Line, o Whatsapp do Japão

Olá pessoal do NSV – Mundo Geek, aqui é o Vulpxis para mais um texto sobre o Japão e desta vez iremos falar sobre o Line, a rede social mais popular no país do sol nascente. Ficaram interessados? Então venham comigo!

Sobre o Line

Os japoneses não usam ou nem fazem ideia da existência do Whatsapp. Por aqui eles usam o Line, uma rede social que engloba as funções do próprio “Whats” e do Facebook em um só. O aplicativo veio a se popularizar mais ou menos em 2012, estando firme e forte até então. Hoje em dia já são mais de 75 milhões de usuários, e mesmo que seus serviços sejam disponibilizados para o mundo todo, a maioria dos usuários estão situados no Japão.

 

As funcionalidades do Line

Como dito antes, o Line é um aplicativo híbrido no qual há funcionalidades do Whatsapp e Facebook. No Line é possível ter chats em grupo, chamadas por voz, notícias do dia a dia (como se fosse um G1 implantado na sua rede social, e uma timeline para postagens livres).

Resultado de imagem para line timeline

Para os japoneses, o Line é uma mão na roda, já que além de todas as funções apresentadas, eles também podem usar para propagandear seu comércio/empresa. “mas como assim Vulpixs?” Calma jovem. Tente imaginar que uma loja de marcas famosas como a Gucci queira fazer propaganda de seus produtos. Eles podem simplesmente pegar esses essas propagandas e ir jogando pras contas de cada um por meio de chat, dando descontos e cupons distribuíveis nessa própria rede social.

Stickers exclusivos

Mais que uma rede social para diversão, ela também pode acabar se tornando um local muito conveniente para o marketing.  Já que o próprio Line ganha com isso em cima de seus famosos Stickers. No aplicativo eles disponibilizam alguns stickers grátis, mas a sua grande maioria é pago.

Os stickers do Line são algo realmente interessantes e até parecidos com o do Facebook. Existem stickers de bonequinhos, mangás, animes, programas de televisão, memes japoneses, das próprias empresas e comerciantes, etc…

 Minha opinião sobre o Line

Mais ou menos em 2011, eu usava bastante o Line como ferramenta de chat com meus amigos. Mas  ao passar do tempo senti que o Whatsapp era muito melhor como um aplicativo de chat, pois o Line não tinha e ainda não tem algumas funções bastante úteis do “Whats”,  como por exemplo, responder uma mensagem específica, ser mais limpo e rápido, além de não parecer ter que processar cada ação que você faz no aplicativo.

Mesmo estando no Japão, não vejo a necessidade de ter um Line, já que por estar em uma “bolha de brasileiros no Japão” passamos a usar o Whatsapp mesmo, que é universal.

Enfim pessoal, chegamos ao fim de mais um texto, se vocês gostaram ou tiverem alguma dúvida, deixe um comentário aqui em baixo! Eu vou ficando por aqui e até a próxima!