grupos: Membros e Observadores. Por um lado temos os “Membros” que são os 6 participantes do programa Terrrace House. Os “Obervadores” serão outras 6 pessoas também selecionadas pela Netflix para, logicamente, observar as interações dos membros e irem comentando em partes específicas do programa.

Terrace House Clapping GIF - TerraceHouse Clapping テラスハウス ...

O episódio do Terrace House é divido da seguinte forma:

  1. Apresentação do programa e recapitulação do episódio anterior, pelos comentários dos 6 observadores.
  2. Primeira parte dos acontecimentos capturados pela produção da Netflix com as interações dos membros.
  3. Abertura do programa
  4. Segunda parte dos acontecimentos capturados.
  5. Mais ou menos na metade do episódio, somos jogados para o estúdio da Netflix onde estes observadores comentarão suas opiniões com relação ao que foi apresentado até então durante o episódio da semana.
  6. Terceira parte dos acontecimentos que perdura até quase o final do episódio.
  7. O último corte pros comentários e opiniões dos observadores.
  8. Momentos finais do episódio que te deixará num gostinho de “e agora? O que aconteceu com os participantes?!”

Algo importante a se dizer de Terrace House é que os participantes do programa tem o seu direito de ir e vir quando quiser. Caso ele não esteja se sentindo confortável, o mesmo pode resolver deixar a casa, o que dará espaço para um novo participante chegar e mudar totalmente o clima da casa e até afetar alguns pares românticos quase firmados. Essa troca de participantes no programa é bem recorrente e é este ponto que leva a série tão a frente.

Fique por dentro de todas as temporadas

Claro, como explicar para vocês sobre o Reality Show, sem passar a limpo todo o histórico das temporadas de Terrace House? Até o momento, são 6 temporadas, sendo que a 1ª temporada (Boys x Girls Next Door) não está disponível para o catálogo não japonês. Isso porque originalmente, Terrace House era de exibição exclusiva no canal da Fuji Television, que a partir da segunda temporada começou a ser produzida com a ajuda da Netflix.

Better stay inside : {♧} Terrace House: Opening New Doors

A primeira temporada (Boys x Girls Next Door) é possível ser encontrada apenas no catálogo japonês da Netflix e sem legenda dos idiomas inglês e português do Brasil. Fora este, todas as outras temporadas estão perfeitamente legendada e com disponibilidade para o catálogo mundial da plataforma. — Sem mais delongas, vamos ao que interessa! (As aberturas das temporadas são perfeitas).

Terrace House: Boys x Girl Next Door (2012)

Esta foi a primeira temporada do reality show que começa um pouco tímido, com uma média de 25 minutos por episódio. O local gravado se concentra ma região de Shounan, no Japão; Seu tempo de exibição foi do dia 12 de outubro de 2012 até 29 de setembro de 2014, com 98 semanas de gravações. A série se encerra com um filme independente, exibido em 2015, para o final desta temporada. O filme recebeu o nome de Terrace House: Closing Door, e tem 129 minutos de duração.

Terrace House: Boys & Girl in the City (2015)

A segunda temporada de Terrace House já tem dedo da Netflix no meio e também um “UP!” muito grande para o reality show. Desta a casa está centrada em na capital, Tokyo, onde tudo acontece. Dividas em duas partes no catálogo, totalizando 46 episódios, com uma média de 35 minutos para cada um deles. Sua exibição foi entre 2 de setembro de 2015 e 27 de setembro de 2016.

Terrace House: Aloha State (2017)

Para muitos, esta é a temporada mais querida. Talvez por se passar FORA DO JAPÃO! Sim, a terceira temporada de Terrace House acontece no Havaí, mas ainda com participantes japoneses que moram por lá. O ambiente é totalmente inovador e também mostra o quão grande este reality se tornou no mundo todo. Seu tempo de exibição foi de 1 de novembro de 2016 até 29 de agosto de 2017, com 36 episódios, na média de 35 minutos para cada um deles.

Terrace House: Opening New Doors (2018)

A quarta temporada de Terrace House parece ser a mais tímida entre todas as outras. Ouço pouca gente falando sobre ela e nunca cheguei a ouvir dizerem que esta é a temporada preferida de ninguém. Eu mesmo não cheguei a terminar este, mas não por desinteresse e sim por falta de tempo. No que eu pude pegar por esta temporada, ela se passa na cidade de Nagano (perto de onde moro). Exibido entre 19 de dezembro de 2017 e 12 de fevereiro de 2019, seu tempo médio sobe para 40 minutos, com um total de 49 episódios no catálogo.

Terrace House: Tokyo 2019-2020

Pois sim, a quinta temporada de Terrace House volta a centralizar Tokyo, devido ao grande sucesso e carinho do pessoal por “Boys & Girls in the City”. Até o momento conta com 49 episódios, mas que foi pausado devido complicações com a difícil circunstância da pandemia gerada pelo COVID-19.

Um incidente infeliz para esta temporada é que no dia 23 de maio de 2020 , a participante desta temporada, Hana Kimura, Pro Wrestler de 22 anos, cometeu suicídio por motivos de Cyberbullying que vinha presenciando nas redes sociais. Com o avanço da pandemia e seguido por este incidente com a falecida Hana Kimura, no dia 27 de maio de 2020, a Fuji Television optou pelo cancelamento da temporada.

Uma curiosidade é que a banda CHVRCHES gosta tanto de Terrace House que em um turnê ao Japão, pediu para fazer um cover da atual temporada, gravando na própria casa, e a ser colocada nos episódios sequenciais de Terrace House: Tokyo 2019-2020.

Por qual ordem devo assistir?

Todas as temporadas atuam de forma independente uma das outras, ou seja, você mesmo pode decidir por qual quer começar. Porém, em breves momentos dos comentários dos observadores, eles citam participantes de temporadas passadas e você pode acabar ficando perdido na conversa deles ou até tomar alguns spoilers, caso seja daquele tipo de pessoa como eu que não suporta levar o mínimo de spoiler.

O certo então seria começar do início e ir assistindo até chegar nos atuais. Como a primeira temporada não está disponibilizada pelo catálogo da Netflix para fora do Japão, pode começar assim como eu fiz. Mergulhe em Terrace House: Boys & Girls in the City (2015), este para mim continua sendo o melhor, mesmo depois de ter visto as temporadas mais recentes. A questão de preferência é gosto pessoal, afinal conheço muita gente que preferiu a temporada do Aloha States (Havaí) e esta foi a que menos gostei.

Se ninguém me parar, eu consigo trazer pelo menos uns 5 ou 6 outros textos abordando diversos pontos e críticas construtivas que rondam todo esse universo e produção que envolve a série Terrace House. Se você gostou, me deixe saber aqui pelos comentários