Valorant é um dos jogos de maior audiência nos últimos meses. Antes de tudo, é preciso dizer que o game é a 7ª categoria mais assistida na Twitch, com mais de 1 bilhão de horas assistidas. Enquanto o game se prepara para uma novo Ato que trará um novo personagem, um mapa inédito e o muito aguardado novo passe de batalha, o número de players que decide experimentar o shooter da Riot Games é cada vez maior.
Um dos motivos certamente é a boa recepção e alta qualidade dos campeonatos de Valorant, que têm entregado muita qualidade e emoção com times consagrados e equipes novatas. Outro ponto de atenção é a frequente comparação de Valorant com CS GO e a migração de pro players de um cenário de décadas para o novato e promissor FPS.
Primeiramente, é preciso entender que Valorant é um FPS intensamente estratégico: composto por partidas de 5×5, os jogadores devem saber aplicar as habilidades de seu agente em duas frentes, ataque e defesa, e em diferentes estruturas de mapa. A carga tática do jogo cai especialmente sobre o uso das habilidades e o controle de ângulos, mas também na atenção aos “pixels” – pontos de interesse dentro de um mapa.
O game conta com quatro classes de agentes, cada uma com suas presumidas funções. Esse sistema auxilia o player a descobrir seu estilo de jogo preferido e a desenvolver estratégias de acordo com o que as habilidades de seu agente o permite executar. Se você ainda não entende bem quais caminhos o seu personagem preferido deveria priorizar ou quer descobrir qual a sua classe ideal antes de entrar no game, venha comigo!
Iniciadores
Agentes: Breach, Skye e Sova
São os responsáveis pela coleta de informação. Esses agentes devem ajudar a guiar a ação do time: o momento de avançar, recuar, para onde olhar e mirar. Para dar vantagem à sua equipe, o ideal é que tomem as primeiras atitudes para ajudar a equipe no posicionamento e decisões de rotas.
Assim como acontece com as outras classes, há habilidades com objetivos em comum entre os agentes iniciadores. Portanto, devem identificar a localização dos oponentes, atordoar, cegar e causar pequenos danos para frear avanços ou afastar de um local indesejado. Juntando essas características, vemos que cada um desses três pode ser a ponta da lança de sua equipe para entrar em um bomb, seja como atacante, ou para iniciar o desarme da spike inimiga.
Duelistas
Agentes: Jett, Raze, Phoenix, Raze, Reyna, Yoru
São os brocadores. É quem fica responsável pela trocação de tiro, causar dano e tomar decisões rápidas. A maioria possui habilidades que ajudam a entrar, escapar e se posicionar com agilidade em situações intensas. Algumas habilidades podem ser usadas como se fossem “iniciadores”, antecedendo a entrada da equipe. Como exemplo, temos o bombinho da Raze, os “olhos” da Reyna e o cegar de Phoenix e Yoru.
Os duelistas devem estar na frente da linha, ser os primeiros a dar a cara. A ideia é puxar a trocação seguindo as informações coletadas pelas outras classes, sempre preparados para escapar e retornar à batalha. Podem ser boas iscas, fingir invadir um bomb enquanto a equipe está em um outro local ou usar rotas alternativas para pegar os oponentes por ângulos desprotegidos.
Sentinelas
Agentes: Cypher, Killjoy e Sage
Uma classe altamente estratégica e necessária, os sentinelas são especialistas na defesa de bombs, retaguardas, flancos e clutchs. Devem ser mais cautelosos, pois suas habilidades podem alterar o curso de uma rodada inteira. Por exemplo, Cypher e Killjoy possuem aparelhos eletrônicos capazes de identificar, causar dano e evitar um desarme, mas só funcionam enquanto estão vivos. Já a cura da Sage pode assegurar a vantagem numérica do time e sua parede impede avanços e denuncia o posicionamento dos adversários.
Toda ultimate tem seu devido valor, mas as dos sentinelas podem mudar o curso de um round: Sage ressuscita um aliado, Killjoy pode paralisar os inimigos dentro de uma grande área do mapa e Cypher consegue localizar todos os seus adversários – tudo o que que ele precisa é um cadáver.
Controladores
Agentes: Astra, Brimstone, Viper e Omen
Ficou em dúvida sobre a classe de um agente no Valorant? Se ele tiver alguma habilidade de “smoke“, a resposta é controlador. Exceto pela Jett, duelista com curtas bombas de fumaça que ajudam no reposicionamento.
O papel dessa galera é negar visão a seus oponentes e causar dano em área, inibindo o avanço ou preparando o terreno para o ataque de uma equipe. Controladores quebram o mapa em “seções” que podem ser controladas com mais facilidade, especialmente por poderem alocar seus bloqueadores de visão à distância. São características como fumaça, névoa, cortina e nuvem de veneno.
Enquanto Brimstone e Viper possuem habilidades capazes de causar um bom dano, Astra e Omen podem atordoar os adversários. A ultimate do Omen, inclusive, é uma ferramenta que bem aplicada desestabiliza o time oponente, pois obriga todos a redobrar sua atenção ou até mesmo caçá-lo. E sem comentários para a ult da Viper, que dura enquanto a personagem estiver viva e pode segurar um bomb inteiro sozinha.
Por fim, não esqueça que essas são dicas de atuação. Tá tudo bem se você quiser ser uma Sage que abre bomb e troca tiro ou uma Jett que fica de Operator no fundo, a ideia principal é você se divertir. Exceto, é claro, se estivermos falando do Modo Competitivo. Sempre o leve a sério. De qualquer maneira, lembre-se de tentar usar suas habilidades ao máximo para ajudar seus colegas. Esse é um jogo em equipe e espero que você se sinta confortável para testar todos os agentes!
E você, qual é sua classe favorita? Acha que faltou alguma informação? Me conte nos comentários, espero pelo seu feedback.