Várias Histórias Em Um Capítulo: Chapter

Propaganda é a alma do negócio, quem nunca ficou curioso com uma anuncio estranho ou fora do comum? E a internet está cheia deles; recentemente  esbarrei em um anúncio no youtube, no qual uma menina sofria bullying na escola, e na saida passava por uma lixeira. Um mafioso saia dessa lixeira e se tornava seu namorado, lhe dando vestidos caros e levando pra escola de carrão. Essa narrativa sem pé nem cabeça chamou minha atenção e me levou a baixar Chapters.

O que é?

Chapters é um aplicativo desenvolvido pela Crazy Maple Studio e lançado para IOS e Android em 2020, o jogo conta com várias histórias e o jogador escolhe qual delas quer jogar primeiro, é possível jogar várias simultaneamente, encarnando papeis diferentes em cada uma das narrativas. Esse modelo de jogo não é necessariamente uma novidade, mas se tornou popular no mobile com o jogo Episode, uns anos atrás. É impossível não comparar os dois.
Episode é um app mobile lançado em 2013 para android e IOS, pela Episode Interative. Em seus primeiros anos, o jogo se popularizou por, assim como chapters, utilizar anúncios esdrúxulos e sem noção. Entre as várias histórias, o jogador escolhe quais quer viver. A maior diferença entre episode e Chapters são as narrativas; Enquanto Episode tem contos e narrativas mais voltados para o público infanto-juvenil (e possui classificação +12), com histórias que se passam no ensino médio escolar. já Chapters tem narrativas mais adultas, onde os protagonistas tendem a ser adultos e o apelo sexual é muito mais utilizado nas histórias.

Como Funciona?

Bom, o jogo é focado em viver histórias, o jogo possuí vários contos para serem escolhidos e outros são desbloqueados quanto mais você joga. Ao escolher uma história, o jogo lhe cobrará um ticket, você receberá estes tickets por logins diário ou comprando com seu cartão de crédito. Cada história é dividida em capítulos e ao fim deles o jogador recebe algumas moedas, mais tickets e o mais importante: Diamantes.

Diamantes, os maiores inimigos dessas Mulheres

Diamantes são fundamentais na história porque certas roupas ou opções de resposta só podem ser utilizadas com pagamento em diamantes. A princípio isso pode não parecer um problema, mas o jogo é formulado para te prejudica por não ter diamantes o suficiente, e como contornar o problema? Apenas pagando, o jogo lhe dá uns bônus e baús “em promoção” que você pode comprar por um “preço menor”, mas mesmo nos menores pacotes, os baús não ajudam muito pois em breve você precisará de mais. É possível conseguir alguns poucos de graça, mas isso exige dar informações pessoais para outras empresas, responder pesquisas, etc. O jogo lhe fornece moedas e a cada 400 moedas, é w troca-las por alguns poucos diamantes.

Jogar $em dinheiro?

Mas a pergunta que não quer calar: as histórias são boas? Porque se o jogo já é pay to win, o mínimo necessário é tentar compensar com boas narrativas. Apesar de contar com adaptações de livros e autores conhecidos, como a escritora Vi Keeland, responsável  por milhões de exemplares vendidos. Mas isso não significa que as histórias sejam boas, as narrativas costumam girar em torno de um homem rico e uma protagonista sem personalidade, e durante a trama. Em resumo, nas historias que joguei, não há personagens carismáticos, nem uma narrativa decente, e cada capítulo era uma tortura com diálogos tão mal escritos.
Veredito
Chapters é possui um visual bonito, mas nada no jogo vale seu tempo, muito menos seu dinheiro. Se você gosta dessas histórias de romances protagonizado por CEOs, talvez encontre algo do seu agrado. Mas diálogos pobres, narrativas sem lógica ou forçadas, por si só já seriam um excelente motivo para nunca baixar isso. Mas a sabotagem imposta pelo jogo a aqueles que não querem pagar é a gota d’agua. Se você está em busca de um otome game para investir seu tempo ou dinheiro, Chapters não é este jogo.

Notas:

Gráficos: 2/5

Jogabilidade: 2/5

Diversão: 0/5

Som: 0/5

Narrativa: 1/5

Geral: 1/5