Em Fevereiro de 1996, os primeiros jogos de Pokémon eram lançados no Japão, os primeiros passos de uma franquia de sucesso. Na verdade, a franquia mais lucrativa de todos os tempos de acordo com um estudo de 2019 da Title Max. Nestes 25 anos a franquia nos proporcionou dezenas de jogos, 23 temporadas de anime, vários filmes, e incontáveis tipos de merch.
Para comemorar os 25 anos desta franquia, esse mês teremos o POKEMONTH. Um mês inteiro com textos sobre os jogos da franquia toda segunda feira durante este mês. E a melhor forma de começar o mês é falando sobre os aniversariantes, então, vamos falar um pouco sobre como os RPGs Pokemon Red, Blue e Green surgiram.
Gráfico de Franquias Mais Lucrativas
Tem a ver com nunca desistir
Essa história começa em Setagaya, no Japão, onde vivia o menino Satoshi Tajiri, que sempre quis ter animais de estimação, mas sua mãe nunca o autorizou a criar um bichinho. Isso não impediu que o menino brincasse com bichos, mas ao invés de um cachorro ou gato, Satoshi costumava brincar com insetos. Procurar, encontrar, pesquisar, colecionar e até mesmo trocar com seus amigos que também colecionavam.
Satoshi cresceu e desenvolveu gosto por vídeo games, em um primeiro momento, começou a trabalhar para uma revista como tester. Mas em 1982 ele e alguns amigos decidiram que era hora de tentar algo maior, e juntos criaram a Game Freak. E no final da década, a empresa se muda para um prédio da Nintendo. Foi quando a empresa começou a publicar jogos como Mendel Palace em 1989 e Yoshi em 1991.
Satoshi Tajiri
Nosso sonho, não terá fim.
Neste mesmo ano, Satoshi pensou em um jogo no qual as crianças poderiam colecionar bichinhos, encontrar, capturar e até mesmo trocar com seus amigos. Como ele fazia em sua infância. A ideia surgiu depois de ver pessoas jogando GameBoy in Flax. Quando um dos jogadores tinha um bicho envenenado, e os gameboys estavam conectados pelo Cable Link do Gameboy, uma forma de jogar com seus amigos.
Com as florestas sendo reduzidas com o constante avanço das cidades, o jogo de Satoshi poderia ensinar as novas crianças como era a experiência de caçar insetos na floresta. Com o aval da Nintendo e sua equipe pronta, o jogo começou a ser desenvolvido em 1991, sendo concluído e lançado em 1996 para Gameboy. O nome escolhido foi Pokémon, um derivado do termo Pocket (POKE) + Monsters (MON), significa “Monstros de bolso”. Os primeiros jogos foram Red, Blue e Green (sendo este último um lançamento exclusivamente japonês)foram um sucesso imediato. Em seu primeiro ano, as vendas das 3 versões do jogo somaram 8 milhões de cópias no mundo inteiro, mesmo com uma divulgação praticamente inexistente em um primeiro momento.
Uma aventura vai começar
O jogo começa da Cidade de Pallet, no continente de Kanto, onde uma criança finalmente está pronta para se aventurar pelo mundo pokémon. Mas é perigoso ir sozinho, então o Professor Carvalho lhe cederá um Pokémon, cada um deles tem um tipo diferente, Charmander (fogo), Squirle (água) e Bulbassauro (Grama), e com seu parceiro você viajará por todo o continente, descobrindo novos tipos de criaturas, trocando monstros com seus amigos, lutando contra outros treinadores, contra líderes de ginásio, contra uma organização criminosa e contra a elite, até se tornar
O campeão regional.
No Caminho da vitória, Vou escrevendo minha história
E este foi o começo de uma das maiores franquias de todos os tempos, os jogos não eram perfeitos, com diversos bugs e problemas de balanceamento nos monstrinhos e suas tipagens. Mas isso não impediu seu grande sucesso. Os jogos foram tão impactantes que mesmo com a franquia recebendo outros jogos em outras regiões, O continente de Kanto foi apresentado em um novo console em 29 de Janeiro de 2004, quando os jogos receberam dois remakes: Pokémon FireRed e LeafGreen para Gameboy Advanced, que venderam meio milhão de cópias em sua primeira semana no Japão.
Um grande começo para uma grande franquia, e apesar de todas as controvérsias e desavenças entre a empresa e os fans, nestes 25 anos, Pokémon continua vendendo como água. O último jogo da franquia principal tendo vendido 16,06 milhões de unidades, tornando-se o quinto jogo mais vendido de Nintendo Switch, e o spin off Pokémon Let’s Go é o sexto jogo mais vendido da plataforma. E quem poderia imaginar que essa ideia tão “simples” tomaria proporções gigantescas?
E esse foi o começo de tudo, te vejo semana que vem para o próximo texto do Pokemonth!