Olá, pessoal do NSV – Mundo Geek, aqui é o Vulpixs para mais um texto de cultura japonesa. Nesta semana iremos abordar sobre Hokkaido, uma das ilhas que compõem o arquipélago Japonês.
Geografia
Hokkaido se encontra no extremo norte do arquipélago japonês, com uma área de 83.450 mil Km². Seu nome pode ser traduzido como “Trajeto do Mar do Norte”. A capital de Hokkaido é Sapporo e sua segunda maior cidade é Asahikawa, nomes de duas das maiores marcas de cerveja no Japão.
Clima
Sua província é conhecida pelo clima congelante no qual a maior parte do ano é carregado por fortes ventos gelados e neve que só cessam durante o verão. Sua temperatura média no verão está entre 17 e 22 °C e no inverno pode chegar de 4 a -12°C.
Habitação dos Povos nativos do Japão
Os Ainus, podem ser considerado os “índios” do Japão já que foram os primeiros povos a habitarem o país nipônico, e vieram a ser descobertos no século XII. Hoje em dia quase 100% dos que restaram estão concentrados em Hokkaido.
Culinária
Lamen, peixe, carangueijo e cerveja. São os mais citados e apreciados no extremo norte do Japão. O Lamen é muito conhecido por todo o país, algo que não seria diferente em Hokkaido, já que é uma comida que aquece o corpo em dias frios, ou no caso para a região do extremo norte, quase todos os meses. Os peixes se tornam muito saborosos por causa de seu estado climático e de grandes cardumes em volta da província. Se você busca um belo lugar para se deliciar com crustáceos, este é Hokkaido, pois seus caranguejos são considerados o melhor de todo o Japão. Já a cerveja é muito conhecida lá por causa do Museu da Cerveja localizado na capital Sapporo.
Curiosidades
- É comum que em Hokkaido, a população estoque muita comida no verão para não sofrer com o forte frio ao longo inverno nas colheitas de suas plantações.
- Sim, existem ursos selvagem em Hokkaido. “Mas Vulpixs, é comum ver um urso andar na rua?”. Vamos dizer que é mesma pergunta que fazem pros brasileiros “Vocês já viram um macaco andando na rua?”.
- No cume da montanha Hakodate, com a altura de 335 metros, se torna um dos lugares mais bonitos para turistas. Sua paisagem é encantadora, que também é conhecida como “vista noturna de 1 milhão de dólares”.
Gostou do texto? Então comente aqui em baixo! Eu, Vulpixs, vou ficando por aqui e nos vemos no próximo texto.