Rocket League é uma proposta criativa! Produzida pela Psyonix e pela Panic Button Games, Rocket League traz uma experiência realmente única e inovadora, mas ainda sim não sendo algo muito surreal, e até mesmo conseguindo ser simples e acessível. Na verdade, Rocket League não é um jogo tão recente assim, seu primeiro lançamento foi no ano de 2015, e desde então, fez um enorme sucesso,por ser um jogo que mistura, de maneira muito harmoniosa, dois gêneros muito distintos, chegando até mesmo a ser reconhecida pela mundialmente conhecida Epic Games, chegando a adquirir a Psyonix, ano passado, em 2019, a tornando uma empresa subsidiária da Epic.
Após a aquisição da empresa, e dos jogos por trás dela, foram realizadas algumas leves mudanças no principal jogo da Psyonix, que não só possui um novo sistema de progressão, um novo sistema de torneios e outras novidades, como também o jogo se tornou gratuito pela Epic Games, fazendo com que, ao todo, o jogo tenha passado por uma boa reformulação.
Mas ainda sim, como essas mudanças impactaram o jogo? O jogo ainda é divertido? E por fim, ainda vale a pena jogar Rocket League hoje? Essas perguntas, e muitas outras, serão respondidas hoje! Na análise de Rocket League!
Narrativa
Rocket League é bem simples. Em suma, você é o mais novo competidor da Rocket League, uma liga única, que mistura a velocidade das corridas com todo o dinamismo dos jogos esportivos, principalmente o futebol, e como mais novo competidor, você tem como objetivo alcançar o topo das competições, competindo em vários modos diferentes, e aprendendo a jogar com diversos tipos de veículos, para ser o melhor!
Essa é basicamente a premissa por trás do jogo, e de fato ela não é profunda, e nem necessariamente quer “contar uma história”, o’que é ótimo, já que esse não é o foco nem a proposta do jogo, então não faz falta aqui, principalmente porque todo o foco do jogo está em sua jogabilidade!
Jogabilidade
Como afirmei antes, um dos maiores destaques do jogo é a junção de dois estilos separados de jogo em um único, sendo esses dois estilos de jogos, o de corrida, e o de jogos esportivos, mas se assemelhando muito ao futebol.
Seu objetivo é simples, para ganhar o jogo, você deve marcar gols e ter uma pontuação melhor que o do time adversário, sendo necessário você bater na bola, acelerar rápido, saber quando pular para impedir o avanço dela, e por aí vai.
Se eu puder fazer uma comparação, ou uma analogia, é como se você fosse jogar futebol, mas com carrinhos de controle remoto, você precisará saber dirigir bem, manobrar bem, e acertar bem para alcançar a vitória.
Os controles para fazer suas ações são bem simples, e até mesmo intuitivos, você controla o seu carro com os respectivos direcionais desejados, além disso, você possui dois botões de ação diferentes, o de salto, para alcançar a bola no ar quando necessário, e o de impulso, que serve para acelerar (Mas possui uso limitado por energia, que pode ser recuperado ao encostar em plataformas específicas)
Vale a pena citar também que não há somente um modo de jogo, pelo contrário, há vários deles.
Com certeza, o mais disputado é o modo padrão, que tanto no modo competitivo como no casual, que é normalmente 3X3, mas não limitado somente a essa quantidade de jogadores, sendo possível jogar 1X1, 2X2, e até mesmo 4X4, mas esse último é disponível apenas se você jogar no modo casual.
Além de partidas casuais e competitivas, é possível também criar e participar de torneios no modo torneio, treinar suas jogadas em vários cenários simulados no modo treino, experimentar diversas outras experiências de jogo no modo extra, e até mesmo criar suas próprias partidas com as suas regras, no modo personalizado.
O’Que estou querendo dizer aqui, é que ao mesmo tempo que o jogo é acessível, com comandos simples e de fácil compreensão, ele também te dá um monte de opções e oportunidades para se divertir da maneira que mais gostar, e também caso tenha cansado de algum modo que você tenha jogado bastante, e isso é muito agradável, já que ajuda a deixar o jogo menos repetitivo, e dá mais formas do jogador se divertir.
