Aposto que já ouviu falar sobre o “ToC da Jump“, certo? O Table of Contents da Weekly Shonen Jump é o mais popular entre todas as revistas de mangás do Japão. Mas, será que você sabe como é o funcionamento e os procedimentos desse ranking de popularidade dos mangás da famosa Jump? Pois bem, eu sou o Vulpixs e vamos para mais um texto no NSV – Mundo Geek!
O que é ToC (Table of Contents)?
As revistas de mangás utilizam um sistema chamado ToC para poder fazer um ranking de popularidade com as suas obras que estão sendo publicadas no devido momento. O Table of Contents não só classifica os mangás do mais popular para o menos popular, como também define em que ordem estes mesmo irão aparecer na revista semanal. E, antes de destrinchar sobre o tema, vale ressaltar que trataremos sobre a famosa Weekly Shonen Jump, a revista semanal da editora japonesa Shueisha.
No mais simples de se explicar e também a definição popular do ToC é que um mangá que foi muito bem nos rankings tende a continuar no topo até que algum outro título ultrapasse no número de votos. Ou seja, se o mangá não agrada o leitor, o mesmo não marcará o mangá entre o seus 3 melhores capítulos da semana.
É inviável dizer que o Table of Contens em si pode levar um mangá ao cancelamento apenas por estar indo mal nos rankings semanais da revista, porém podemos dizer que o sistema do ToC consegue influenciar no rumo que este mesmo mangá irá tomar nas suas próximas semanas. Quando eu digo que pode influenciar no rumo, não é apenas do capítulo aparecer mais pro começo ou mais pro final da revista. A influência direta sobre a obra é no rumo que a história tomará para que possa se erguer neste ranking e evitar um possível cancelamento.
Como são feitos os votos do ToC?
Todas as semanas, a revista principal (Weekly Shonen Jump) solta uma nova edição contando com os novos capítulos da semana. Dentro desta revista vem um cartão para votar nos 3 melhores capítulos da semana. Estes cartões são enviados para a editora Shueisha e lá eles contabilizam os votos. O resultado sempre sai na última página da próxima edição da revista.
20 mangás são serializados e contabilizados dentro da revista, mas existem alguns poréns na hora de ranquear os resultados da semana. Capítulos com capas e/ou páginas coloridas, mangás estreantes, e recém estreantes (capítulos 2~8) são avaliados dentro do ToC semanal, porém não participam do ranking numérico. Parece complicado? Continue na minha linha de raciocínio.
A revista/editora deixa estes poréns de fora da contagem semanal pois eles acabam influenciando muito na hora da votação. Lógico que um mangá com páginas coloridas na semana ou um mangá estreante pode receber muito mais votos por estar em destaque nesta edição. Assim também como um mangá que está nos seus capítulos iniciais não é ranqueado porque ainda não pegou o ritmo ou o embalo da história, até que possa desenvolver uma base para o seu enredo. Desta forma, estes ficam de fora do ranking para não prejudicar o sistema. Confira um exemplo no tópico abaixo.
