Star Wars: Squadrons – Uma nova perspectiva em uma galáxia muito muito distante

 

Olá, amigos e amigas do NSV Mundo Geek, aqui é o Fernando Alencar do Animystic e neste review trago para vocês as minhas análises e considerações sobre o game mais esperado deste ano para quem é fã de uma das mais importantes franquias do cinema mundial, obviamente que estou falando de Star Wars: Squadrons.

Lançado no último dia 2 de outubro, o game chegou por um preço base de R$ 199 para as plataformas PC (Steam, Origin e Epic Games), Xbox One e PlayStation 4, mas tem como principal diferencial a gameplay dedicada às batalhas espaciais ambientadas no universo criado por George Lucas. O jogo também pode é adaptado a joystick, manete, computador (teclado e mouse) ou VR, fato que ampliou o leque de possibilidades e acessibilidade do game.

Em Star Wars: Squadrons, no modo história, você irá controlar dois pilotos, sendo um deles pertencente a Nova República e o outro do Império. Com isso, os jogadores terão acesso a naves famosas da franquia, como a X-Wing, a Tie Fighter, entre outras.

Star Wars: Squadrons

Um game ambicioso e competente:

Assim como grande parcela dos fãs de Star Wars, eu também tinha meus receios com a chegada de mais um game da franquia distribuída pela Eletronic Arts, basta lembrar dos fracassos recentes envolvendo outros games como Star Wars Battlefront II. Inclusive, acredito que vai levar algum tempo para resgatarmos a confiança que a empresa tem, aparentemente, tentando resgatar com o lançamento de bons títulos, como o recente STAR WARS Jedi: Fallen Order.

Mas voltando ao tópico principal, Squadrons é o mais próximo do que eu gostaria de ter como experiência em uma jogatina dentro de uma nave em Star Wars. Não me entendam mal, mas eu não acreditava que teríamos um game dessa escala ambientado neste universo, e, principalmente, um game ambicioso ao ponto de criar um modo história razoavelmente interessante, mas que peca por poder ser concluído na faixa das 10 horas de jogo.

Em termos cronológicos, o game é ambientado no fim do Episódio 6 dos filmes, com a Nova República já consolidada, contudo, a trama começa realmente após a destruição de Alderaan. E esse fator, por si só, já mostra a coragem que os roteiristas e desenvolvedores tiveram para adaptar acontecimentos dentro de uma cronologia bem definida e conhecida pelo público. É claro que existem alguns pontos que poderiam ter sido melhor abordados, mas é inegável que Squadrons entrega praticamente tudo ao que se propõe.

Star Wars: Squadrons

Imersão é um dos pontos altos do game:

Uma das maiores dificuldades ao se abordar uma estratégia de gameplay focada em uma ambientação de guerra em espaçonaves, é a sensação de fluidez e imersão dentro deste ambiente fantasioso, principalmente ao se levar em consideração que estamos falando de Star Wars. Deste modo, não seria impossível imaginar que este game seria melhor aderido, atualmente, apenas como uma experiência VR, contudo, ao jogar de uma forma mais tradicional, com joystic ou teclado/mouse, o fator imersão não desapontou tanto quanto eu imaginava e foi supreendentemente amigável e divertido.

Mas uma ponto que não posso deixar passar é a falta de maiores opções de controle de câmera, uma vez que a mesma só possibilita a visualização de dentro da nave, e isso pode gerar, inicialmente, um certo nível de estranhamento que, com o decorrer da jogatina, se esvai e as ações do jogador começam a fluir com maior naturalidade.

Em se tratando de imersão, o ponto negativo vai para o fato do game não ter dublagem em português (apesar de ser legendado), e por várias vezes eu simplesmente não conseguir acompanhar as instruções ou diálogos propostos por estar em meio a uma batalha ou com foco em outros pontos na tela.

star wars: squadrons | Tumblr

Ambientação e jogabilidade honestas, mas com ressalvas:

Star Wars: Squadrons foi claramente desenvolvido pensado como uma experiência VR. Não que isso seja um ponto negativo por si só, mas é bom ter isso em vista antes de adquirir ou jogar o game. Quando você entra nos hangares, por exemplo, que são grandes espaços onde seu personagem (mudo e pouco customizável) finalmente sai da nave, você não terá liberdade para transitar pelos espaços, sendo limitado a trechos de diálogos ou informações pouco agregadoras.

