O Começo Conturbado dos Games no Cinema

A indústria do cinema e a dos jogos tem várias coisas em comum, entre elas a capacidade de nos levar a outros mundos. Isso nos ensina a enxergar novas realidades e possibilidades, e pode levar o público a universos que nunca poderíamos experimentar na realidade. A união destas indústrias tão mágicas e lucrativas era só questão de tempo.

Atualmente, as adaptações de jogos para as grandes telas tem sido bem aceitas pelo público, Jogador Número 1 (2018) gerou mais de 500 Bilhões de dólares em bilheteria; Pokémon: Detetive Pikachu (2019) conseguiu mais de 400 milhões de dólares em bilheterias globais, e Sonic- O Filme é a segunda maior bilheteria de 2020, sendo a maior bilheteria para um filme de herói deste ano (competindo apenas com Aves de Rapina). Mas o início deste relacionamento entre estas gigantes do entretenimento não foi tão glorioso.

O Nascimento

O primeiro filme baseado em um jogo foi lançado em 1986, Super Mario Bros: Peach Hime Kyushutsu dai Sakusen! O que pode ser traduzido como “Super Mario Bros: A Super Missão Para Salvar A Princesa Peach”. Esta colaboração entre Nintendo e Grouper Productions foi dirigida por Masami Hata e distribuído pela Holly Planning Production. A história conta com algumas referências aos jogos já lançados da franquia e um enredo original. A animação longa metragem foi lançado apenas no cinemas japoneses e posteriormente em VHS, mas nunca chegou a ser lançado fora do Japão. O primeiro filme sobre jogos de lançamento global só chegaria anos mais tarde, e novamente, protagonizado pelo encanador bigodudo da Nintendo.

O Primeiro Live Action

Super Mario Bros é um filme estadunidense lançado em 1993. Desta vez, os diretores optaram pelo formato live action (protagonizado por atores reais). Dirigido por Annabel Jankel e Rocky Morton, produzido pela Hollywood Pictures, Cinergi production em parceria com Nintendo. O filme tem a premissa básica de Princesa que precisa ser salva, mas desta vez a história está bem diferente de tudo que já vimos nos jogos desta franquia.
O enredo nos conta que 65 milhões de anos atrás, os dinossauros dominavam a Terra, mas quando um enorme meteoro atingiu a Terra, dois fenômenos distintos ocorreram simultaneamente. O impacto que causou a morte de milhões de dinossauros também abriu um postal no espaço tempo, gerando uma dimensão alternativa onde alguns dinossauros conseguiram se refugiar. Nesta dimensão, os dinossauros foram capazes de evoluir e gerar uma civilização própria.
Já no dias atuais, a terra parece ser exatamente como a conhecíamos nos anos 90, mas o primeiro sinal de que a realidade de humanos e dinossauros podem se conectar acontece quando um convento recebe um ovo gigante, e dele nasce uma criança, que cresce sob os cuidados das irmãs do convento. A aventura acontece em um timeskip de 20 anos, quando os irmãos Mario e Luigi, dois encanadores do Brooklyn, tentam ganhar a vida de forma honesta quando se veem presos em meio a uma missão para salvar a princesa do povo dinossauro.

O Fracasso

Além de ser considerado por muitos o primeiro filme baseado em um jogo, este filme também foi responsável por começar o estigma de que “filme sobre jogo não presta”. Esse filme é uma atrocidade, do humor questionável à narrativa fraca, não há muito o que defender aqui, mas o ponto crítico para muitos fãs foi a diferença tremenda entre ele e o material original, já que se você substituir o nome dos protagonistas, é uma obra completamente diferente.

 O Legado

Apesar de seus 48 milhões de dólares para produção, o filme só arrecadou pouco mais de 20 milhões de dólares, sendo um grande fracasso de bilheteria e opinião pública. Bob Hoskins (Ator que interpretou Mario) disse em entrevista que este foi o pior trabalho de sua carreira, Dennis Hopper (Ator que interpretou Luigi) também já afirmou que não gostava de seu papel. E Shigeru Miyamoto (criador de Super Mario Bros) ao se pronunciar sobre o filme disse que a produção realmente se esforçou, mas comenta “ A única coisa que eu ainda tenho alguns arrependimentos sobre é que o filme pode ter tentado chegar um pouco perto demais para o que os videogames Mario Bros eram. E nesse sentido, tornou-se um filme que era sobre um videogame, ao invés de ser um filme divertido em si mesmo”.
Apesar de ser um desgosto imenso para a fanbase e para os envolvidos no projeto, o filme recebeu indicações ao Saturn Awards por seus figurino e maquiagem.  E ainda se tornou um clássico cult, afinal, as vezes nós só precisamos de um filme trash para dar boas risadas. Mesmo que o começo do relacionamento entre cinema e jogos não tenha sido dos melhores, sem dúvida, foi um começo memorável. E se você também gosta de um filme meio trash, recomendo demais, garanto muita confusão e risadas.