Review: Stellaris – Entre as Estrelas!

Stellaris é um jogo do gênero 4X desenvolvido pela Paradox em 2018 e desde então vem recebendo updates e novos conteúdos periodicamente. O jogo já está em uma versão completamente diferente da que foi lançada e a Paradox é conhecida pela prática de escutar a comunidade em como melhorar os próprios jogos.

O gênero 4X é nomeado através das palavras em inglês eXplore, eXploit, eXpand, eXterminate (Explore no sentido de descobrir algo, explore no sentido de retirar algo, Expandir e Exterminar). Sendo um gênero muito comum na comunidade de jogos de estratégia. Outros títulos do mesmo gênero são Civilization e Hearts of Iron.

GAMEPLAY

Se começa com a criação de seu novo império. As opções para se editar são bem variadas e permitem um nível grande de customização. Possuindo diversas opções de aparências para sua espécie, traits, capacidades, e mundos iniciais. Cada uma destas permite um gameplay bem distinto. As traits sendo as mais importantes características da espécie.

Se não quiser pensar muito e só começar o jogo ele também oferece várias opções de impérios pré montados! É só escolher o que lhe agrada mais e começar a jogar!

Seleção de Impérios bem no começo

Porém, uma característica desse tipo de jogo é que ele requer leitura. Diversos eventos e elementos que aparecerão durante o jogo requerem que se os leia com atenção e entenda do que se trata e muitos eventos terão uma necessidade de tomada de decisão. Se tomar uma decisão sem saber do que se trata é possível ter consequências graves pelo resto do jogo.

Uma vez dentro do jogo, bom, ele não é tão diferente de outros jogos da mesma categoria. Se tem seus recursos básicos, recursos avançados, desenvolvimento científico, desenvolvimento militar e cultural. Cada um tem suas traits distintas e consequências também.

Tela de Mercado do jogo , aqui se tem todos os recursos basicos e avançados presentes até o momento.

O jogo permite o controle de frotas e micro gestão em nível máximo.

REJOGABILIDADE

                A rejogabilidade é enorme, pois como diversos aspectos iniciais são aleatórios, mesmo que recomece com o mesmo império e traits de antes é quase impossível que duas experiências sejam iguais. É possível jogar por centenas de horas e não ter experienciado todos os eventos e quests que o jogo oferece.

É possivel customizar as naves que seu império usa.

TRILHA SONORA

                A trilha sonora, infelizmente, não é das melhores, o que é esperado de jogos assim. Afinal são jogos contínuos em que cada save pode ter dezenas ou até centenas de horas. Manter uma trilha sonora constante é quase impossível. Porém, para o crédito do jogo, ele permite que se importe  musicas de algumas fontes externas.

DLCs

                Infelizmente o jogo tem muitas DLCs e Cada DLC tem um preço definido, isso pode ser um problema para muitsa pessoas. Porém cada uma delas adiciona uma quantidade ENORME de conteúdo e definitivamente valem a pena. E, caso tenha um amigo com todas elas, jogue online com ele que elas são automaticamente desbloqueadas para você! Sem necessidade de comprar mais nada!

ARTE E GRÁFICOS

                Os gráficos são decentes e imaginativos para os planetas, sistemas e algumas naves mas falham em alguns aspectos e caem na mesmice as vezes. A arte é boa, sempre se pode apreciar as construções que se faz e as magníficas obras também. Alguns mods permitem tirar prints incríveis.

Os designs são bem padrão mas conseguem ter um ar divertido ainda assim!

POSSIBILIDADES

                É um jogo de muitas possibilidades. É possível editar de suas naves até seus planetas, cada ponto do jogo é gerenciável. E isso permite até mesmo narrativas longas que pode criar com você mesmo ou seus amigos.

                Vale a pena experimentar!

NOTAS:

Diversão: 4,5/5
Trilha Sonora: 3/5
Narrativa: 4/5 *
Graficos/Arte: 3,5/5
Jogabilidade: 4/5
Total: 3,8/5

*Narrativa com ressalvas, ela é feita em forma de texto, logo nem todos irão aproveitar o máximo