Quando se “está no ar”, ou seja, vivendo a sua aventura, a movimentação da nave e física dos disparos são surpreendentemente parecidas com o que vemos nos filmes. As naves, mesmo as mais “leves”, fazem movimentações bem próximas da realidade, e esse fator sem dúvidas me chamou atenção, principalmente pelo fator imersão, como dito anteriormente, e esse ponto é crucial para uma game que é praticamente um simulador.

Já com relação a ambientação, ela é bem-feita dentro do universo de Star Wars, inclusive, fazendo pequenas referências a personagens clássicos da franquia, como a princesa Leia. Então é plenamente possível acreditar que tudo aquilo ali poderia se cânone.

Star Wars Squadrons: a gameplay trailer that options the game's single-player marketing campaign

Enredo pouco criativo, “single-player tutorial” e modo de jogo pensado no on-line:

É bem verdade que pontuei, até agora, alguns pontos positivos do game, inclusive do modo single-player, mas os parâmetros foram baixos, isso se deve ao fato de eu não ter gerado grandes expectativas para esse modo, porém, o enredo é superficial ao ponto de não instigar a um nível que faça você querer revisitar essa história. Inclusive, este modo de jogo parece servir muito mais como um grande tutorial que te prepara para o modo-online do game, onde duas equipes de 5 jogadores se enfrentam em busca da vitória, do que efetivamente servir como um elemento forte de história.

Sem pontos relevantes para o enredo e o modo single-player de Squadrons, posso pontuar onde o game mais brilha, que é o seu modo-online. Entenda, eu não sou o tipo de player competitivo, mas para esse game eu senti a necessidade de colocar em prática tudo aquilo que foi ensinado ao longo da jogatina, até porque a jogabilidade é desafiadora ao ponto de te obrigar a prestar muita atenção nos seus movimentos e manobras, afinal, um erro pode comprometer você e toda a sua equipe, e ninguém gosta de ser o elo fraco do esquadrão, não é?

Não tive problemas significantes com relação a bugs ou hackers que comprometessem a minha experiência com o game, o que é um fator importante para manter o interesse no on-line do game.

Star Wars Squadrons Video Games GIF - StarWarsSquadrons StarWars VideoGames - Discover & Share GIFs

Dicas para iniciantes:

Pilotar uma nave está longe de ser parecido com a pilotagem de um carro. Por muitas vezes errei manobras por estar familiarizado com gameplays de outros tipos de veículo (ora ora, eurotrucker e fórmula 1), então para obter sucesso nessa empreitada, é altamente recomendável que você faça o modo história antes de seguir para o online, principalmente para entender as mecânicas da nave (e da movimentação dela), além da lógica por trás do uso de cada uma delas, lembrando que cada uma tem uma função bem definida dentro do esquadrão, como bombardeiro, suporte e etc.

Star Wars

Conclusão:

Star Wars: Squadrons foi, sem dúvidas, uma grata surpresa e conseguiu resgatar um pedido antigo dos fãs, que era ter essa experiência única sob o ponto de vista dos pilotos de Star Wars, que apesar de ter sido apresentada em outras oportunidades, sempre dividiu atenção com outros componentes, então o game vale a pena para quem gosta dessa modalidade.

Particularmente, não acredito que seja um game para “todo mundo”, até pela curva de aprendizagem não ser pequena, mas certamente aprender a pilotar essas naves trás uma sensação de satisfação enorme e te abre um leque de possibilidades incríveis de jogatina, mas mesmo se você demorar um pouco mais para entender com exatidão a lógica por trás do jogo, acredito que valerá a pena.

Requisitos mínimos para rodar no PC:

Sistema Operacional: Windows 10
Processador: Ryzen 3 1300X ou  Intel i5 6600k
Memória: 8 GB
Placa de vídeo: Radeon HD 7850 ou equivalente/GeForce GTX 660 ou equivalente
DirectX: 11.1
Requisitos de conexão com a internet do multiplayer: conexão de internet de 512 KBPS ou superior
Espaço em disco rígido: 40 GB

NOTAS:

Gráficos: 5/5
Jogabilidade: 4/5
Diversão: 4/5
Som: 4/5
Narrativa: 3/5
Geral: 4/5