Retro Review: Pikmin

Pikmin é uma série de estratégia da Nintendo, muito querida pelos fãs, seu último capítulo foi Hey Pikmin lançando em 2017 para Nintendo 3DS, a mais nova casa da franquia é o Nintendo switch, com o port de Pikmin 3, mas que tal voltar às origens e jogar novamente o primeiro game da franquia?

O que é?

Idealizado por Shigeru Miyamoto, criador de franquias consagradas como Super Mário, Legend Of ZeldaStarfox, entre outras; O primeiro jogo foi desenvolvido e distribuído pela própria Nintendo, chegando em 2001 para GameCube. Os protagonistas dessa aventura são os pequenos Pikmin, criaturinhas extraterrestres coloridas, que possuem várias habilidades, distintas entre cada cor , e se unirão para resolver puzzles e lutar para sobreviver em um novo planeta.
Capa

História

Aqui nós vivemos a aventura na pele do Capitão Olimar, que por um acidente acaba caindo em um planeta desconhecido. Infelizmente, nessa queda sua nave se parte em vários pedaços. Mas ao desbravar este planeta desconhecido, você notará que sua perspectiva e capacidade de exploração são muito limitadas. O jogo lhe entrega uma enorme área para exploração, mas em um primeiro momento, sem recursos para fazê-la, mas é ai que está o segredo desta aventura, o jogo se chama Pikmin por um motivo.
E é quando capitão encontra os pikmin e nota sua disposição em ajudar que a aventura realmente começa. Cada cor de pikmin possui uma habilidade diferente e será de grande ajuda para tarefas específicas, e após fazer amizade com essas criaturinhas, elas não sairão de seu lado, lhe ajudando em todas as 5 áreas de exploração. E toda ajuda será bem vinda, pois Capitão Olimar tem apenas 30 dias para retornar ao seu lar.
pikmin

Lute, contra o relógio

A limitação de 30 dias é real e o relógio in game (onde cada dia dura cerca de 20 minutos jogados) e poderá ser um grande inimigo, essa é uma das maiores críticas em relação ao primeiro jogo da franquia, e essa mecânica desapareceu nos jogos seguintes. Sabemos que o controle do gamecube não é o mais adorado de todos, mas as mecânicas são fáceis de aprender e logo você estará tão acostumado que nem pensará nos comandos. E como estamos falando de um jogo que envolve puzzles e aventura, a gameplay irá variar de combates frenéticos a quebra cabeças que podem tirar um pouco de seu juízo.
A cada tipo diferente de paisagem que você cruza, a trilha sonora se adapta para melhor ambientá-la, e o faz de forma majestosa, a ambientação é excelente, sempre ouvindo os sons que você esperaria.
pikmin

Um Mundo diferente, sons familiares

Os gráficos te fazem enxergar por cima, como um gigante invisível nas proximidades, isso faz com que os Pikmin e o Capitão pareçam minúsculos, dando a impressão de assistir um grupo de formiguinhas trabalhando juntos. Os gráficos são bonitos e envelheceram bem, de forma que não cause estranheza a novos jogadores.
 
Pikmin pode não ser a franquia mais famosa ou lucrativa da Big N, mas ela nunca me decepcionou. Da ambientação confortável até a progressão de dificuldade, que aumenta gradativamente em um ritmo ok, pude passar horas (ou seriam dias?) totalmente imersa, e por mais que o cronometro tentasse me tirar do sério, meus pequenos parceirinhos me cativaram o bastante para querer viver essa jornada novamente.

Notas

Gráficos: 4/5

Jogabilidade: 4/5

Diversão: 5/5

Som: 4/5

Geral: 4,5/5