Por fim, ao participar e jogar em qualquer competição, é possível realizar e completar desafios determinados pelo jogo, e também, a cada partida, você consegue pontos para completar o passe de temporada, que irá lhe fornecer diversas recompensas, que servem principalmente para customizar o seu veículo e o seu perfil.
Trilha sonora
Um destaque que eu não posso deixar passar é a trilha sonora.
A trilha sonora de Rocket League é muito bem feita. A maioria de suas composições são do gênero Dance e Eletrônica, e se encaixam muito bem com o jogo, sempre dando bastante personalidade ao jogo e as suas partidas.
Um detalhe ótimo aqui, é que boa parte das músicas possuem vocal, e até mesmo participação especial de vários cantores muito bons e bem consagrados, como Avianna Acid, Baum, Karra, Holly Drummond, Jessi Mason, Nick Smith, e muito mais.
Por fim, junto da reformulação do jogo, também veio mais músicas para complementar o jogo, sendo essas músicas feitas pela Monstercat, e realmente o resultado ficou muito bom.
Visual
E para complementar essa trilha sonora incrível, nada melhor que um visual incrível não?
Rocket League possui um ótimo visual, se utilizando bem dos efeitos de iluminação e de velocidade, trazendo assim um conjunto visual muito bom.
Um destaque que merece ser citado aqui são os cenários e as arenas na qual acontecem os jogos. Elas são lindas, bem feitas e com visuais distintos, também, esses cenários tem variação de dia e de noite, oque ajuda a dar uma diferenciada.
Outro destaque também é sobre a customização, tanto do veículo que você controla como também do perfil. Aqui, as opções são muito diversas, desde qual carro você vai usar, como também é possível escolher as rodas, os acessórios, o rastro de impulso, e até mesmo qual será o efeito do seu gol, dando uma quantidade enorme de possibilidades de expressar o seu estilo por meio dessas escolhas, algo que sempre é muito bem vindo.
Positivos VS Negativos
Agora, os pontos e detalhes que podem deixar a desejar ao todo.
Bom, acredito que o único ponto que pode frustrar alguns jogadores, é em questão a movimentação e jogabilidade. Como afirmei anteriormente, os controles são ótimos, muito intuitivos e simples, o’que torna o jogo divertido em qualquer tipo de nível de experiência, porém, principalmente nas primeiras partidas, é um pouco difícil pegar o jeito, sobre saber qual a hora certa de pular, de acelerar, e etc. Isso é comum para esse tipo de jogo, em que sua jogabilidade é fácil de aprender e difícil de dominar, mas caso você não goste desse tipo de jogabilidade, infelizmente não terá muito o’que fazer, além de tentar e praticar até ficar bom.
Outros destaques
No jogo, assim como em diversos jogos que possuem funcionalidade Online, ele contém eventos por tempo limitado, e o primeiro já está no ar, que é o colaborativo com Llama-rama!
É mais uma curiosidade do que um destaque do jogo em si, mas parte das músicas que estão presentes no jogo, principalmente as músicas novas, estão disponíveis no Spotify, e isso é bem legal, sendo que o jogo sempre lhe convida a ouvir a música que está tocando no Spotify.
Conclusão
Sem dúvidas, Rocket League é um jogo bem divertido. A ideia do jogo, principalmente da fusão dos gêneros que o compõem pode parecer um pouco inusitada ou estranha, ma acredito que vale a pena experimentar.
O nível de customização é muito bom, a trilha sonora é ótima, e para fechar, a jogabilidade é boa, bem divertida, e viciante.
Se você gosta de jogos Online, com ideias diferentes e únicas, jogos competitivos, ou só quer se divertir com os amigos Online, essa é uma ótima pedida.
Rocket League está disponível gratuitamente para Switch, Xbox One, PS4 e PC, pela Epic Game Store.