Após anos de espera, Pokémon receberá remakes de Sinnoh finalmente estão chegando, em 19 de novembro poderemos visitar a região, agora no Nintendo Switch. Mas enquanto esse dia não chega, resolvi tirar a poeira do meu DS e revisitar minha região favorita, mas ao invés de voltar a Diamond e Pearl, porque não fazer esta visita na melhor versão de Sinnoh que temos até o momento? Então, hoje vamos falar sobre Pokémon Platinum.
O Que é?
Pokémon Diamon/Pearl são jogos desenvolvidos pela Gamefreak e distribuídos pela Nintendo. Lançados primeiramente em 2006 para Nintendo DS no Japão, e em 2007 para o resto do globo. Desta vez somos levados a região de Sinnoh, baseada na ilha mais setentrional do Japão, Hokkaido. É uma das regiões mais antigas do mundo Pokémon, com diversas lendas e mistérios que cercam a região. Dois anos após o lançamento de D&P, voltamos a região de Sinnoh em Pokémon Platinum.
Enredo
O enredo de Platinum não se distancia da fórmula geral: Você pega seu primeiro Pokémon, e busca se tornar o campeão da liga ao sair por ai capturando novas espécies, derrotando ginásios e ocasionalmente uma equipe maligna que tentará travar seu caminho. Aqui temos a team Galactic e seu líder: Cyrus, que por mais que não tenha o melhor plano maléfico do mundo, consegue convencer em suas falas sem noção, e em Platinum ele consegue muito mais destaque e tempo para progressão de personagem que nos jogos anteriores.
Melhorias
Bom, Platinum é o terceiro jogo na região, lançado dois anos depois dos jogos originais, então espera-se que sua experiência aqui envolva soluções para problemas dos outros jogos certo? Sim, diversas melhorias foram adicionadas, como as novas possibilidades de gameplay com wifi, replay, novos sprites para os Pokémon, sprites que pela primeira vez na história da franquia era animados. Novas formas para alguns Pokémon (e foi aqui que Rottom ganhou mais 5 formas), 5 torres de batalha, quando em D&P tínhamos apenas uma. E aquela que ao meu ver era a mais necessária: sprites mais fluidos. Os jogos anteriores possuíam um ritmo lento não apenas na narrativa, tudo era muito lento, cerca de 15 segundo apenas para começar uma batalha com um Pokémon selvagem, ver seu monstrinho perdendo HP de um por um em batalhas, o suft excessivamente lento, tornava o jogo muito mais demorado do que deveria ser, em Platinum felizmente tudo flui muito melhor e a passagem de tempo não é tão torturante.
Reencontros e novidades
Além dos líderes de ginásios e Elite four já conhecidos do jogo anterior, aqui também temo as volta da querida/temida Cynthia. A melhor e mais desafiadora Campeã dentre os jogos da franquia principal, mas aqui, além de te dar várias surras, Cynthia te auxiliará em novas rotas e no progresso da história. E estamos falando de um jogo de Pokémon, é claro que alguma força maléfica entrará em seu caminho e você terá que salvar o mundo de alguma forma com a ajuda de seu time. Aqui temos a mesma narrativa de D&P mas com toques a mais que valorizam todo o enredo, e com ele somos levados a primeira tentativa de área 3D em Pokémon, distortion world.
HM HM HM
O distortion world trás para o universo Pokémon algo nunca antes visto. Um universo paralelo com puzzles e uma agradável surpresa no final. Ou não (depende do HP do seu time). Um dos maiores problemas é a falta de Pokémon tipo fogo, que mesmo com algumas adições, ainda são poucos considerando que estamos uma região focada en gelo. Outro problema são o excesso de HMs necessários, HMs costumavam ser fundamentais para sua progressão, e eles ajudavam a balancear o game, mas até mesmo na Victory Road são 5 HMs necessários para chegar a liga.
O Veredito
Pokémon Platinum é um dos melhores jogos dá franquia principal, e com a popularidade do Nintendo DS, foi o primeiro jogo de Pokémon para muitos. Com sua mitologia local, boa variedade de Pokémon e personagens carismáticos pelo caminho. Sinnoh é uma bela região e mal posso esperar para revive-la.