Weekly Shonen Jump #49 do ano de 2019 (02/11/2019)
#?Act-Age c88 (Capa e Página Colorida de Abertura)
#01 – Kimetsu no Yaiba cap.181
#02 – One Piece cap.961
#?Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai cap.134 (Página Colorida)
#03 – Jujutsu Kaisen cap.82
#04 – Haikyuu!! cap.371
#05 – Dr. Stone cap.128
#06 – Black Clover cap.227
#?Mato Seihei no Slave (Página Colorida, Capítulo Especial pela Jump Plus)
#07 – Yakusoku no Neverland cap.156
#08 – Chainsaw-man cap.45
#09 – Yozakura-san Chi no Dai Sakusen cap.11
#?Shirosugi! Akonontsuki (Página Colorida, One-shot de Tatsuya Hatakeyama)
#10 – Yuragi-sou no Yuuna-san cap.182
#11 – Mitama Secu-Ri-ty cap.11
#12 – Samurai 8: Hachimaru-den cap.25
#13 – Kamio Yui wa Kami wo Yui cap.33
#14 – Futari no Taisei cap.24
#15 – Beast Children cap.23
#16 – Tokyo Shinobi Squad cap.22
Dr. Stone Reboot: Byakuya (Spinoff – Cap.02 de 09)
Ausentes: Boku no Hero Academia c249 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Legenda
Página colorida de abertura da revista = Verde
Capa colorida = Roxo
Páginas coloridas = Laranja
Capítulos especiais = Vermelho
Extra = Azul
Marrom = Ausentes na semana
Acredito que com os dados aqui em cima já seja mais que o suficiente para entendermos como foi o ToC da Weekly Shonen Jump na edição de número 49 do ano de 2019. O mangá Act-Age ficou em evidência por abrir a revista e também estar com uma capa colorida, o que faz a obra ganhar muitos pontos na semana. Junto de Act-Age, mais 3 mangás (BokuBen, Mato seihei no Slave, Shirosugi! Akonontsuki) ganharam páginas coloridas na semana, sendo que dois deles estão como capítulos especiais. A série spinoff de Dr.Stone fica a parte por ser uma mini série com prazo determinado. Desta forma, todos estes citados aqui ficam de fora do ranking do ToC, mesmo podendo saber em qual posição ele ficaria caso contasse dentro do Table of Contents semanal.
Podemos ver o impacto que traz páginas coloridas para um mangá, além de ter a honra de abrir a revista. Act-Age conseguiu abriu a revista, na frente do maior pilar da Jump que é One Piece, e também do mais recente sucesso estrondoso de Kimetsu no Yaiba: Demon Slayer. Claro que não estou desmerecendo o mangá de Act-Age, pois se ele está nessa evidência toda, muito é por causa de seu próprio conteúdo apresentado no qual agradou e vem agradando muitos leitores. As vezes pode parecer injusto para os mangás menos populares da revista e a editora é assim mesmo.
Os populares sempre terão as capas coloridas para abrirem a revista, enquanto isso os menos populares ficam brigando lá em baixo da tabela para desviar de um possível cancelamento. E, claro que o cancelamento não depende apenas do ToC. A quantidade na venda de volumes Tankobons (os populares mangás com capítulos compilados de um único título) também influencia e muito na hora da decisão.
Já que citamos sobre os capítulos que abrem a revista como capítulo principal da semana, muitas das vezes, o mangá inédito tem a oportunidade de estar na capa da Weekly Shonen Jump para que ninguém passe batido pela maior novidade da revista.
Boku no Hero Academia aparece no final pois o mangá precisou de uma pausa. Isso é algo que acontece frequentemente na Weekly Shonen Jump, principalmente com o One Piece. A revista prefere dar uma semana de descanso para o autor poder descansar ou refletir melhor sobre as suas ideias. Não esquecendo do único mangá atual da revista que continua em seu hiato, Hunter x Hunter. Confira a imagem acima com as edições que Hunter x Hunter esteve presente (em azul) e as edições que permaneceu em hiato (em vermelho).
Avisos da próxima edição
Para que o leitor fique ciente, a revista já dá uma breve prévia das capas, páginas coloridas, pausas e extras da edição seguinte. Se este apresentado anteriormente é o ToC #49 de 2019. A prévia marcada para o #50 de 2019 são:
Weekly Shounen Jump #50 do ano de 2019 (11/11/2019):
Capa e Página Colorida de Abertura: Kimetsu no Yaiba
Página Colorida: Chainsaw-man e The Red Pledge (One-shot de Kakazu Kazu)
Ausentes: One Piece cap.962 e Hunter x Hunter cap.391 (Hiato)
Gostaram? Conseguiram entender como funciona o ToC da revista de mangás mais famosa do mundo? Comente aqui o que você achou!