Review: Crash Bandicoot 4 It’s About Time

Depois de anos sem um game novo do famoso Bandicoot, que fez bastante sucesso na geração do Playstation 1 nos anos 90, com apenas alguns remasters  chega Crash Bandicoot 4, mesmo não sendo o verdadeiro quarto jogo se propõe a criar um novo cânon na franquia e voltar a usar numeração, coisa que os jogos anteriores deixaram de fazer mas claro sem deixar o passado para trás. Será um jogo que vale a pena ?

Contexto

Após o terceiro jogo da franquia, Crash Warped Naughty Dog (Que trabalha em jogos como The Last of Us e Unsharted nos dias de hoje) decidiu abandonar a franquia , que em sua época era quase um mascote para os consoles de Playstation 1.  Com a saída de Naughty Dog veio o jogo Crash Wrath of Cortex que repetia a mesma forma dos jogos anteriores mas com níveis mais longos e tediosos e muito mais veículos que plataformas. O game seguinte, Crash Twinsanite,  é um jogo que tentou ser inovador, com níveis com um mondo mais aberto, personagens diferentes com jogabilidades diferentes, muito mais foco na história e principalmente no humor. Embora esse ultimo tenha um grande grupo de fãs e recebendo boas críticas foi um dos menos vendidos da saga o que levou a um reboot completo da saga com a franquia Crash of Titans e Crash Mind Over Mutant, essa franquia que se focaria mais em ação e em um mundo explorável mas que não respeitava a essência da saga, com desenhos não muito agradáveis e menos foco na plataforma linear que fez a franquia ser tão famosa.

Por muitos anos a franquia Crash foi abandonada até que o remaster Crash N. Sane Trilogy  foi lançado, com seu bom mostrou o potencial que a jogabilidade clássica pode ter até mesmo nos dias de hoje o que nos leva a Crash 4.

Jogabilidade

Crash 4  usa da mesma jogabilidade dos jogos clássicos com alguns elementos a mais. O jogador precisa completar plataformas lineares que alternam entre plataformas em 3D e em 2D durante a partida,  também plataformas com veículos e montarias, uma jogabilidade que existe desde a franquia clássica. Em Crash 3 Warped e Crash Wrath of Cortex os fãs reclamaram bastante do excesso de níveis com veículos, então , embora ainda existam nesse jogo, a quantidade é muito menor.  Algo que pode ser bom ou ruim, o lado bom é que o game tem mais foca na plataforma e não foge muito desse tipo de jogabilidade, o ruim é que torna o jogo menos diversificado mas isso depende de pessoa para pessoa.

De resto segue bastante a fórmula dos jogos anteriores, plataformas lineares e sem exploração, com o único objetivo de serem completadas de diferentes maneiras como coletar todas as caixas, realizar o nível no menor tempo possível ou vencer a fase sem morrer o que da gemas ao jogador como premio que são usadas para abrir novo conteúdo ao game e realizar o final original.  A diferença é que as gemas nesse game são usadas para desbloquear novas Skins para os personagens ao invés de desbloquear níveis secretos como em jogos anteriores, elas também estão em uma quantidade muito maior e são muito mais difíceis de se pegar. O jogo também te da a possibilidade de completar o mesmo nível de diferentes maneiras, como com cores malucas ou de baixo da água.

 O que tem de novo ?

Esse jogo tenta misturar um pouco do humor do game Twinsanite, a jogabilidade dos games clássicos e desenhos da saga Titans mas ao mesmo tento criando algo único, a identidade visual é algo bem diferente dos jogos anteriores com um aspecto mais cartoon e infantil contrário ao realista dos remasters que saíram poucos anos antes. É uma completa reimaginação da franquia.

É difícil colocar novos elementos em jogos de plataformas já que costumam se basear no básico, saltar , derrubar inimigos e completar o nível. Dar novas habilidades não funcionariam em um jogo como Crash já que Crash não tem e não precisa de um sistemas de combate mas o jogo consegue adaptar seus novos poderes a própria plataforma do game. Existem 4 mascaras e cada uma delas muda a maneira como você realiza as plataformas, sendo parando o tempo, criando um tornado mais forte, materializando objetos ou alterando a gravidade, cada uma das plataformas mudam quando o jogador usa um desses poderes, existem momentos que o jogador terá que realizar plataformas com mais de uma mascara, isso é um ponto muito positivo do game já que não só tenta replicar mas também inovar as plataformas da franquia.

