Primeiras Impressões: Dude Where’s my beer

dude where's my beer

Olá amigos, hoje vamos falar sobre Dude, where’s my beer. O jogo foi desenvolvido por Arik Zurabian e ilustrado por Edo Brenes. Teve seu lançamento em novembro de 2020 e desde então veio conquistando seu espaço conseguindo se qualificar como um dos melhores jogos da Noruega.

A premissa do jogo é extremamente criativa. Somos um senhor na faixa dos 30-40 anos. E temos um único objetivo em frente, conseguir uma simples Cerveja Pilsen Gelada. O objetivo que parece simples se mostra um grande desafio visto que paramos numa cidade onde a cultura da cerveja artesanal está dominando as vendas.

Gráficos e jogabilidade

O jogo, que é Point n’ Click, não inova na jogabilidade do gênero, mas isso não é um ponto negativo, visto que é muito bem feito. O protagonista muitas vezes quebra a 4ª parede para nos explicar sobre seus problemas pessoais, e expressar os motivos para não fazer determinadas ações. Conforme obrigamos nosso personagem a se embriagar com as horríveis cervejas artesanais, conseguimos fazer ações que antes não conseguíamos.

A trilha sonora acompanha o ambiente em que estamos tornando bastante verossímil nossa transposição ao personagem principal, seja em uma pacata rua ou em um pub tocando metal. O traço desenhado do jogo acompanha bem a atmosfera,  por meio da arte, conseguimos sentir o quão deslocado o nosso personagem está deste mundo de aparências criado.

Dude where is my beer: A proposta

Dude where’s my beer, é uma hipérbole a respeito da cultura hipster contemporânea, regada de um humor sarcástico e sincero, que funciona para os dois lados. Podemos nos relacionar com tanto com o protagonista que quer uma simples cerveja pilsen, tanto com as outras pessoas em volta, que simplesmente não conseguem entender como alguém ainda quer uma cerveja comum.

Os puzzles são criativos e divertidos de se resolver, ainda mais quando mesclados com a mecânica de sobriedade do protagonista. O tempo médio para termina-lo é por volta de uma hora e meia, a duas horas. Um tempo ótimo para desfrutar do jogo, visto que a mecânica pode acabar ficando maçante, se repetida por muito tempo.

O jogo consegue entregar com maestria uma boa narrativa, bem humorada, e com um tempo bom de aproveitamento. Dude Where’s my beer é uma ótima pedida para quem gosta de jogos point n’ click, sátiras sociais e bem humorado. O jogo é tão simples e tão criativo quanto a sua proposta. O Final deixa algumas pontas soltas para continuação. mas ainda que ela não exista, termina de uma forma que casa com a proposta do jogo.