Resident Evil Village – Impressões da Demo

Olá, hoje vamos falar sobre a demo de Resident Evil Village, ou para os íntimos Resident Evil 8, que foi lançada no último sábado para PlayStation 5 e PlayStation 4. Sim, falaremos sobre uma demonstração hoje, pegue a sua faquinha e vem comigo caçar lobisomens!

Preciso começar a falar sobre o ponto mais baixo desta demo, os 30 minutos dados pela Capcom foram de fato uma mais terrível, de ruim mesmo desta demo (e das próximas também, vale ressaltar).

Afinal de contas, qual é a necessidade de termos uma demo com o final, e ainda assim você precisa correr para terminar num determinado período? Não faz sentido algum! Capcom, reveja isso por favor, sério. Já não é a primeira vez, eu aposto que não vai ser a última.

Mas, contudo, entretanto precisamos ser honestos. Resident Evil Village é de longe um dos melhores e mais ambiciosos jogos que a Capcom pretende fazer em anos. Tenho por mim que Resident Evil 7 nada mais foi do que um teste para este jogo e explico o porquê.

Resident Evil Village

Após terminar a demo em live na Twitch, comentei com o pessoal do chat que eu tinha impressão o que a Capcom daria um entre aspas fim para Chris Redfield. Não sei o porquê, não sei como, é apenas um feeling desse que vos fala.

Afinal de contas, se você parar para olhar, o personagem sempre esteve nos momentos mais memoráveis da franquia ou em momentos chaves de Resident Evil. Desde o primeiro Resident Evil, passando pelo Code Verônica x, no berço do vírus progenitor em Resident Evil 5, e no meio do caos que foi literalmente aquele Resident Evil 6 (que ninguém gosta de lembrar, mas lembramos). E (spoilers) no novo refresco da franquia o que foi o lançamento de Resident Evil 7.

foi me indagado qual é a minha expectativa para o jogo e eu disse: “é a história”. e é um fato, pois tudo em que que a Umbrella Corporation esteve envolvida de forma direta na franquia Resident Evil, o Chris Redfield, esteve também.

Mecânicas

Village melhora em muito o que o seu antecessor havia trazido para o mundo de Resident Evil. a fluidez dos movimentos de Ethan é metida em comparação com Resident Evil 7. Mas também trouxe uma novidade interessante mostrada na demo, que talvez não seja tanta surpresa para você que acompanha as notícias do novo jogo da Capcom.

Mas o fato de você “craftar” seus itens fazem com que a mecânica do jogo ganhe um novo ar, e dite algo interessante que possamos ver neste novo jogo, afinal misturar fluídos químicos e pólvora no jogo anterior te fazia ser um Rambo.

por fim neste tópico, neste tópico chama atenção para duas coisas que me chamaram muita atenção: as cabanas dos vilarejos podem ou não contar com barricadas para você se defender dos inimigos que espreitam por aí. vi muitos memes dizendo por aí que Resident Evil havia virado um Call of Duty, eu entendo a piada, mas existe uma razão muito simples para se entender isso.

Resident Evil sempre foi um jogo que você precisa sobreviver, o famoso “Survivor Horror”, e Village traz consigo maneiras de você sobreviver simplesmente usando os recursos do cenário, fantástico Capcom. Afinal de conta um recurso semelhante foi usado nos remakes de Resident Evil 2 e Resident Evil 3, quando você além de usar o cenário como válvula de escape, poderia também atirar nos inimigos e desmembrá-los para fugir deles.

A história

a premissa de Resident Evil Village mostra Ethan indo resgatar sua filha Rose depois de uma série de acontecimentos ainda não explicados num castelo onde segundo uma personagem chamada Helena, diz que só a morte e sangue.

Helena que após conhecer um pouco dos perigos e do vilarejo, conhecemos em uma cabana com o seu pai ferido por um dos lobisomens que estavam na região. Durante a demo nosso objetivo é muito claro conseguir abrigo para Helena e seu pai na casa de Luiza, que ficava logo ali do ao lado da cabana em que ele se encontrava, mas havia um portão trancado na frente.

ao conseguir pular o muro e destrancar o portão, Helena e seu pai chamam por Luiza (que não estava no Canadá e sim no Leste Europeu dessa vez), e ela abre a porta para eles e diz que Ethan era bem-vindo ali pois ajudou Helena a chegar até ali com vida.

Helena e seu pai ferido

Ethan então entra na casa e é convidado por Luiza a se juntar com os outros sobreviventes, ele questiona o que estava acontecendo naquele vilarejo e Luiza lhe diz que os monstros estavam aparecendo cada vez mais e começaram a atacar os moradores do vilarejo, que era estranho já que mãe Miranda os protegeria de alguma forma.

após uma reza (no mínimo bizarra), Ethan isso comenta sobre uma Senhora que vimos no começo da demo, o pai de Helena disse que aquela velha era maluca, mas Luiza diz que eles deveriam acreditar no conhecimento e sabedoria da Senhora.

o pai de Helena (a propósito Capcom, vocês contrataram o Manoel Carlos como roteirista? É a segunda já franquia) começa a demonstrar sinais da mordida que levou dos monstros do lado de fora antes de se encontrar com o Ethan na cabana.

é aí que o massacre começa, o pai de Helena mata todos que estão ali menos claro, Ethan e Helena, mas os ataca e quase mata e Ethan, quem é salvo por Helena que dá dois tiros em seu pai.

Eles precisam sair dali, e Ethan procura por uma chave em algum lugar para ligar um carro, e a casa já está em chamas, devido a uma lamparina ter caído na hora do ataque do pai da garota. Ethan consegue ligar o carro, mas não vai longe e eles acabam tendo que sair por cima da casa.

Resident Evil Village

O pai de Helena então a chama, e ela diz que precisa ajudá-lo para Ethan que vê a garota e o pai caindo nas chamas. Ele se questiona a razão por tantas mortes estarem ocorrendo (demonstrando humanidade mais aflorada da vista em Resident Evil 7).

Ele então sai dali, pega o segundo emblema e faz um puzzle abrindo assim o caminho para o Castelo (e para a segunda demo que virá no próximo sábado às 21hrs) de Lady Dimitrescu.

Dublagem

não saiu a lista oficial de dubladores de Resident Evil Village por enquanto, dia 7 de maio no dia do lançamento do jogo haverá um evento que contará com todos os dubladores de Village. porém já tivemos um gostinho de quais dubladores estarão no jogo final, a demo disponibilizada podia ser jogada em português do Brasil, infelizmente eu não joguei, pois havia me esquecido de fazer as predefinições de configurações antes de rodar os 30 minutos.

mas visto em outros vídeos, podemos afirmar que Raphael Rossato, no qual é o Senhor das Estrelas de Guardiões da Galáxia, e recentemente falamos dele durante a entrevista com Renata Pillonato por seu papel em Assassin’s Creed Odyssey, como Alexios, dará a voz a Ethan.

E preciso dizer, fez vamos ainda descobrir os outros nomes, principalmente as vozes de Lady Dimitrescu e Chris Redfield, talvez na segunda demo quem sabe? Mas sobre a dublagem está incrível e vale muito a pena ser jogada por todos nós.

 

Por fim Resident Evil Village será lançado no dia 7 de maio sexta-feira para, Xbox One, Xbox Series X e S, PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.

Caso queira acompanhar o teste da segunda demo no próximo dia 24, te espero na Twitch para conferirmos juntos!