Um jogo duro, mas justo – Vagante – Review

Vagante

O ano mal começou e já se mostra muito promissor para os fans de rogue likes, dessa vez a novidade é para jogadores de Consoles: Vagante, que te leva para a escuridão em buscar de glória.

Vagante é um Roguelike com alguns aspectos de RPG, produzido e distribuído pela Nuke Nine. Lançado para PC em 2018, o jogo chegou em Janeiro de 2022 para Xbox One, PS4, PS5 e Nintendo switch, console no qual joguei para essa review. O jogo conta com modo solo mas também é possível jogar multiplayer com até 4 jogadores

 Rumo ao desconhecido

Nada como um boa fofoca, dessa vez, o boato que se espalha é sobre um tesouro extremamente valioso, que atrai a atenção da região. Com uma oportunidade dessas a vista, como ficar de fora? O primeiro passo é escolher sua classe de herói, cada classe possui skills e armas distintas que  serão desbloqueadas ao longo de sua gameplay. Ao começar o jogo no lado de fora da caverna, você possui apenas o básico do básico para se virar com os inimigos que vem em plataformas
A chave para qualquer rogue like é: PACIÊNCIA. Paciência para entender os inimigos mais letais, para  desenvolver as melhores estratégias e habilidades de seu personagem(como mergulhar para fugir das chamas do dragão) . As melhorias são desbloqueadas conforme você avança, mas demora um bocado para que as melhorias/mecânicas realmente significativas comecem a surgir em seu caminho, até lá, boa sorte se virando com o que tem. Há mercadores que lhe oferecem produtos, e descobri que é possível saqueá-los, não me orgulho do que fiz, e a vergonha fica maior quando um ´´ROUBADO“ aparece ao lado do item em seu inventário.
]

Segredos na caverna

Algo que me agradou demais no jogo foram os segredos, como é legal acidentalmente descobrir uma salinha secreta com algo que será bem útil ao longo de sua jornada. Mas algo que me frustrou foi a quantidade de mortes, é um rogue like, então espere morrer várias vezes, porque por mais que você acabe aprendendo os padrões de cada inimigo básico, o jogo é ardiloso e coloca inimigos que te matam em apenas um golpe em cada lugar imprevisível que quando você vê já morreu e está novamente no lado de fora da caverna, para recomeçar.
E por falar nos inimigos, o jogo oferece uma boa variedade deles, e uma grande variedade de ataques também. Se inimigos regulares já podem te dar certo trabalho, os chefes são muito desafiadores , vai tirar seu juízo mas acabar com eles é gratificante. E isso jogando de forma regular, se você é um jogador mais hardcore recomendo tentar passar de cada inimigo sem levar nenhum dano, terá boas horas de entretenimento e um desafio incrível.

Novidade e nostalgia

Os gráficos em pixels são muito charmosos e dão um ar de aventura retro para sua gameplay, a trilha sonora casa muito bem com o clima sinistro da caverna. Mas aviso que o jogo é bem escuro (afinal, estamos em caverna), e se você, assim como eu,  tem problemas de visão, vai precisar colocar a luminosidade no máximo e jogar sempre de óculos para não morrer porque não viu alguém chegando.
Vagante é um rogue like que te deixará grudado no videogame por horas. Apesar da demora para o desbloqueio de mecânicas que mudarão bastante sua gameplay, o jogo é divertido e desafiador do início ao fim. As batalhas com inimigos regulares são boas, mas os chefões proporcionam combates de tirar o fôlego.