Two Point Hospital: O hospital mais divertido!

Um gênero bem divertido de jogos, mas que infelizmente não tem tanto espaço e destaque hoje em dia são os de estilo Business Simulation Game (Jogos de Simulação de Negócios), no qual você, ao invés de controlar os personagens que estão presentes no jogo, você deve administrar o ambiente e local onde eles trabalham, sendo a série de jogos mais famosa nesse estilo a série Tycoon, onde em cada jogo você pode administrar um tipo de estabelecimento diferente, desde escolas, lojas, parques de diversões, e até mesmo uma empresa de jogos! Contudo, é inegável que esse estilo de jogo não seja tão popular hoje em dia, e faz todo sentido. Em meio a tantos jogos com mundos fantásticos, personagens interessantes, histórias mirabolantes e muito mais, porque alguém iria querer simular um trabalho? Pior ainda, a administração deste trabalho?

Bom, e é aí que vem o jogo que iremos falar hoje, Two Point Hospital! Two Point Hospital é um jogo produzido pela Two Point Studios, uma pequena empresa de jogos que foi aberta no ano de 2016, e que após ter lançado Two Point Hospital em 2018, conseguiu um grande destaque para si mesma, até mesmo resultando em sua compra pela SEGA, no ano de 2019, que ainda está investindo no jogo, com diversas expansões e DLCs para ele, sendo a mais recente lançada a pouco tempo, neste dia 20 de Outubro.

“Mas, como é o jogo? Ele é bom? Vale a pena conferir? O Que tem de tão diferente nele em comparação aos outros do seu estilo?” Bom, iremos responder todas essas perguntas (ou a maioria delas) hoje! Nessa singela análise de Two Point Hospital, que você irá conferir agora mesmo!

Premissa

Em Two Point Hospital, como os vários jogos do gênero, ele te coloca na simples missão de criar, gerenciar, e desenvolver o hospital Two Point, não só deixando o seu estabelecimento maior, melhor, e bem preparado, como também te dando a possibilidade de abrir vários hospitais diferentes em diversas regiões do mapa, assim podendo também começar uma série de hospitais diferentes, deixando cada um deles único e com a sua cara, do jeito que desejar.

Em questão de premissa e história, não há muito além disso, já que o jogo de fato procura ser bem simples e acessível para todos, então vamos na parte principal aqui, sobre o seu Gameplay.

Jogabilidade

Então, de fato você pode deixar e customizar o hospital do jeito que quiser, mas não se engane, já que, como na vida real, nada é de graça! 

Para conseguir fazer o seu hospital crescer e expandir, primeiro é necessário que ele seja um sucesso, e há várias maneiras de fazer isso, mas para chegar até lá, é importante saber como cuidar e manejar bem do seu dinheiro. O dinheiro em Two Point Hospital é obtido conforme você vai recebendo e curando pacientes, que precisam ter uma consulta, que pode resultar em uma simples recomendação ou compra de um remédio, mas também para outro tipo de situações, como a de você precisar tratar, ou até mesmo deixar o paciente internado, e para isso, é importante ter os profissionais certos, com o estabelecimento e equipamento certos.

Ao adquirir dinheiro, você poderá utilizá-lo para investir em diversas adições e melhorias para o seu hospital, como a adição de mais salas, mais equipamento, e até mesmo mais pessoal para o trabalho, sendo que é sempre importante contratar os profissionais mais competentes. Mas além disso, é importante tomar cuidado para não desperdiçar o dinheiro em equipamentos ou trabalhadores que sejam desnecessários no ambiente, podendo ou ocupar muito espaço, ou deixar os trabalhadores muito ociosos caso não façam nada por muito tempo. Por fim, você também ficará aprendendo e sabendo sobre as novas doenças que estão sendo diagnosticadas e descobertas diariamente, e ao descobrir elas, é importante atualizar o seu hospital, implementando o mais rápido possível a cura e tratamento em seus hospitais, e assim não perder pacientes.

Por sinal, um detalhe bem interessante do jogo que merece ser dito, é que Two Point Hospital é claramente um jogo que tem como um dos pontos principais o humorístico, sempre fazendo piadas, tentando trazer humor, e várias brincadeiras em todas as partes do jogo, até mesmo as doenças, que não só são fictícias, como também bem absurdas, o que torna o clima do jogo bem mais simples e divertido.

Trilha sonora

O ponto humorístico na verdade vai além da abordagem do tema, já que até mesmo as músicas são influenciadas no humor, e de uma forma bem divertida, já que, ao invés de ter uma música padrão para o hospital, outra para a customização, e etc, a música muda constantemente, com várias intervenções e comentários no maior estilo locutor de rádio, e as músicas não ficam atrás, já que se não só se encaixam muito bem no jogo, como também possuem vários títulos bem humorados, como The last dose (A última dose), Samba de medicina, entre outras.

Visual

 

E não só na música, mas também no visual, que é bem carismático e cartunesco. 

Embora possa parecer bem simples para muitos, já que ele não só não é um destaque muito chamativo, como também não é nem um pouco diferente do que estamos acostumados a ver em jogos desse estilo, eu acredito que ele se casa bem com o jogo, cumprindo o seu papel de ser bem compreensível, sem exageros, mas ainda sim carismático.

Positivos VS Negativos

 

 

Bom, aqui, vamos destacar alguns pontos que valem ser chamados a atenção.

Na verdade, eu não tenho muito o que comentar, mas sinceramente, durante a minha experiência, eu achei o jogo um pouco repetitivo, principalmente pelo fato de que, como você faz um único processo de construir, administrar e acompanhar o seu hospital, não há muito o que fazer no jogo além do seu objetivo principal, o que faz sentido, já que a proposta do jogo é essa, entretanto eu não senti muita variedade no jogo, tirando os vários tipos de doenças que devem ser conhecidas e curadas durante o jogo, claro, mas acredito que as DLCs ajudam bastante nesse problema, já que, ao experimentar a mais recente, Two Hospital: Culture Shock, eu realmente não senti mais esse problema.

Outros destaques

O jogo está disponível em português brasileiro, e é muito bem feito na nossa lingua, com uma tradução bem feita e adaptações que foram muito bem executadas.

Como afirmado recentemente, o jogo possui várias DLCs, que ajudam bastante a dar uma boa variada no jogo, principalmente a mais recente, Two Point Hospital: Culture Shock.

Conclusão

Two Point Hospital é um jogo bem divertido.

Se você nunca jogou um jogo no estilo de Two Point Hospital, eu recomendo dar uma checada. Acredite, pode vir a ser uma surpresa e experiência bem agradável, principalmente se você gostar de jogos bem descontraídos, bem humorados, e que você possa customizar o jogo e o ritmo dele do seu jeito, além de, claro, se você gostar de jogos do gênero Business Simulation, essa com certeza é uma ótima pedida.

Two Point Hospital está disponível para Switch, PS4, Xbox One, e PC, tanto Windows, como Mac e Linux

Nota

Gráficos: 3

Jogabilidade: 3,5

Diversão: 4

Som: 3,5

Narrativa:  3

Geral: 3,4