Nuts & Milk – O Jogo dos Românticos (ou quase) para Famicom

Capa de Nuts & Milk

Estamos no mês do Dia dos Namorados, e decidi trazer pra vocês o jogo Nuts & Milk da Hudson Soft, que se trata de um game estilo arcade de Famicom/NES onde você tem que disputar pelo amor de uma menina, e vou contar sobre ele aqui no MDA.

No jogo você controla uma bolha rosada ambulante chamada “Milk“, que precisa resgatar a sua noiva “Yogurt” das mãos de “Nuts(uma bolha de pigmentação azul esverdeada), já que Nuts é obcecado pela Yogurt (mesmo ela preferindo o Milk), ele e Milk disputam pelo amor e afeto dela, então em todas as fases você precisará resgatar Yorgut coletando itens pelo caminho, e enfrentar a resistência de Nuts.

Os controles do jogo são bem simples, pular e caminhar pelas plataformas, o seu objetivo é coletar todos os itens presentes na tela/fase que você abre a casa de liberta Yogurt, tem que evitar o Nuts te perseguindo à todo custo (pulando por cima dele, e dando um perdido nele), além disso tem algumas toras de madeira para escalar e trampolins que precisa-se apertar o botão de pulo em cima da mola pra pegar impulso, quando você liberta a Yogurt, você passa de fase.

Primeira fase do jogo Nuts & Milk
Primeira fase do jogo Nuts & Milk

Ao avançar as fases comuns, você acaba jogando também as rodadas bônus, onde o Milk coleta todos os itens e em seguida chegar até à Yogurt, mas não há a presença do Nuts nessas fases, só um tempo cronometrado pra somar depois como pontuação bônus.

Rodada Bônus do Nuts & Milk
Rodada Bônus do Nuts & Milk

E é basicamente isso que tem pra resumir do do jogo, é um joguinho bacana mas pode acabar entediando o jogador em determinado momento, principalmente porque ele tem 50 Fases onde você tem o mesmo objetivo, as coisas que podem mudar é ter mais de uma quantidade de Nuts para te perseguir, o posicionamento de plataformas, uma coisa que me incomodou é a questão dos trampolins, no começo eu segurei o botão de pulo ao invés de apertar na hora, falando em pulo…é horrível você aterrissar em plataformas que tem uma distância de dois blocos, parece que você tem que cair num “pixel perfect”. E por último é as toras de madeira que são escaláveis, despistando essa lógica maluca, o maior problema delas é que você não pode pular enquanto você está em cima delas, e isso pode confundir a cabeça do jogador.

Mas mesmo com esses problemas, o jogo é bacana.

Fase de Nuts & Milk com o letreiro "Nuts"
Fase de Nuts & Milk com o letreiro “Nuts”

Uma coisa que chama a atenção é que ele foi lançado pela Hudson Soft (a mesma empresa responsável pelo Bomberman), e foi o primeiro jogo lançado para Famicom/NES de uma empresa Third Party (ou seja, uma empresa de terceiros), é preciso lembrar também que o jogo ganhou versões pra microcomputadores da época, como o MSX. Não joguei a versão de MSX (ainda), mas visualmente falando o jogo é totalmente diferente da versão de NES, já que a versão de NES é um ‘side-scrolling’, e seu layout parece muito com o primeiro jogo do Donkey Kong de Arcade.

Anos depois o jogo ganhou alguns relançamentos (assim como o jogo original, infelizmente exclusivo no Japão), a Hudson Soft lançou pra Game Boy Advance, Celular, Virtual Console de Wii etc, e mais tarde a KONAMI (atual proprietária dos assets da Hudson Soft) relançou para Virtual Console de Wii U e Nintendo 3DS.