Novos personagens e novo tipo de jogo

A ideia de usar outros personagens na franquia Crash com um novo estilo de jogabilidade não é novo na franquia Crash, Twinsanite tentou anos atrás mas essa diversidade de jogabilidade nesse game  foi muito limitada, usada em poucos momentos do game, Crash 4  pega essa ideia e trabalha de melhor maneira que esse jogo anterior.

Cada personagem novo que controlamos vem com uma maneira nova de encarar as plataformas, quase como jogar um game diferente. Tawna com seu laço encara plataformas puxando objetos e se pendurando nas plataformas, Dingodile suga caixas e dispara para quebrar obstáculos e Dr Neo Cortex transforma inimigos em plataformas para saltar e também usa de seu foguete para dar um impulso. Cada personagem aproveita ao máximo de suas características únicas para ter algumas plataformas do jogo adaptadas para seu estilo de jogo. Muitas fases também são re-jogadas com esses personagens, dando uma nova perspectiva de um nível já jogado anteriomente e também um novo jeito de joga o mesmo, adaptado a jogabilidade desse personagem.

História

Talvez o aspecto mais fraco do jogo.  Com propagandas dizendo que tamparia buracos de jogos anteriores, que teria um maior foco e maior comédia mas no final sendo tudo uma mentira.

A história do jogo é muito curta, são cutscenes de segundos que aparecem em poucas fases, não explica com clareza muitos elementos do universo que apresenta e não tapa nenhum buraco da franquia como prometido.  Porém o humor está bem realizado, os games de Crash nunca tiveram muito foco na história até Twinsanite mas poderia ser algo novo e bem vindo na franquia dar importante em um aspect que os fãs se importam tanto.

 Um jogo muito difícil

Talvez o jogo mais difícil da franquia, tão difícil que o game te da a opção da imortalidade, algo que nenhum dos jogos anteriores havia feito e mesmo assim não diminui a dificuldade do jogo.

Crash 4 não usa de veículos como em Crash 3 nem obriga o jogador a coletar todas as gemas para completar o jogo e mesmo assim é um jogo que necessidade de muita habilidade. Os primeiros níveis já vão necessitar de certo cuidado do jogador, não é um game que te trata como uma criança é um game que desafia sua precisão e habilidade.

Infelizmente muitas vezes os controles não são tão precisos que os jogos Remaster, trazendo muitas mortes injustas, isso se deve porque em sua fase inicial o jogo apresenta muitos bugs. Entre eles alguns controles não respondendo, trilha sonora sumindo, alguns inimigos não sendo afetados por ataques, o que aumenta de formas exagerada a dificuldade de um jogo que é bastante difícil. E se achar o jogo complicado, completado 100% será um desafio maior ainda.

Veredito

Crash 4 é um desafiantes jogo de plataformas, com ótimo acréscimos na jogabilidade, sendo as poderes das mascaras ou os novos personagens. Dando o que os fãs de game de plataforma querem,  novas plataformas, novas maneiras de realiza-las e um grande desafio.

A história do jogo é algo muito curta e que não chama muito atenção mesmo que a publicidade tenha vendido como algo especial o que pode decepcionar muitos fãs da franquia.

Infelizmente o jogo  não deixa de ser mais do mesmo, não tenta dar mais foco na história nem oferecer um mundo mais aberto, é um jogo linear , simples e curto, como os clássicos de Playstation 1 mas um jogo simples e curto vendido a preço de um jogo cheio é algo a se pensar, pois o remaster da trilogia original possuí mais níveis e foi vendida pela metade do preço e nem o monte de Skins e modos  extra de níveis pode compensar.

Darei esse jogo uma nota 8, como um fã da franquia que sou admiro as renovações na jogabilidade de plataformas mas acredito que a franquia tenha que dar uma passo além do básico para conseguir uma pontuação muito alta. Mas não deixa de ser um dos melhores jogos de plataforma atuais e vale a pena ser jogado, isso se você não se frustra com jogos muito difíceis.