300 e a Guerra pela Liberdade

CAPA1

Sim! A novidade da vez é que a editora Devir traz a nova edição de 300.

Muitos, com certeza, já conhecem o título quando chegou aos cinemas em 2007, filme dirigido por Zack Snyder o mesmo que dirigiu filmes como Batman x Superman – A Origem, Mulher Maravilha, Liga da Justiça, onde teve um tremendo sucesso que rendeu cerca de 456 milhões de dólares, tanto que a franquia ganhou uma sequência: 300- A Ascensão do Império

2

SOBRE 300

Originalmente a graphic novel foi publicada em 1998 pelas mãos de Frank Miller (editora Dark Horse), 300 fala sobre o invencível exército de soldados corajosos e dispostos a enfrentar qualquer coisa que ameace sua liberdade. Liderado pelo Rei Leônidas, 300 espartanos guiados pela honra e glória enfrentam a tirania de Xerxes

” Isso é esparta”

HONRA, GLÓRIA E DEVER

Honra, glória e dever, são palavras que definem os ideais da população espartana, tanto que são cidadãos naturalmente patriota. Desde o nascimento são ensinados a zelar e glorificar a pátria contra qualquer intimidação. Pronto a dar o sangue em troca de harmonia, paz e liberdade.

Além disso os espartanos prevalecem os que são mais fortes, ou seja, se o recém-nascido apresentar qualquer sinal de “fraqueza”, é descartado imediatamente. A ideia principal é reunir um grupo de pessoas consideradas fortes, capaz de aguentar o treinamento árduo, repreendendo os próprios sentimentos a fim de proteger suas terras.

Leônidas prova que era mais forte. Aquele que foi declarado morto, voltou para casa envolto por uma pele de lobo e com os olhos em chamas pronto para assumir o reinado de Esparta.

3

Logo nos primeiros capítulos, Miller consegue construir personagens marcantes tantos pelas falas características da época, quanto por suas expressões. Espartanos são guerreiros treinados a não temer absolutamente nada por isso em vários momentos as próprias imagens já mostra exatamente seus valores.

GUERRA PELA LIBERDADE

300 é mais do que entretenimento, também é uma aula de história baseada na Batalha das Termópilas contada com as notas autorais do autor

Rei Leônidas não hesita ao dizer que é um homem livre. Por isso ignorou o conselho dado pelo oráculo, segundo manda a tradição antes de declarar guerra é concebido uma permissão dos Éforos. Entretanto a verdade vem  à tona após ele dar costas, até mesmo aqueles ditos soberanos foram vendidos por Xerxes.

Leônidas nunca negou fato de privilegiar as decisões tomadas pela razão antes da emoção. Isso justifica sua rebeldia uma vez que decisões religiosas apelam ao emocional. Talvez seja o ponto de vista do autor, em outras palavras, que até mesmo pilares religiosos não estão isentos a corrupção.

A guerra foi sangrenta, cansativa, mas o espírito de equipe sempre prevalece. O escudo não é apenas um objeto de proteção individual, mas ferramenta estratégica para proteger a todos.

3

No geral 300 fala sobre a batalha pelos seus ideais e, sobretudo, por sua liberdade. Leônidas não só cumpriu com todos os requisitos com bravura, muito além disso provou ser maduro, preciso na tomada de decisões e piedoso quando é conveniente. Exemplo disso foi ao deparar-se com o corcunda, pois segundo tradição espartana qualquer um em seu lugar teria matado sem pensar duas vezes. Enfim,  a história é incrível, leitura rápida, dinâmica e marcante.

Sobre mais informações, confira as informações no site,já o filme está disponível na HBO Max.