Batman: Amaldiçoado – Sobrenatural, Loucura e muita Investigação

Batman: Amaldiçoado

Batman Amaldiçoado é uma HQ de investigação e suspense da DC Comics, publicada sob o selo Black Label, que costuma trazer conteúdos mais sérios e adultos – em todos os sentidos possíveis – e logo acabou se tornando um clássico instantâneo.

O roteiro é de Brian Azzarello da HQ “Coringa” e Cavaleiro das Trevas III e a arte é de Lee Bermejo, também de “Coringa” e “Batman Noel” – HQ inspirada em “Um Conto de Natal” de Charles Dickens – onde Batman personifica o velho solitário, avarento e rabugento, Ebenezer Scrooge.

Análise da Obra

O Coringa está morto. Esta é a premissa da HQ e o Batman, com o seu profundo complexo de culpa, carrega ainda mais os seus problemas psicológicos e crises existenciais do que de costume.

A HQ começa com o Batman confuso e gravemente ferido, tendo que lutar dentro de uma ambulância para não ter a sua identidade revelada. Com dificuldade ele consegue escapar e pede ajuda ao seu único e verdadeiro amigo: Alfred Pennyworth.

Porém, quem aparece como uma luz no fim do túnel é John Constantine, fumando como sempre e com seu senso de humor britânico afiado. Ele por sinal é o narrador da história e contém aqui uma grande mensagem subliminar – ou plot twist -, mas que não será revelado para não estragar a experiência dos leitores.

Um Batman Insano 

Ao longo do tempo, Bruce começa a sofrer com pesadelos e alucinações progressivas, que começam na sua infância – como se fossem lembranças perdidas – e vão até a idade adulta. Depois de se recuperar dos seus ferimentos, Batman acorda em uma casa, com Constantine, que conta sobre a morte do Coringa. 

O Palhaço aparentemente havia caído de uma ponte e a última lembrança do Morcego é que ele também estava naquele mesmo lugar. Então, quem teria sido o assassino? O próprio Batman? Alguma outra pessoa? Essas dúvidas acabam afetando profundamente a mente perturbada personagem, o fazendo lidar com formas sobrenaturais e forças que jamais foi treinado ou preparado para combater. Cabe então, a Constantine, guiá-lo dentro desse mar desconhecido do ocultismo.

Um Passado Alterado

Os pais de Bruce – Thomas e Martha Wayne – sempre foram demonstrados como pessoas de caráter e moralidade intocáveis, tendo uma relação e um casamento perfeito. Mas, aqui esse padrão é quebrado totalmente, onde Thomas é um pai ausente e traidor, e Martha e o pequeno Bruce sofrem profundamente com as consequências dessas condutas duvidosas do pai.

Essa premissa, ao que tudo indica também será usada no filme The Batman (2022), que em breve estará nos cinemas – embora a corrupção dos Wayne seja mais propensa ao lado político no caso filme

Ao longo da trama, muitas questões filosóficas são abordadas de maneira discreta e usadas como plano de fundo. Como, por exemplo, a discussão se realmente todas as pessoas merecem uma segunda chance, se todos os criminosos tem recuperação e até que ponto vale a pena arriscar a segurança da sociedade em prol desses indivíduos.

Conclusão

Por fim, para descobrir a verdade sobre a morte do Coringa, Batman tem que enfrentar seus próprios demônios e colocar em jogo a sua conduta moral e limites impostos por ele mesmo. Você acredita que toda vida – ao menos a dos seres humanos – tem o mesmo valor? Acha que até as piores pessoas podem ter salvação? É fã do Batman? Gosta de histórias de suspense e investigação policial? Então essa HQ é mais do que uma leitura obrigatória.

Espero que gostem e até a próxima!