Chegando cheio de humor e de certa forma, um pouco de bizarrice, Surgeon Simulator 2 a sequência Surgeon Simulator.
A experiência de se jogar Surgeon Simulator 2 pela primeira vez pode ser um pouco estranha dependendo da pessoa, porque com certeza, por mais que ele seja sim um simulador, ele está longe de querer ser pé no chão e realista, se você for jogar com essa mentalidade, você com certeza vai ter um ataque cardíaco ou perder a cabeça!
Mas vamos por partes, do que se trata o jogo?
Surgeon Simulator 2 é, como o nome indica, um simulador de cirurgia, sendo a sua proposta base um tanto quanto simples, você precisa operar o paciente que precisa de sua ajuda, sendo esse paciente o Bob, mas não se preocupe, o jogo deixa bem claro que você não precisa ser meticuloso, sangue frio, ou até mesmo ter um doutorado, tudo que você precisa para se dar bem é vontade, criatividade, e um pouco de habilidade, para fazer tudo dar certo.
A parte que pode parecer estranha para alguns é que, Surgeon Simulator 2, como já afirmei, não procura ser um simulador realista, com a verdadeira pressão e tensão de uma cirurgia, mas sim, um simulador de cirurgia maluco, inesperado, e acima de tudo, divertido! Bob pode ter vários problemas, como a necessidade de uma perna nova, de um órgão novo, ou até mesmo de uma cabeça nova, e só depende de você solucionar esses problemas.
O jogo lhe dá várias ferramentas para cumprir esses desafios, como seringas para dar sangue ao Bob caso ele esteja perdendo muito, braços e pernas reservas caso ele precise, e até mesmo martelos e serras, caso seja necessário amputar algo, tudo estará a sua disposição.
A graça aqui com certeza está no quão inusitado é o jogo. As situações estranhas e engraçadas que podem acontecer e que você terá que resolver traz o brilho e a diversão necessária. A movimentação e controle do personagem segue o padrão que é como nos jogos do estilo “Simulator”, que é a de você controlar em partes o seu personagem.
Explicando melhor, aqui você não terá uma função “Pegar” para pegar o item necessário por exemplo, você terá que chegar perto, mover o braço e depois mover a mão para conseguir o item, e ao ter ele em mão, você não pode soltar ele. Essa movimentação, por mais que não possa parecer, irá gerar alguns momentos inusitados, engraçados, e até talvez gerando alguma frustração ou dificuldade, mas não será nada impossível.
O jogo também, não é só uma repetição do jogo anterior, com só algumas melhorias, na verdade, ele traz muitas novidades bem vindas e interessantes na mesa. Para começar, comparado ao jogo anterior, em que você só via e controlava os braços do cirurgião, você agora pode ver o personagem inteiro, e há 4 deles para você escolher, com visual completamente diferente um do outro, além disso, é possível customizar os personagens, com várias vestimentas e acessórios diferentes, deixando tudo mais divertido.
E para que toda essa customização e opções? Porque um dos destaques do jogo é que, finalmente, ele se tornou multiplayer! É possível ter até 4 pessoas em uma partida e trabalharem juntos na operação. Isso, por mais que não possa parecer, foi algo ótimo, e uma adição muito boa, porque jogar e passar por todas essas experiências divertidas sozinho, pode deixar a experiência muito solitária muito rápido, e ter amigos com quem jogar, mesmo que seja só para assistir, já muda bastante a situação, fazendo um riso que seria solitário um coletivo.
Outra adição bem notável é que, você tem acesso a clínica toda, ou seja, é possível explorar todo o ambiente de trabalho, e essa adição também foi importante por um motivo. O jogo também possui como novidade, o Bossa Labs, que é uma ferramenta para você criar o seu próprio nível e ambiente de trabalho. Isso traz outra camada para o jogo, porque, além de você poder customizar e criar seus próprios desafios e ambientes, também é possível compartilhar suas criações Online, fazendo com que seja possível experimentar quase infinitas possibilidades e meios de se divertir.
Ao experimentar o jogo, deu para ver o quanto que a Bossa Studios teve todo o cuidado e atenção em expandir o produto original, e acredito que ela fez isso muito bem até o momento, as adições novas foram ótimas, e o mesmo charme e carisma do jogo anterior está presente, se você conheceu o produto anterior, seja porque jogou ele, ou porque viu alguém jogar esse divertiu vendo, imagino que a mesma diversão, ou até mesmo uma bem maior, será encontrada aqui.
Em suma, concluo aqui que, Surgeon Simulator 2, até o momento, é uma experiência inusitada, interessante, divertida, e com um bastante potencial, já que ele possui todas as ferramentas para isso. Vou ser sincero aqui, eu pessoalmente acredito que a verdadeira diversão do jogo é encontrada quando se tem companhia, seja ela jogando com você, ou te assistindo a jogar, mas isso não significa que é impossível se divertir sozinho.