Primeiras Impressões: HUMANKIND

Trazendo uma proposta bem única, e até mesmo impressionante, HUMANKIND é o mais novo jogo que está sendo desenvolvido pela Amplitude Studios, que, participando do gênero estratégia, permite ao jogador a possibilidade de não só traçar o destino de uma civilização, mas até mesmo da própria raça humana, podendo manipular e coordenar diversos tipos de eventos e criar uma história única para os seres humanos, do seu jeito, ou melhor, como é dito no próprio material promocional do jogo “É mais do que uma história, é a sua história” (“It’s More than history, it’s your story”). 

E bem, do que se trata o jogo? Como é a sua jogabilidade? Venha conferir agora mesmo! Na nossa matéria de primeiras impressões de HUMANKIND!

Em HUMANKIND você deve fazer a sua própria civilização crescer e se desenvolver durante as eras, indo da era neolítica até a era moderna, sendo que em cada era, há elementos e possibilidades únicas, que cada vez mais vão se expandindo e se expandindo conforme passam-se os anos, ou melhor, nos turnos, já que cada decisão do jogo é feita conforme se passam os turnos.

Por exemplo, na era neolítica, você começa com uma tribo nômade, e deve se preocupar com o sustento dela, procurando frutas e alimentos vegetais, caçando animais para poder adquirir pele e carne, procurando abrigos para poder se organizar e reivindicar uma área de desejo, e até mesmo se encontrando com outros povos nômades, que podem ou se aliar a você em uma aliança que beneficie ambos, ou podem guerrear entre si, com o intuito de adquirir algo de útil que a população que você derrotou possuía.

Um detalhe interessante é que vale citar a jogabilidade, também é a questão de escolhas. Conforme você segue e faz decisões durante os turnos, é possível que algum evento aconteça, e esses eventos não só irão afetar de maneira bem profunda o seu progresso no jogo, mas também no desenvolvimento de sua população, essas decisões vão para os tipos de aliança que você quer fazer com outras populações, como sua população irá revidar ao receber um ataque, ou sofrer algum acidente devido a desastres naturais, como você irá cuidar da população, e até mesmo o tipo de crença e religião que eles irão ter, tudo está em sua escolha.

Conseguindo bem sustentar a sua tribo, e fazendo ela crescer com sucesso, tanto realizando essas atividades para a sobrevivência, como aumentando as habilidades de agricultura, de manuseio e caça, é possível fazer ela prosperar, e ao prosperar, ela irá sobreviver e se manterá em as outras eras, sendo essas eras cada vez mais próximas a modernidade e sempre baseadas na realidade, já que você forma a parte estrutural e cultural da sua população conforme os diversos tipos de eventos da história humana.

Importante citar também que, ao seguirem a essas eras diferentes, cada uma irá adicionar mais opções e decisões diferentes na jogabilidade, se adequando a cada fase da história humana, sendo essa uma mecânica que,  por mais que até o momento não sejam em uma quantidade muito grande, fazem sim uma grande diferença.

Para fechar, HUMANKIND também traz um sistema que indica o quanto a sua população influenciou na história da humanidade até aquele ponto, sendo esse um sistema que mede não só o impacto da sua população, mas também a sua fama. Isso é interessante porque é um indicativo de como está o progresso de sua população, e oque você pode fazer não só para prosperar mais, mas para prosperar mais do que as outras populações, e isso realmente é algo único.

HUMANKIND é um jogo que eu considero que vale a pena ficar de olho caso você não só seja um fã de jogos de estratégia, mas também se você gosta de temas como história e a cultura humana, já que esse traços no jogo não só são bem marcantes como bem desenvolvidos, ou é o’que é perceptível nessa primeira impressão, e sinceramente, o jogo realmente promete ser tão grandioso como tudo indica, mas, assim como na história da humanidade, só nos resta esperar para ver.

HUMANKIND está marcado para ser lançado dia 21 de Abril de 2021.