Introdução
Surgeon Simulator 2 é um jogo de simulação desenvolvido pela Bossa Studios, uma empresa de jogos já conhecida no mercado, responsável por diversos jogos, como Worlds Adrift, Thomas Was Alone, e até mesmo o premiado Monstermind, além disso, a empresa também é conhecida por trazer diversos jogos de simulação com um teor mais humoristico e engraçado, como I am Bread, I am Fish, e claro, Surgeon Simulator. Surgeon Simulator 2 também segue essa linha de jogos de simulação com um foco claro no humor ao invés do realismo, mas se engana quem pensa que esse tipo de jogo é ruim, ou que a falta de realismo em jogos de simulação é um problema, muito pelo contrário, Surgeon Simulator 2, assim como os jogos de simulação anteriores da Bossa Studios mostram que dá sim para se divertir e ter uma boa experiência nesse tipo de jogo. “Como” você pergunta? Venha descobrir hoje e agora mesmo, nessa matéria de Surgeon Simulator 2!
Narrativa
A narrativa de Surgeon Simulator 2 é simples e direta, você é o mais novo cirurgião da Bossa Labs, e como novo integrante do local, você terá que cuidar de diversas cirurgias, mas como o jogo deixa bem claro, você não precisa ter nenhuma experiência ou preparo prévio para começar a trabalhar no ambiente, segundo eles, se você tiver vontade e disposição, já é o bastante para começar e descobrir as maravilhas e mistérios do mundo da cirurgia!
A partir daí, você irá operar frequentemente Bob, um paciente que está sempre com problemas, sendo necessário fazer várias operações nele, como cirurgias para troca de braços, pernas, órgãos, cabeça e etc. Com a ajuda da Dra. Pamela, Julian, dentre outros funcionários, que irão te auxiliar em algumas operações.
Em suma, essa é a premissa principal de Surgeon Simulator 2, sem muitos mistérios aqui, então agora vamos falar na parte que é o maior destaque do jogo, a que você coloca a mão na massa, ou melhor, na operação.
Jogabilidade
Bom, como foi indicado anteriormente, seu objetivo é efetuar as diversas cirurgias e operações em Bob, para isso, você terá total controle de suas pernas, seu braço esquerdo, e sua mão esquerda. Nas operações, você irá receber as ordens e comandos para concluir cada desafio, sendo a maioria deles a operação de Bob, ao fazer cada processo, é necessário sempre tomar cuidado para mante-lo vivo, seja com transfusão de sangue ou com anestesia e analgesicos, para impedir que ele perca muito sangue no processo.
Com sua mão e seu braço, você terá vários comandos para poder mexer neles e executar as atividades, desde esticar o braço, mudar o ângulo da mão e pegar objetos, sendo necessário você saber pegar bem os objetos e utilizar eles para fazer as operações, e tem vários deles, os típicos de um hospital, como bisturi, seringa e etc, a até alguns mais absurdos, como serras, martelos, patos de borracha, e por aí vai, a até comandos para fazer gestos e mover alguns dedos para realizar gestos. Ao se mover, é possível andar, agachar e pular, por mais que não possa parecer importante a primeira vista esses comandos, eles acabam sendo bem necessários para poder passar pelo ambiente, porque dependendo como está a sala, ou em que parte do hospital você se encontra, essa movimentação é boa tanto para chegar onde você quer, como também para explorar o local quando necessário.
Agora, um dos grandes destaques do jogo é que agora você não precisa realizar as operações sozinho! O jogo possui multiplayer de até 4 jogadores, ajudando a incrementar ainda mais a experiência e a diversão, sendo esse um dos maiores destaques do jogo.
Além do novo multiplayer, há também o modo de criação de um hospital próprio, podendo até mesmo compartilhar ele no jogo para outros jogadores conhecerem e se divertirem com suas próprias criações.
Trilha sonora
A trilha sonora de Surgeon Simulator 2 é boa, seguindo muito bem o clima descontraído e cômico do jogo, mas ainda sim sendo bem característico e único para o jogo, dando a ele um carisma especial, além de possuir alguns efeitos sonoros bem típicos de desesnhos animados, o que ajuda ainda mais nesse carisma.
