Desde seu início em 2002, a Original SoundTrack ou OST, de Naruto que foi considerada um dos pilares do gênero Battle Shounen, é lembrada sempre seja por sua qualidade ou devido aos memes que surgiram na internet.
O principal nome por trás da trilha sonora é Toshio Masuda, que já havia trabalhado na primeira adaptação para OVA de Fatal Fury, no clássico Flint, o Detetive do Tempo e em Excel Saga. Masuda conseguiu misturar o ambiente japonês clássico com a modernidade do Rock and Roll, talvez um dos pioneiros á fazer isso, e para tanto, utilizou Taiko, Shakuhachi, Shamisen e Koto para dar o ar quase feudal japonês, com instrumentais recheados de teclados e riffs de guitarra agressivos.
Talvez o principal exemplo dessa mistura seja a faixa The Raising Fighting Spirit, usado diversas vezes como tema de batalha:
Ainda sim, existem músicas mais sentimentais como a já esmiuçada Sadness and Sorrow, que já fora usada em memes, e ganhou até uma versão funk.
No entanto alguns temas específicos como o de Orochimaru, e o de Pain, chamado de Girei, utilizam elementos da música clássica e barroca como orquestras, órgãos de igreja e principalmente no último citado, um coro que parece que veio das profundezas do submundo
Essa combinação única de estilos rendeu tanto a série clássica, quanto a Shippuuden, uma atmosfera singular que fez com que cada momento do anime se tornasse único, independentemente do teor da cena, a trilha sonora acaba ficando gravada na cabeça de quem vê, proporcionando uma experiência fantástica e dando mais profundidade e mais vida á obra.
Lembrando que você pode acompanhar Naruto e Naruto Shippuuden na Crunchyroll, onde todos os 720 episódios estão disponíveis, além dos OVAs e Filmes, e a sequência Boruto: Naruto Next Generations, que que vai ao ar todos os domingos.