Primeiras Impressões: Kingdom Hearts Melody of Memory

Kingdom Hearts é uma daquelas franquias que ao longo dos anos conquistou uma verdadeira legião de fãs pelo mundo todo, que são verdadeiramente apaixonados pelo seu mundo, e não é para menos, já que essa franquia traz diversos elementos e características dos jogos Final Fantasy, com a encantadora magia do mundo Disney, fazendo uma série que, mesmo puxando bastante das duas fontes, é bem única por si só, possuindo uma jogabilidade única e divertida e uma narrativa que, mesmo sendo considerada complexa por muitos, é cheia de reviravoltas, ótimos personagens, e momentos bem marcantes.

Mas além de momentos, personagens, e história bem marcantes, uma característica que também é tão marcante quanto são as músicas!

Cada mundo que você visitava no jogo, sempre a trilha sonora mudava para se encaixar melhor ao ambiente e o cenário, mudando sempre não só o tema principal do mundo, mas também o tema de batalha, ajudando assim a deixar cada mundo único e bem diferentes entre si, e tudo isso graças aos grandes talentos por trás das músicas da série, principalmente a compositora Yoko Shimomura, e a cantora Utada Hikaru, que com o seu vocal trouxe músicas realmente incríveis e junto de aberturas muito belas memoráveis.

E com tantas músicas ótimas, finalmente, após o jogo mais recente, que não só foi um dos melhores jogos da franquia, mas também o último capítulo dessa primeira saga, chegou a hora de relembrar todas essas músicas tão marcantes, e qual a melhor maneira de fazer isso além de um jogo de ritmo? 

Sim, finalmente depois de tantos anos, a franquia que teve boa parte dos seus jogos pertencentes ao gênero dos Action RPGs, tem o seu próximo grande título como um jogo de ritmo, e ficou bom? Olha, ainda falta um tempo até podermos conferir verdadeiramente o jogo completo, mas nós da NSV já aproveitamos e jogamos a Demo, que está disponível agora mesmo, e estamos prontos para compartilhar com você, as nossas primeiras impressões de Kingdom Hearts Melody of Memory!

Jogabilidade

Bom, para começar, vamos falar da Jogabilidade, que com certeza é o ponto de maior diferença entre todos os jogos.

Kingdom Hearts Melody of Memory segue de fato a jogabilidade que é de se esperar de um jogo de ritmo, ou seja, o jogo tem como principal base dele suas músicas, e para você se dar bem nas fases, deve acertar as notas conforme o ritmo das batidas e das melodias, mas Kingdom Hearts Melody of Memory é um pouco diferente nesse quesito.

Durante as fases, você controla o eterno trio de amigos da série, Sora, Donald, e Goofy (também conhecido e amado como Pateta por nós), que seguem o caminho em uma pista, e conforme os inimigos e elementos do cenário apareçam, temos que acertar eles, acertando eles ganhamos pontos, sendo que vários acertos sem erro acumulam em uma “Chain” (Que seria o “Combo”), e caso a gente erre muito, levamos dano, e levado muito dano, Sora é abatido e a música acaba.

Bom, a principal diferença aqui, é que a jogabilidade desse estilo foi de certa forma, foi “adaptada” para Kingdom Hearts, por exemplo no Playstation 4, que foi onde eu testei a demonstração, o botão X, acompanhado do R1 e do L1, servem para acertar os inimigos (Que fazem o papel das “Notas” ou “Batidas” dos jogos de ritmo), o botão O, faz Sora pular, e ao pressionar, ele pode usar a habilidade Glide, que é padrão na série, e ao pressionar Δ (Eu sei que essa letra é o “Delta”, mas vamos fingir aqui que é “Triângulo) em certas partes, é possível usar magias e habilidades, que também são padrões na série.

Caso você não tenha jogado os últimos jogos da série, ou não tenha jogado o jogo mais recente em um PS4, pode ser difícil reparar, mas os botões para essas ações, são os mesmos botões em que a gente realizava elas nos jogos principais dela, onde esses mesmos botões faziam as mesmas ações que fazem nesse jogo. 

Pode parecer um elogio um pouco estranho, mas como fã de Kingdom Hearts, eu adorei isso, porque por mais que seja sim um jogo completamente diferente do padrão da série, e que não tenha muita diferença do que um jogo de ritmo (Ou seja, apertar os botões certos na hora certa) o padrão dos botões parecia o mesmo que eu sempre estive acostumado a usar, passando uma a ilusão da ação da série, aquela mesma que os fãs adoram.

Bom, além desse detalhe em jogabilidade, há outro elemento que também marca presença aqui, que é o de RPG, já que a cada fase concluída, você não só ganha pontuação, mas também EXP, que aumenta o nível e as características dos seus personagens, mais especificamente HP, Strength, e Defense, sendo que HP aumenta o tanto de vida que temos, Strenght, para aumentar o poder de ataque que temos, e Defense, para reduzir o dano levado a cada erro. E além de ganharmos EXP, também ganhamos notas, que acredito que servem para desbloquear parte do conteúdo do jogo, que por mais que não tenham marcado presença na Demo, já foi bem claro em  Trailers que terá bastante conteúdo desbloqueável.

Por fim, na questão de jogabilidade, eu preciso falar do modo adicional que essa Demo tem, o modo Co-Op.

No modo Co-Op, o primeiro jogador toma posse de Sora, e o segundo de Riku, e ambos jogam juntos em uma única música, onde ambos devem sincronizar os seus ataques e ações na hora certa para se dar bem. Sinceramente, eu tive a sorte de poder experimentar esse modo com meu irmão, e sinceramente, ele é bem mais divertido do que parece.

