Retro Review: Claw

Claw

Estavam com saudades das reviews de jogos antigos? Eu estava com saudade de escrever sobre jogos antigos, e puxei do fundo da memória um jogo de um gato pirata que estava prestes a morrer, e eu tinha que salvá-lo. Passei bons meses tentando descobrir se esse jogo realmente existia ou era só uma lembrança distorcida da infância, até que finalmente encontrei o jogo, mas será que ele envelheceu bem? Hoje falaremos de Claw.

 

O que é

Claw é um jogo de plataforma, desenvolvido pela Takarajimasha e publicado pela Monolith Productions em 1997 para pc microsoft. Claw segue as aventuras do Capitão Nathaniel J. Claw, um gato malhado em seu objetivo de derrotar a Armada Cocker Spaniard. Quando a introdução começa, encontramos Claw e seu bando de felinos destemidos em um combate mortal com os espanhóis. Eles são derrotados e Claw é jogado em uma masmorra para ser executado. Lá ele encontra uma pedra solta que revela uma nota escrita por um antigo habitante da masmorra. A nota fala do lendário Amuleto das Nove Vidas e um mapa que o localizará e suas nove poderosas gemas. Agora o capitão deve se salvar e salvar o amuleto antes que seja tarde.

 Se você já jogou qualquer game de plataforma na vida, aqui você se sentirá em casa. O que difere Claw de outros jogos de plataforma para PC é a atenção aos detalhes dos desenvolvedores, o jogo tem uma precisão surpreendente em seus movimentos, nada de derrapagens, pousos seguros bem na cabeça de seus inimigos. Outro diferencial do jogo são seus trechos animados entre níveis para dar mais contexto as situações.

Novidade a cada nível

O levels design consegue ser, além de muito bonito, bem criativo com sus mudanças de fases e principalmente itens para investigar. É raro passar por um ambiente e nao ter nada ali para interagir e conseguir um prêmio, você se sentirá como um pirata conseguindo novos tesouros a cada parte do mapa. Os inimigos também variam bastante em suas táticas conforme avançamos.

Quebrando a cabeça

como os quebra-cabeças e armadilhas tornam-se cada vez mais difíceis, e a curva de dificuldade é justa. Se nos primeiros níveis a aventura foi tranquila, nos últimos passei algumas horas quebrando a cabeça nos puzzles e chefes, confesso que isso pode tornar tudo um pouco frustrante. Cada nível tem dois checkpoints que salvam seu progresso e irão ajudar muito conforme você morre.

MPKFA não funciona apenas no DOOM

Mas os checkpoints não são a maior ajuda que teremos ao longo da gameplay, impossível falar de jogos dosanos 90 sem ter um cheatcode no meio ne? Digite MPKFA durante o jogo (sem dúvida uma homenagem ao Doom) e você terá saúde, vidas, munição e magia infinitas. ´´Mas Giselle, jogar assim vai ficar tão sem graça!“ por incrível que pareça, não . Você estará imune aos inimigos mas ainda terá que torrar neurônios em puzzles.

Claw

O jogo é muito bonito, com cenários detalhados e bem polidos a cada nova missão, e ao progredir você acabará se esbabacando com outras belezas que encontrará, um combo de gráficos feitos a mão e que rodam suave e lindamente. Os efeitos sonoros acompanham as artes e tornam toda a experiência magnífica.

O veredito

Claw é um jogo que envelheceu surpreendendtmente bem,  com graficos indos, jogabilidade flúida e divertida com boas doses de desafio. As cutscenes ajudam a conectar a história e realmente agregam e divertem, além disso, o jogo conta com modo multilayer, então o que está esperando? Reuna sua tripulação e vá ao combate!

 

Notas:
Gráficos: 5/5
Jogabilidade: 4/5
Diversão: 4/5
Som: 5/5
Narrativa: 4/5
Geral: 4,5/5