Visual
O visual de Surgeon Simulator 2 é colorido e simples, se utilizando bem do 3D e se assemelhando um pouco com um estilo mais “Toon” ou mais desenho animado, principalmente em seus personagens, que possuem visuais e estilos únicos, além de terem a opção de possuir diversas roupas e acessórios diferentes, para incrementar o seu estilo.
O cenário da Bossa Labs também tem um visual característico e que combina bem com todo o ambiente, temática e personagens. Por fim, os diversos itens e objetos ajudam também a passar todo o tom único e humorístico do jogo, mais uma vez se encaixando muito bem com tudo que foi citado anteriormente.
Positivos VS Negativos
Bom, agora vamos para os pontos do jogo que podem deixar a desejar.
Então, sobre esses pontos, eu tenho que informar que é um pouco mais complicado eu informar aqui o’que é negativo ou falho dessa vez, devido a natureza do jogo. Em suma, jogos no estilo “Simulator” que são voltados para uma experiência mais humorística, possuem em si algumas “falhas” ou dificuldades propositais, para deixar o jogo ainda mais engraçado ou desafiante, principalmente em relação aos controles, I am Bread, da mesma empresa por exemplo, tem como objetivo do jogo você mover um pedaço de pão, do ponto A ao B no cenário, mas os controles são feitos para que essa tarefa não seja tão simples, mas isso por exemplo, não é um defeito do jogo, mas sim uma das ferramentas dele para manter o desafio e o humor da jogatina.
O ponto que eu quero chegar é, em suma, que os controles de Surgeon Simulator 2 não são muito intuitivos e não são tão precisos, parte da dificuldade do jogo é a dificuldade em pegar alguns itens e utilizá-los, mover a mão para pegar o item certo, executar a operação e o pedido certo e até às vezes chegar ao ponto certo, dependendo do ambiente e da situação, essas tarefas serão um desafio a ser executado, mas essa é a questão, essa dificuldade e “problema” nos controles e na movimentação fazem parte da proposta do jogo, e isso não é um problema por si só, mas eu tive que considerar isso querendo ou não, já que isso é um “problema”, mesmo sendo proposital, ou seja, no fim do dia, controlar o seu personagem em jogo é um pouco mais difícil do que parece.
Por fim, a outra questão que quero apontar aqui é relacionado um pouco sobre o ponto anterior, sobre o humor. Eu não tenho e nem tive problema nenhum com o humor do jogo, eu realmente me diverti e achei engraçadas as situações que o jogo me passava e as formas as quais eu conseguia concluir as fases das operações, porém, é inegável que, se você não gostar do humor do jogo, se o humor do jogo não te cativar, ou se você achar o jogo sem graça,ele não vai te oferecer muito mais além disso. Sim, de fato há várias opções para se divertir no jogo, desde fazer as operações, a até mesmo montar seu próprio laboratório, mas de fato o humor do jogo é um dos seus pontos mais fortes, e se ele não te pegar, isso de fato pode ser um problema em sua experiência.
Outros destaques
Como afirmei anteriormente, é possível criar seus próprios laboratórios e fases, sendo possível até mesmo compartilhar essas fases para outros jogadores, essa opção é bem criativa, e possui várias opções, fazendo com que a possibilidade de poder fazer fases diferentes e bem feitas seja quase infinita.
Conclusão
Surgeon Simulator 2 é um jogo bem divertido, engraçado, e que entrega muito bem a sua proposta, que é a de entregar uma experiência cirurgica divertida, interessante, caótica e hilária, porém, por mais que esses pontos sejam ótimos, é inegável que esses pontos não irão agradar todo mundo.
O’Que eu recomendo, é que você veja o material promocional, material feito por produtores de conteúdo, e etc. Se o humor do jogo lhe apetecer e você achar que vai se divertir, recomendo facilmente, a diversão e as risadas serão garantidas. Porém, se você fizer o mesmo, e não gostar ou não se interessar pelo que viu, é difícil de recomendar.
Surgeon Simulator 2 está disponível para PC, por R$47,99 pela Epic Games Store.