Quando o futuro está no passado, Pokémon Legends Arceus

Fevereiro é um mês de muitos significados, para uns a ansiedade para o carnaval, para os gringos o valentine’s Day, para muitos brasileiros, é quando o ano realmente começar. Mas para a fanbase de Pokémon, fevereiro é o mês de celebrar o aniversário da franquia e aguardar por novidades. Mas enquanto as Pokémon Direct não vem, eu fiquei devendo review de dois jogos recentes que mudaram muito os rumos da franquia, e é hora de tirar o atraso. Hoje começamos a falar sobre as grandes mudanças em Pokémon, começando pelo início de tudo, com o aniversáriante do mês: Pokémon Legends Arceus.

O que é

Pokémo Legends Arceu é uma das mais recentes adições a franquia pokémon, Lançado em 28 de Janeiro de 2022. O jogo foi produzido pela Gamefreak, para todo que estranharam o Remake de Diamond/Pearl ter sido produzido pela ILKA e não pela Gamefreak, PKM Legends é a resposta, pois era nele que a GF estava trabalhando. Exclusivo para Nintendo switch, O jogo foi anunciado como parte do evento Pokémon 25th Anniversary e faz parte da Oitava geração.

Um novo mundo de aventuras

Normalmente você começa um jogo de Pokemon no conforto do lar, nesse jogo não é diferente, você começa dormindo confortavelmente até que Arceus começa a se comunicar com você, e te joga no passado, mais precisamente na região de Hisui. Entre Pokémon conhecidos e seus ancestrais, entre antepassados de aliados e inimigos, cabe a você descobrir o que está acontecendo, criar a primeira pokedex e conciliar conflitos religiosos, tudo enquanto tenta sobreviver a esse mundo hostil.
Me lembro de jogar New pokemon Snap e pensar “uau, nunca me senti tão imersa no mundo Pokémon”, e se NPS me colocou em um agradável safári, Legends Arceus te joga na natureza mais bruta vista na franquia até o momento. Embora não seja exatamente o mundo aberto que esperávamos, as áreas muito amplas e com relevos distintos conseguem te manter muito ocupado mesmo que em espaços limitados.
Fiquei tão ocupada explorando tudo ao meu redor que na maior parte do jogo esquecia o que precisava ser feito, e focava em dar umas voltas. E como o jogo não é tão focado em batalhas (na história principal) pude gastar boa parte do meu tempo interagindo com a nova região, e digo com tranquilidade que é a parte mais divertida da gameplay. Pokémon Legends Arceus gera oportunidades de exploração nunca vistas antes na franquia. Aos aficionados as batalhas, não se preocupe, há batalhas no jogo, mas a ausência de ginásio torna o número de confrontos menor. E embora não seja um game focado em batalhas, é no pós game desse jogo que encontramos a batalha mais difícil de toda a história da franquia.

O perigo é bem maior

Mas se nossa experiência não vem das batalhas, de onde vem? Bom, Hisui é o que no futuro se tornaria Sinnoh, sendo o berço da criação Pokémon, compreender essas criaturinhas é fundamental para sobrevivência e o avanço da civilização. Não seria incrível se tivéssemos documentadas todas as espécies de Pokémon? Com suas tipagens, ataques, hábitos, tamanhos? Com essa ideia em mente o Professor Laventon lhe encarrega de capturar todas as espécies da região, vários de cada espécie, pois ao catalogar tudo criaremos um bem inestimável a todo o universo Pokémon: a Pokedex. E é ao capturar cada Pokémon que recebemos mais Xp, as capturas nem sempre exigem batalhas, a furtividade pode ser de grande ajuda, já que alguns Pokémon são bem mais ariscos, e alguns até tem sede de sangue. Além de alguns Pokémon que aparentemente são afetados por um estranho fenômeno que os deixa muito agressivos, nesse tipo de batalha você misturará o estilo clássico de batalhas com outras metodologias de combate, afinal o Pokémon não está batalhando com ouro Pokémon, está batalhando com você. Uma nova mecânica torna esse jogo perfeito para os shiny hunters.

Aliados (?)

Mas nem só de rolê vive o homem. O modo história te coloca para resolver certas quests enquanto um problema maior vai escalonando. Um ponto para os NPCs do jogo, que em sua maioria possuem muito carisma, suas próprias crenças e motivações, esse jogo conseguiu fazer com que me importasse de verdade com alguns NPCs, coisa que não sentia há uns bons anos (até jogar Pokémon scarlet mas esse é outro texto). E por mais que o protagonista tenha sido arrancado de sua vida para essa nova realidade, o jogo não foca tanto em uma possível volta para casa, mas na sua adaptação a esse novo mundo, a criação de novos laços e como seu conhecimento prévio pode ajudar esse mundo. Se nos jogos regulares o protag muitas vezes está apenas seguindo o fluxo até chegar o momento de salvar o mundo, em Pokémon legends a sua presença é transformadora de maneiras muito mais profundas.

Pré história

Parando para pensar na biologia e adaptações pelas quais as espécies passam pra sobreviver, as formar regionais de Pokémon fazem muito sentido, e as formas pré históricas também! Conforme o clima, relevo e outros fatores se alteram, os Pokémon também mudam para se adaptar, e com essa premissa surgem algumas das formas pregressas mais originais de toda a franquia, e elas não aparecem apenas como mais um Pokémon por ai, mas são extremamente necessárias para o seu progresso no jogo. Sem esses Pokémon que nem existem mais, você não conseguiria avançar no jogo. Fora isso, Hisui apresenta rostos bem familiares.

Mas e as árvores?

Já é tradição na franquia: ao lançar um novo jogo, cada pixel e frame será analisado, e muito possivelmente criticado. Pokémon Legends não é perfeito, há sprites que deixam muito a desejar, como a pokebola quando usada na água, ou a queda    de FPS ao observar um Pokémon voando que se distancia. Pessoalmente, esses fatores não me incomodaram tanto, nem prejudicaram minha gameplay. Gostei bastante das artes do jogo, principalmente de como tudo muda quando um certo evento inexplicável acontece.

O veredito

Pokémon Legends Arceus está muito perto de ser tudo o que sempre sonhei para a franquia, uma história imersiva e interessante, a comunhão entre pessoas e Pokémon, um jogo focado em conhecer mais sobre o mundo Pokémon. É uma pena que não tenhamos tido qualquer grande update ou uma DLC para o jogo. É uma pena que uma história tão rica e que foi tão bem recebida pelo público tenha tido uma vida tão curta, pois a non geração já estava batendo a porta. Mesmo assim, Pokémon Legends Arceus é tranquilamente um dos, se não O, melhor jogo da franquia, uma experiência como nunca antes vista em Pokémon, e que merece sua atenção. Só nos resta torcer para que Pokémon legends se torne uma constante e não apenas um jogo único.

Notas:

Gráficos: 5/5
Jogabilidade: 5/5
Diversão: 5/5
História: 5/5
Som: 5/5
Geral: 5/5