Top 5 jogos mais influentes da década! (2010 – 2019)

Nesta edição nós vamos olhar no top 5 jogos mais influentes da década! E, por isso, não estamos olhando para a qualidade dos jogos, a diversão ou sequer sua usabilidade e sim para a influência que esses tiveram (Para o bem ou para o mal) no mundo dos jogos.

Aqui veremos os 5 jogos mais influentes da década, quando foram lançados, quais foram suas influencias principais (boas ou ruins) para a indústria e para o mundo dos jogos em geral.

Para esta lista estaremos analisando jogos lançados entre 2010 e 2019 (1 exceção) que tiveram uma grande influência no mundo dos jogos, na indústria como um todo ou na forma como se jogam

5  – Overwatch

Overwatch foi lançado em 2016 pela Blizzard e foi um hit quase instantâneo, em um mix de propagandas pesadas pela Blizzard e uma jogabilidade que, até então, era extremamente incomum e divertida Overwatch deixou sua marca como um jogo que misturava os estilos Mobas e FPS.

Porém a maior influência do mesmo não foi pela sua jogabilidade fluida e estilo diferente, foi pela popularização de Loot Boxes na indústria. Overwatch, sozinho, foi capaz de popularizar um dos aspectos mais destrutivos e abusivos de toda a indústria.

Overwatch entra nesta lista como um dos jogos mais influentes sim, porém de forma negativa. Propulsionar uma das formas mais abusivas da indústria e popularizar para que, até hoje, a maior parte dos chamados AAA tentem de alguma forma implementar as Loot Boxes.

4 – Fortnite

Fortnite foi lançado em 2017  pela Epic Games e foi um sucesso gigantesco praticamente imediato, navegando na onda de fama dos battle royales. O jogo misturava gêneros distintos, em Fortnite é possível construir e destruir estruturas (Em estilo similar a Jogos como minecraft) e ao mesmo tempo utilizando a jogabilidade de battle royales.

Fortnite foi e ainda é um dos jogos mais influentes da geração, responsável por carregar, quase sozinho, a hype de battle royales nos altos dos serviços de streaming de jogos.

Contendo diversas features (incluindo a possibilidade de jogadores criarem seus próprios mapas para os amigos) a maior influência de Fortnite é em manter o gênero de battle royales vivo.

Porém, Fortnite ajudou, assim como Overwatch, a puxar ainda mais as loot boxes para uma plataforma ainda mais mainstream, além de ser um jogo lotado com micro transações de diversos tipos.

3  – Minecraft

Minecraft é a única exceção desta lista, pois foi lançado em 2009 pela Mojang, porém, sua grande explosão em popularidade não veio até 2010 – 2011 e durante os anos de 2010 e 2015 inspirou uma explosão de jogos semelhantes ao mesmo de diversos outros gêneros.

Minecraft por sua vez conseguiu se manter relevante de várias formas durante todos os anos, até hoje, em 2020, o jogo ainda é um dos mais jogados do mundo e praticamente definiu o estilo de diversos outros jogos que vieram depois e das plataformas indies.

Sua maior influência é a definição de todo o estilo sandbox e um estilo completamente distinto de jogabilidade e diversão. É impossível hoje em dia falar em jogos indie ou sandbox sem que minecraft seja citado de alguma forma.

2 – Dark Souls

Lançado em 2011 pela Fromsoftware e distribuído pela Bandai Namco, Dark Souls é uma série de jogos em terceira pessoa em um ambiente melancólico de fantasia.

Dark Souls 1 com certeza é um dos jogos mais influentes desta década. Apesar de não ser o primeiro jogo a apresentar o estilo (Demon Souls é o primeiro da companhia e é muito bom!) Dark Souls foi o jogo a popularizar o mesmo.

Por criar não só todo um gênero (O Gênero de Souls like, definido pela ambientação melancólica, histórias com narrativas cíclicas e dificuldade de jogo elevada) mas também por influenciar toda uma geração de pessoas em como construir narrativas diegéticas por pequenas peças de diálogo, descrições de itens e tudo mais, Dark Souls com certeza ganhou seu lugar como um dos jogos mais influentes da década.

1 – Skyrim

Skyrim é, sem dúvidas, o jogo mais influente da década. Lançado e distribuído em 2011 pela Bethesda Skyrim definiu não só a qualidade de jogos de mundo aberto, mas como estes deveriam se portar.

Skyrim tem diversas quests, explorações a serem feitas, pontos de interesse e um mundo completo no qual é possível se imergir. Mods construídos ao redor do mesmo ajudaram a definir melhorias e ainda definem o jogo até o ano atual.

A questão de Skyrim é que, além de tudo isso, ele ainda definiu a escala que, até hoje, diversos jogos abertos tem dificuldade em alcançar. O mundo é tão grande, tão diverso que é fácil jogar por centenas de horas e não ter visto tudo que o mesmo oferece.

Skyrim definiu a geração de jogos após seu lançamento de tal forma que a própria Bethesda (até o momento) não conseguiu lançar outro sucesso tão grande após o mesmo.