To 10 Curiosidades Dragon Ball Budokai Tenkaichi 3

Embora a franquia Dragon Ball possua uma alto catálogo de jogos, com novos títulos saindo até mesmo nos dias de hoje, um deles é um considerado especial pelos fãs. Dragon Ball Budokai Tenkaichi 3 é o terceiro game da franquia Budokai Tenkaichi como é conhecida no resto do  mundo, porém em japonês tem o nome de Dragon Ball Z Sparking! Meteor. É um jogo de luta em terceiro baseado na franquia Dragon Ball do autor Akira Toriyama. O jogo foi lançado para os consoles de Playstation 2 e Nintendo Wii.

Mesmo jogo sendo lembrado com bastante carinho e considerado por muitos fãs como o melhor jogo da franquia Dragon Ball, existem muitas curiosidades sobre esse título  pouco conhecidos pelos jogadores. Por isso lhes trago esse Top 10 com as melhores curiosidades do game Dragon Ball Budokai Tenkaichi 3.

10 – Adaptações Americanas

Como dito no inicio do post, Dragon Ball Budokai Tenkaichi é uma versão internacional da versão original japonesa do jogo chamada Dragon Ball Z Sparking! Meteor, porém a adaptação para os Estados Unidos e para o resto do mundo veio com muito mais além da mudança de título, com mudanças bastante significantes.  Um exemplo é a trilha sonora do título, enquanto em japonês utilizam a tilha original do anime essa versão tem uma trilha sonora 100% original e reformulada, o que desagradou muitos fãs da franquia. Outra mudança são as diferentes adaptações consequentes da adaptação americana do anime de Dragon Ball, essa adaptação americana tem consequências nos nomes de muitos personagens e golpes e retornou no jogo e em todas as suas outras traduções que usaram a versão Budokai Tenkaichi como base.

Entre as mudanças está o nome  Mister Satan que é trocado por Hercule, Tenshinhan que é trocado por Tyen, Piccolo Daimaoh como Demon King Piccolo e entre outros.  Também mudanças no nomes dos ataques, como a famosa Genkidama sendo renomeada como  Spirit Bomb, Taioken como Solar Flares, Galick Ho como Galick Gun,  Kakankosappo trocado por Special Beam Cannon. Uma outra curiosidade é que o personagem Goku (GT) ao realizar o ataque Solar Frame acaba pronunciando o golpe corretamente como Taioken, como um erro no jogo e um acerto na tradução.

9- Não tem nenhuma relação com a franquia Budokai

Para os jogadores do Playstation 2 é normal conhecer outra franquia famosa de jogos de Dragon Ball a franquia dos games Budokai. Porém a franquia de games Budokai e Budokai Tenkaichi não possuem nenhuma relação uma com a outra além de adaptarem a mesma franquia que é Dragon Ball. A confusão acontece porquê ambas as franquias possuem Budokai no nome, sendo confundido por muitos como uma continuação mas isso não está mais errado.

O nome Budokai está presente apenas na versão internacional, que decidiu colocar o esse nome para relacionar as duas franquias de jogos, mas apenas na versão internacional. Em japonês os jogos Budokai são conhecidos apenas como Dragon Ball Z e Budokai Tenkaichi como Sparking, ambos os jogos são desenvolvidos por equipes diferentes, Budokai é desenvolvida pela Dimps ( Que também faz os  jogos atuais de Xenoverse) e Budokai Tenkaichi  pela Spike ( Responsável por Jump Force e o jogo recente de One Punch Man).  Outra diferença é que a franquia Budokai se foca em um jogo de luta tradicional com uma câmera 2.5D enquanto.

8 – Popularizou o Gênero de games de luta em terceira pessoa

Por muitos anos o mais comum em um jogo de luta era  uma câmera em 2D , com mesmo com um cenário amplo, ainda limitado a área de batalha do jogador. Já Dragon Ball Budokai Tenkaichi criou a tendencia de jogos de combate com um cenário bem maior e uma câmera que proporcionasse uma maior exploração e liberdade quanto ao cenário em cada batalha, usando a câmera em terceira pessoa, pouco utilizada em jogos de combate. Após o sucesso do terceiro título muitos outros games, principalmente games de anime decidiram seguir essa fórmula.  Uma franquia famosa de jogos de luta, baseada em animes, que também utiliza dessa câmera e fez bastante sucesso é a franquia Naruto Ultimate Ninja Storm.  E ainda existem muitos outros exemplos de animes que seguem com jogos de luta em terceira pessoa como ainda nos dias de hoje, como Jump Force, a franquia de jogos de Boku no Hero One´s Justice e  One Punch Man  A Hero Nobody Knows.

7-  É o jogo de anime com maior quantidade de personagens jogáveis

Até o dia de hoje é o jogo de anime com maior quantidade de personagens jogáveis, ao todo 150, incluindo as diversas transformações. E também um dos jogos de luta com maior quantidade de personagens jogáveis.

6-  Majunior

O game possui um modo com diversos torneios no qual o jogador pode testar suas habilidades em uma série de combates, acompanhado de um narrador. Uma curiosidade é que ao utilizar o personagem Piccolo , ao invés de ser chamado pelo apresentador por seu nome ele será chamado de Majunior, uma referencia ao anime em que na sua primeira participação em torneio era chamado com esse mesmo nome.  Outro personagem que tem seu nome alterado durante ao utilizado no toneiro, como forma de referencia ao anime é Kaioshin que será chamado de Shin.

5 – Nappa Super Saiyajin?

Se esperar por muito tempo na tela do modo Batalha o Nappa dira uma frase curiosa “Ei, uh … Será que se eu virar Super Saiyajin, meu cavanhaque iria crescer?” uma piada com a teorias dos fãs sobre o que aconteceria se um personagem como Nappa que não tem cabelo se transformasse.

4- Censura no game ?

O personagem Gohan do futuro possivelmente sofreu certa censura em relação a sua versão final no game. No anime original Gohan do futuro acaba perdendo seu braço durante a batalha e sua contraparte nos games luta como se tivesse somente um dos braços, realizando apenas ataques de um só braço e chutes. Possivelmente o personagem foi modelado como tendo apenas um dos braços mas para evitar problemas com censura isso foi mudado na versão final. Alguns MODS recentes corrigiram essa pequena mudança.

3- É possível acessar a casa do Mestre Kame

Existe um Bug no game que se realizado corretamente te permite acessar a casa do Mestre Kame por dentro, o mais curioso é que existe todo um modelo projetado por dentro, para uma casa que deveria só fazer parte do cenário isso é bem curioso.

2 – A Genkidama mais poderosa

No game existem quatro tipos de Genkidama(Spirit Bombe) realizadas pelo Goku, porém o que nem todos sabem é que a Genkidama mais poderosa pertence ao Goku médio. Para realiza-la é necessário reunir energia três vezes com o personagens e depois realizar o icônico ataque. É tão poderosa que pode  muitos inimigos em um só ataque.

1- O jogo sobrevive pelos Mods

Mesmo tendo se passando muitos e muitos anos desde seu lançamento original o jogo ainda sobrevive pela comunidade que o trata com bastante carinho, criando os mais diversos MODS,  melhorando aspectos do jogo, colocando novos personagens, atualizando com conteúdos recentes de Dragon Ball Super e até mesmo com dublagens, existe um Mod com uma versão brasileira do jogo, incluindo todo nosso elenco original do anime.  Em dúvida mesmo sendo um jogo de uma antiga geração, ainda  tratado com carinho pela comunidade que acrescenta mais e mais coisas a ele.