Quem acha que a vida de um treinador é só viajar pelos continentes e batalhar com lideres de ginásio está muito enganado. Os jogos da franquia principal costumam ser bem espaçados, mas nem por isso o treinador passa fome, estamos bem servidos com o anime e ótimos spin Offs, então vamos falar um pouco sobre eles!
5-Deterive Pikachu
Lançado em 2016 no Japão para nintendo 3DS, com retorno marcado para o Nintendo switch e uma bilheteria milionária nos cinemas, o pikachu falante e viciado em café não poderia ficar fora dessa lista.
Sabe aquele jogo que você pensa “vai dar errado”, mas fica feliz por ter queimado a língua? Poisé, para mim, esse jogo foi detetive Pikachu. Acho você é jm menino Tim Goodman encontra um pikachu falante (que só ele consegue entender), esse Pikachu não é muito bom com seus poderes elétricos, mas diz ser um ótimo detetive, e se Junta a Tim para ajudar o garoto a encontrar seu pai, enquanto tenta descobrir mais sobre si mesmo.
E se você não está disposto a jogar, mas está interessado na história, o filme de mesmo nome lançado em 2018 é uma excelente adaptação!
4- pokemon Ranger
O que é Pokemon Ranger? Para a tela touch do Nintendo DS, é a destruição. Para mim, são os spin off mais divertidos da franquia.
Essa série recebeu 3 jogos, Pokémon Rangers; Pokémon Ranger Shadows os Almia e Pokemon Ranger Guardian Signs, todos lançados para Nintendo DS. Aqui você se tornará um Ranger, ele não é um treinador, sua função é proteger os Pokémon locais da sua equipe criminosa local (que varia em cada um dos jogos). Já que não pode captura-los, aqui eles apenas executam algumas tarefas para te ajudar (depois de prende-los em círculos feitos na tela touch do ds). Se a captura não é o foco aqui, a história e o humor são seu maior atrativo.
3- Pokemon stadium
Se você quer batalhas, esse é o jogo para você! Primeiramente lançado para o Nintendo 64. recebeu 3 jogos no Japão, mas apenas dois deles foram lançados no resto do globo.
Pokemon Stadium te apresenta a um simulados 3D de batalhas e alguns minigames (Em Stadium 2), os sprites impressionavam para a época e o jogo tornou-se bem popular entre os fans da franquia principal. Stadium permitia trazer seus monstrinhos dos jogos Red, Blue, Green e Yellow para batalhar neste jogo.
2- Pokemon Mystery Dungeon
E se ao invés de comandar um Pokémon, você se tornasse um deles? Pois bem, este é o seu destino nos 11 jogos de Mystery Dungeon.
Desenvolvida pela Spike Chunsoft, o primeiro jogo da série chegou em 2005 para Game Boy Advanced e seu lançamento mais recente foi em 2020, para Nintendo Switch. Aqui você é um humano que acaba de se tornar um monstrinho de bolso por algum motivo misterioso. Cada jogo possui sua história distinta, mas a gameplay padrão é se aventurar em diversas dungeons com outros Pokémon para resgatar outro bichinho, enquanto tenta descobrir o que aconteceu com você e faz amizades com outros mosntrinhos que te acompanharão nestas aventuras. Assim como na franquia principal, aqui os jogos são lançados em duas versões
1- Pokemon Go
É pra fingir surpresa? Pokemon Go é o mobile desenvolvido pela Niantic, e vocês se lembram da hype absurda? Dos brasileiros chupando dedo enquanto gringos já estavam jogando?
Felizmente não esperamos muito, e o jogo chegou ao Brasil em julho de 2016 para Android e IOS. Acho que o jogo dispensa apresentações, mas só para te situar: Pokemon Go é um jogo que utiliza de realidade aumentada, câmera do celular e GPS para proporcionar a experiência de capturar Pokémon, batalhar com outros treinadores, com a equipe rocket, conquistar ginásios e, como já diz o lema da franquia, capturar todos!
Apesar de seu começo lento, incluindo apenas os bichinhos de kanto e sem muito o que fazer além de capturar, a chegada de novos monstrinhos, desafios, Raids, missões temporarias,etc. O jogo continha muito forte e popular tanto entre os jogadores mais ávidos quanto entre os jogadores mais casuais.
E para você, quais são seus Spin Offs favoritos ? Sentiu falta de algum na lista? Ou espera a Volta de algum destes? Eu estou bem ansiosa para Detetive Pikachu no Switch, e adoraria o retorno de Pokémon Ranger, se bem que no switch, a mecânica de captura com joycons seria bem cansativa para os braços…