Primeiras impressões: Balan Wonderworld

Com uma expectativa, e promessa bem promissora, Balan Wonderworld é um dos projetos mais interessantes e únicos da Square Enix para o ano de 2021, e como não ser? O time de produção é formado por vários integrantes de peso, tanto alguns veteranos dela, como Ryo Yamazaki e Kazuyuki Ikumori, mas também integrantes que acabaram de chegar, mas já possuem um bom nome na indústria, como Naoto Oshima, e talvez o mais famoso deles, Yuji Naka, que juntos, formaram um time único dentro da nova casa, a Balan Company, que traz consigo como título de estreia, Balan Wonderworld, que está sendo prometido pelo próprio time como uma experiência única e nunca vista aos jogadores, mas será mesmo?

Bom, por sorte, temos a Demo de Balan Wonderworld para começarmos a ter um gostinho de como sera essa aventura mágica, que promete ser inesquecível!
Mas antes de começarmos a falar dela em si, claro, vale sempre a pena lembrar! As experiências que serão comentadas aqui são sobre a recente Demo de Balan Wonderwold, ou seja, de um produto que ainda está em desenvolvimento, portanto, é sempre possível que o produto mude até a versão final dele, então fique atento caso qualquer mudança ocorra daqui para a versão final!

Então, sem mais delongas, Simbora meu povo!

Bom, um detalhe bem interessante e muito legal já do início do jogo, é a possibilidade de escolher com qual protagonista você irá jogar, sendo suas opções o garoto, Leo Craig, e a garota, Emma Cole, e dois detalhes bem legais aqui já são perceptíveis, primeiramente, é possível não só escolher o personagem, mas também a aparência dele, sendo suas opções a cor de pele e cabelo, não é possível combinar cores de pele e cabelos diferentes, mas ainda sim é um toque bem legal, já que as opções são bem universais. Já o segundo detalhe legal do começo, é que independente de qual opção você escolher, a Cutscene pré-renderizada, irá de acordo com a escolha feita, ou seja, ela não tenta “esconder” o personagem nas cenas, para adequar a sua escolha para qualquer uma, pelo contrário, os personagens, independente de sua escolha participam muito bem, e isso é ótimo!

E então, ao começar o jogo, e fazermos nossa escolha, somos apresentados a esse mundo com duas Cutscenes separadas, sendo a primeira uma que mostra um pouco do nosso personagem, e de como ele não se mostra muito bem consigo mesmo, e a outra que mostra como eles foram parar no mundo maravilhoso de Balan, que, mesmo sendo apresentada em uma lingua fictícia, possui legendas para que você entenda a situação.

Já nessa Cutscene também, vale mencionar outros detalhes legais, que serão frequentes mais para frente. Balan, um dos personagens principais, é muito carismático, e possui uma presença ótima, mostrando tanto animação e magia, como uma ponta de mistério, em uma Cutscene muito bem animada, e o outro detalhe, é que não só as legendas estão disponíveis em portugues brasileiro, mas com uma ótima tradução, se utilizando de termos como “Epa”, “Puxa Vida”, etc, dando um carisma mais próprio para todo o enredo e contexto da aventura.

Após a Cutscene, finalmente podemos começar a jogar, sendo o primeiro ambiente em que estamos dentro desse mundo mágico, a Ilha dos Tims, que é onde será a base principal do jogo, sendo os Tims pequenas criaturas mágicas e adoráveis, que possuem diversas cores e características diferentes, e serão essenciais em sua aventura, já que não só participarão de forma muito importante nela, como também irão lhe auxiliar, lhe dando itens escondidos, te fornecendo suporte, e muito mais, porém, que precisam ser alimentados com “Gotas”, que são pequenos cristais de cores diversas que podem ser encontrados durante as fases, além disso, os Tims podem desbloquear outras áreas na ilha, se bem cuidados.

As primeiras fases que temos disponíveis são os atos 1 e 2 do primeiro capítulo, nomeado “O Homem que afronta tempestades”, e nelas, você deve passar por um cenário cheio de desafios, plataformas, inimigos, obstáculos, e etc. 

Nas fases, você tem livre acesso do personagem, podendo andar para onde quiser. Nas fases também, estão um dos maiores destaques da jogabilidade do jogo, os trajes e fantasias, que irão conceder diversos poderes ao seu personagem, desde dar um pulo giratório, para quebrar caixas e derrotas inimigos, a possibilidade de dar socos a longa distância, planar, e por aí vaí. Mas vale lembrar que o principal das fases, além de chegar ao fim delas, é o de coletar o máximo possível de coletáveis, principalmente as Gotas, de diversos tamanhos e cores diferentes, e as Estatuetas de Balan, que podem ser adquiridas de duas formas, tanto encontrando elas em pontos escondidos da fase, ou no “Desafio do Balan”. O Desafio do Balan é um Minigame que funciona como um Quick Time Event, em que o personagem Balan irá executar uma série de ações em sequência, que para serem bem sucedidas, você deve pressionar o botão de ação no tempo certo, quando a sombra de Balan estiver alinhada a posição do personagem, ou apertando o botão de ação de forma repetida, conseguindo passar por esse desafio de forma excelente irá não só te parabenizar com um bonificador para o ganho de Gotas, mas também com uma estatueta.