Pode até parecer mais fácil a primeira vista, já que na teoria você deve prestar atenção somente no seu personagem, ao invés de prestar atenção em um trio, como no modo principal, mas aqui, os dois jogadores devem ser bons para conseguir uma boa nota, e além disso, há uma grande interação entre você e o seu parceiro, já que não só ele pode passar inimigos para a sua pista, para você tomar conta deles, como também pode te curar com a magia Cure, lhe dando apoio caso tenha falhado muitas vezes em acertar, demonstrando o verdadeiro trabalho em equipe!

O que eu mais gostei na adição desse modo, sinceramente, é que ele, pelo menos para mim, foi o mais único! De fato, não é difícil achar jogos de ritmo que contenham um modo Multiplayer para se divertir com seus amigos, mas a maioria desse modos é sempre um Versus, onde os dois competem para quem consegue a melhor pontuação, sendo bem difícil achar um jogo de ritmo onde os dois jogadores devem cooperar entre si, ou seja, não só é um modo que não vemos muito frequentemente nos dias de hoje em jogos de ritmo, mas também faz todo sentido para Kingdom Hearts, onde o poder da amizade faz a diferença!

Por fim, no jogo ainda temos vários modos, como o Memory Dive, o Boss Battle, dentre outros, mas infelizmente eles não estão disponíveis na Demo, então só nos resta esperar o lançamento final para conferir.

Visual e Trilha

Agora, saindo do Gameplay, vamos falar dos outros quesitos técnicos, que são o Visual e Trilha.

O visual do jogo é o mesmo de sempre, e sinceramente, eu achei o visual das fases, e dos personagens mais parecidos com os jogos remasterizados do que os vistos em Kingdom Hearts 3, não só em questão da vestimenta dos personagens serem as mesmas de Kingdom Hearts, e Kingdom Hearts Chain of Memories, e também dos cenários serem dos jogos anteriores, mas em questão dos próprios modelos mesmo.

De fato, isso não me incomodou muito, porque eles ainda estão bem bonitos, mas talvez isso possa incomodar alguns que esperavam o mesmo nível e padrão de modelos vistos em Kingdom Hearts 3, o jogo mais recente da série.

Mas pelo menos, um elemento que compensa isso, pelo menos na minha opinião, é o detalhe das fases, que são ótimos. Conforme vamos seguindo na música, o cenário vai passando por diferentes lugares e regiões do mundo, por exemplo, na música Sinister Shadows, de Kingdom Hearts II (2), a fase ocorre em Hollow Bastion, mas conforme você vai seguindo ela, os personagens passam por pontos interessantes e marcantes da história, como por exemplo, dessa fase, a sala Ansem’s Study. Além disso, quando passamos por esses cenários, os inimigos que aparecem na pista também mudam, como por exemplo, quando passamos perto do computador onde reside Tron, que os inimigos são os mesmo do mundo dentro do computador.

Não são todas as fases que tem esses detalhes todos, já que algumas são bem similares do começo ao fim, mas as que tem são realmente lindas, e perfeitas para deixar feliz qualquer fã de detalhes, ou qualquer nostálgico por essas fases.

Já sobre as músicas, nós temos somente 6 para testarmos aqui na Demo, sendo que nos prometeram já 140 (Isso se não vier mais por DLC). Eu pessoalmente adoro as músicas de Kingdom Hearts, e também amo a Yoko Shimomura, mas não vou mentir, para a seleção de músicas da Demo, eu achei que vieram poucas músicas das favoritas dos fãs, o’que eu entendo, já que com certeza eles não querem estragar a surpresa para como vão ficar essas músicas no jogo final, mas realmente, eu esperava pelo menos uma música da Utada Hikaru aqui, mas eu não posso reclamar, já que como Demo, as músicas são ótimas para testar e ver como vai ser o jogo, e como as músicas serão tocadas nele.

O’Que podemos esperar

Além das músicas e dos outros modos, mais alguns detalhes que já foram revelados, e já apareceram em trailers já foram confirmados, como a possibilidade de jogar com outros tipos de personagens (Como o trio de Birth By Sleep e o de 358/2 Days), e também, no jogo haverá mais modos além do de seleção de músicas presentes na Demo, como um modo Versus (Que será Online), um modo World Tour, que retorna com a seleção de mundos no estilo de Kingdom Hearts II (2), e um modo Museum, para não só ouvirmos as músicas do jogo, como também vermos arquivos de história, colecionar cartas, e muito mais.

O foco do jogo é principalmente o seu lado musical, mas ainda sim, como todo o jogo de Kingdom Hearts (Seja para o bem ou para o mal), partes importantes da história foram prometidas de serem reveladas aqui, dando continuidade aos eventos anteriores, principalmente sobre os próximos passos dos personagens da série, e sobre como eles poderão resolver o problema que foi introduzido a eles no último jogo (Sem Spoilers nos comentários, por favor!), ou seja, para os fãs da série que já estão ansiosos para saber o que acontece e como a história irá se desenrolar, isso já pode ser motivo o suficiente para adquirir o jogo, mas caso você não tenha pressa, eu recomendo você experimentar a Demo para ver se você gosta, e se ainda estiver na dúvida, espere o jogo sair, vai que após o lançamento, você não se sinta mais seguro a adquirir o jogo?

Kingdom Hearts Melody of Memory estará disponível dia 13 de Novembro, para Playstation 4, Nintendo Switch, e Xbox One.