Nem só de momentos felizes vive o homem, todo mundo já passou por momentos ruins na vida, mas você consegue imaginar ficar preso em um looping? Revivendo o dia mais bizarro da sua vida de novo, e de novo, e de novo, até conseguir entender cada detalhe decisivo que levou tudo a culminar nesse evento traumático? E simplesmente não ter paz até “resolver” tudo? É nesse ciclo de horrores que nasce Twelve minutes.
O que é
Twelve Minutes é um jogo de aventura desenvolvido por Luís António,escrito por Luis Antonio e Steve Lerner, publicado pela Annapurna Interactive. Lançado em 19 de agosto de 2021, no momento o jogo está disponível apenas para Microsoft Windows, Xbox One e Xbox Series X/S.
Aqui você interpreta um homem, que ao chegar em casa encontra sua esposa, e após um belo jantar ela revela que está gravida! Após essa revelação feliz as coisas mudam de rumo, um policial entra em sua casa, algema você e sua esposa enquanto a acusa, e pergunta onde está um relógio, e quando ela vai revelar o paradeiro do item, você desmaia e não ouve a revelação. Ao acordar você está em seu apartamento, mas dessa vez está preso em um looping temporal cíclico que dura 12 minutos, agora você precisa encontrar esse item e usa-lo para entender o que está acontecendo, e impedir que o pior aconteça.
Fazer uma sinopse para esse jogo é complicado porque cada mínimo detalhe é fundamental para a narrativa. Os eventos narrados acima são os 3 primeiros minutos e sua introdução a essa história, se possível, jogue sem saber mais nada além disso, qualquer outro detalhe pode comprometer sua experiência. Falando assim até parece que o jogo é previsível né? Mas não se engane, nada é o que parece, e você dificilmente vai consegui prever os plots twists que se desenrolam a cada cena.
A jogabilidade é bem simples: procure o que for necessário, converse com as pessoas em sua casa e tente ligar os pontos para entender o que se passa e evitar um fim trágico para uma noite que começou tão agradável. A planta da casa é simples e de fácil navegação. A jogabilidade é tranquila e fluida, te dando tempo para se concentrar no que realmente está em jogo: suas vidas.
Narrativa
A narrativa pode não parecer tão promissora a princípio, mas a história se desenvolve de maneira fluída e calma, dando tempo para os detalhes e sem apressar fatos ou jogar respostas no seu colo, cada ponto narrativo é muito bem executado, a história não deixa pontas soltas. Esse jogo exige sua concentração para ligar cada novo detalhe que vai se mostrar importante mais a frente, também vai precisar de calma para lidar com algumas interações que podem parecer estressantes ou aleatórias, no fim, tudo fará sentido. O jogo conta com 7 finais, cada um deles muito bem pensado e que lhe darão uma visão diferente dos fatos, dois deles cortam a história no meio e para conseguir os outros é necessário recomeçar o jogo.
Como estamos vivendo um looping temporal, muita coisa pode se repetir se não tomar as decisões corretas a cada momento, felizmente o jogo te permite adiantar falas que já aconteceram, isso evita que sua experiência fique maçante. Em média, minhas gameplays passaram um pouco das 8 horas de jogo cada, como todo o jogo se passa no apartamento visto de cima, entendo que possa ficar maçante para alguns.
Dublagem
O jogo é completamente dublado em inglês, caso tenha boa compreensão do idioma, vai conseguir sentir a tensão e desespero a cada diálogo, Willem Dafoe dá voz ao policial, e tem a performace mais marcante do jogo, mas James McAvoy e Daisy Ridler não deixam a desejar e entregam cada fala com uma carga apropriada para cada momento. Além das vozes há uma trilha sonora suave e misteriosa, mas que vai dar o tom dos maiores momentos de tensão.
Veredito
Twelve minutes pode parecer simples em um primeiro momento, mas a cada desenrolar a trama mostra que se simples não tem nada. Com uma jogabilidade simples e história complexa, é impossível tirar os olhos da tela e entrar em um cômodo sem imaginar qual novo rumo as coisas vão tomar após mais uma decisão aparentemente banal.