As estatuetas também são muito cruciais porque a sua função, além de ser um colecionável é a de desbloquear novas fases, como por exemplo, se você conseguir coletar o número necessário delas nos atos 1 e 2 do primeiro capítulo, será possível desbloquear o primeiro ato dos capítulos 4 e 6 da Demo, que irão mostrar fases bem diferentes visualmente, e com temáticas diferentes, mas não quero dar Spoiler para essas surpresas por aqui.

Por fim, em cada capítulo, há um ato final, onde o jogador deve enfrentar um chefe. Esse último ato é especial porque, além de enfrentarmos esse chefe, iremos ver uma Cutscene pré renderizada de sua história, de como o protagonista do capítulo teve os seus sentimentos positivos se tornando negativos, e como o misterioso vilão se aproveitou desse momento de fragilidade. E também, quando derrotado o chefe, além de ter uma comemoração bem divertida dos personagens dançando ao final do capítulo, vemos mais uma Cutscene, onde, após enfrentar um determinado problema, o protagonista do capítulo não desiste e segue em frente. E sim, quando eu falo “O protagonista do capítulo”, não é engano, já que, o seu personagem deve ajudar vários protagonistas de diversas histórias, que estão passando por dificuldades, sendo a narrativa deles os temas de cada fase.

No geral, essa é a jogabilidade do jogo, e alguns dos detalhes, agora quero dar as minhas opiniões, que sim, serão um pouco mais parciais e baseadas na minha experiência, que pode sim ser diferente de outros jogadores e leitores. Balan Wonderworld não é nem de longe uma demo ruim, e não mostra em si um jogo ruim, mas não devo negar que, em todo o hype que era apresentado pelos próprios desenvolvedores, e por todo o material promocional, pode se dizer que sim, eu esperava um pouco mais.

O que eu quero dizer aqui é que, Balan Wonderworld se mostra um bom jogo no quesito aventura, ação e plataforma, mas ele não vai muito além disso, da boa execução, principalmente em questão a sua jogabilidade. A jogabilidade é bem similar a outros jogos de plataforma do gênero em que Balan Wonderworld se encontra, tanto em poderes disponíveis pelas fantasias, como também em questão de combate, e controle, não há muito o que diferencia este quesito.

Por sinal, acredito que isso também se deve a simplicidade da jogabilidade também, sendo um dos exemplos mais fortes disso o fato de que há somente um único botão de ação, ou seja, todos os botões de ação correspondem a mesma ação, que é o pulo quando você não está fantasiado, e a ação da fantasia quando você está fantasiado, não sendo possível por exemplo, pular normalmente se a sua fantasia não tem uma habilidade que se utiliza do pulo por exemplo.

Mas, em compensação a jogabilidade que é um pouco simples, os outros quesitos do jogo em considerei realmente fantásticos! Principalmente em questão visual e sonora, além de toda a imaginação e criatividade por trás da ambientação.

Os cenários, as cutscenes, e até os visuais dos personagens e inimigos são lindíssimos, sendo cada capítulo não só bem único, como bem imaginativo, se utilizando dos seus conceitos e temas para criar os desafios das fases. Além disso, de fato as Cutscenes são realmente belíssimas, tanto as renderizadas quanto pré renderizadas, sempre com muito charme, carisma, animação, cores, e mais. As músicas do jogo, as das fases, a do menu, sem exceção são muito bonitas, com ótimas melodias instrumentais.

Então, pelo menos para mim, esses foram os pontos fortes do jogo, a sua parte técnica, mas essa é a dúvida, mesmo com todas essas qualidades visuais e sonoras, mesmo o jogo sendo um verdadeiro espetáculo no quesito técnico, vale a pena só por isso? Então, essa é a dúvida que eu deixo, porque acredito que para alguns esses elementos podem compensar a jogabilidade simples, mas para outros jogadores, acredito que isso não seja o bastante.

Então, eu pessoalmente acredito que vale sim a pena esperar um pouco mais de informações e detalhes sobre o jogo, já que eu realmente me encantei pelos seus pontos positivos, mas caso você tenha se decepcione um pouco com a demo, principalmente pela jogabilidade, é totalmente plausível e justificável se você pensar em desistir do lançamento, realmente é algo que temos que esperar para ver se o resultado será tão bom quanto é prometido pelo time por trás do título.

E você? Está ansioso para o jogo? Já jogou a Demo? Conte para nós!