MY HERO ONE’S JUSTICE 2: Será esse um jogo PLUS ULTRA?

INTRODUÇÃO

MY HERO ONE’S JUSTICE 2 é a sequência da série de jogos MY HERO ONE’S JUSTICE (Mals se foi óbvio), série essa que traz ao mundo dos Games o universo do mangá e anime de sucesso My Hero Academia (Ou “Boku no Hero Academia” se você quiser), Sendo um jogo produzido pela Byking, uma empresa bem desconhecida desse canto do mundo, mas foi responsável pelos jogos da série Gunslinger Stratos e Train Toramaru: Connect e Solve.

Já sobre a sua publicação, a responsável foi a Bandai Namco, bem mais conhecida por aqui, e responsável pela publicação de uma tonelada de jogos de animes, como os de Dragon Ball e Naruto por exemplo, mas também publica jogos que não vieram de mangás e animes, como os da série Tales, ou até mesmo um dos títulos mais aguardados recentemente, Cyberpunk 2077.

Bom, mas e sobre a história de que se trata o jogo?

NARRATIVA

My Hero Academia conta a história de Izuku Midoriya, um menino que, mesmo sendo um menino tímido e de bom coração, possui o desejo de ser um Super herói tão incrível quanto o seu maior ídolo e inspiração, o All-Might, um herói tão incrível que é considerado até mesmo um símbolo da paz.

Eu até poderia falar mais dessa história incrível e envolvente que é MHA, mas se você quiser conhecer mais sobre, eu recomendo a você ler o mangá, que está sendo publicado aqui no Brasil pela JBC, ou ver o Anime, que está sendo distribuído aqui no Brasil pela Crunchyroll, ambas as opções são ótimas e valem muito a pena, e se você quiser mais, nós da NSV – Mundo Geek temos já temos várias matérias sobre, então você é mais que bem vindo a ler e conhecer mais sobre.

E bem, ai vai um pouco do problema, é praticamente impossível eu falar sobre a narrativa do jogo sem dar Spoilers, porque a história contada aqui começa do meio da 3a Temporada (O arco do exame das licenças provisórias), até o meio da 4a Temporada (O arco de resgate a Eri), porém, eu posso falar sobre como essa história é contada.

No jogo, a história é contada por meio do modo história, no qual você escolhe o capítulo que quer jogar, sendo que sempre antes de cada capítulo nos é contada a história do que está acontecendo, em um formato HQ, sendo os quadrinhos cenas do Anime.

Também sobre o modo história, ao você concluir ele uma vez, você irá desbloquear o Villains Side, que conta a mesma narrativa, só que do ponto de vista dos vilões, tendo assim algumas diferenças na história contada, e até mesmo nos cenários onde ocorrem as lutas.

JOGABILIDADE

O jogo funciona no modo Arena 3D, no qual os jogadores se enfrentam em um cenário tridimensional, com direito a vários golpes incríveis, poderosos e chamativos, bem cara de anime. No jogo, há 3 tipos de ataque que você pode usar, o primeiro é um ataque padrão, porém o segundo e o terceiro são ataques que usam a peculiaridade (ou Dom, como é introduzido no jogo), esses ataques são únicos para cada herói ou vilão que você vai usar, o Deku por exemplo, vai atacar usando suas pernas, fazendo uso do seu “Shoot Style”, já outro personagem, o Mirio, em um dos seus ataques, vai ficar invencível por um período de tempo, sendo que ele pode cair para baixo (Sim, você leu certo) e atacar o inimigo se lançando para cima, ou podendo contra atacar o inimigo se for atacado neste período de tempo.

Esses comandos são ótimos, porque não só refletem muito bem cada personagem e seus poderes, como também torna cada um deles bem único e distinto entre si, fazendo com que cada personagem tenha um estilo bem diferente de como jogar com eles.

Também sobre os ataques, muitos dos mais fortes conseguem lançar o adversário para bem longe, destruindo o cenário e tudo ao seu redor, ou até mesmo fazendo você ter que enfrentá-lo numa parede se ele for lançado para uma.

Um elemento aqui que é padrão para esse tipo de jogo é a barra de energia, aqui sendo a barra PLUS ULTRA, que você pode realizar os ataques especiais ao consumir elas, que vão desde versões mais fortes dos ataques dos personagens, combos que eles podem fazer, ou até mesmo as Técnicas secretas que os personagens aprendem na história.

Por fim, é possível também escolher os “Sidekicks”, que aqui são os assistentes, que ao serem chamados, irão executar um ataque, mas também se a barra PLUS ULTRA estiver com 3 níveis, é possível fazer com que eles também executam seus ataques especiais junto com você, e se for uma combinação de heróis ou vilões que possuem sinergia entre si, eles irão fazer uma técnica única.

APRENDENDO A JOGAR


Diversas vezes durante o jogo, quando você interage com uma opção do menu pela primeira vez, você é introduzido a tal opção pelo Present Mic, um dos super-heróis e professores da UA, a academia em que os protagonistas estudam, sendo que ele dá essa introdução de maneira bem detalhada, mas não se preocupe, caso você se esqueça o que fazer em tal opção de menu, é possível ouvir a explicação dele de novo caso surja alguma dúvida.

Já sobre como se virar nas lutas, os primeiros 2 Capítulos do modo história são feitos para isso, no qual o All-Might ensina para o Deku todas as mecânicas do jogo em um modo de treino, porém, somente com o Deku, se você quiser dicas ou técnicas para como usar algum personagem específico, você tem que ir por conta própria no treino e aprender os combos e truques por si só.

Mas não se preocupe, as combinações, combos e poderes não são muito complexos ou complicados, e por mais que no começo possa parecer confuso, não é difícil pegar o jeito de como jogar.

MODOS DE JOGO

O Jogo possui diversos modos além do modo história já mencionado várias vezes anteriormente, e alguns desses modos acabam sendo surpresas bem agradáveis e divertidas.

Um desses é o modo missão, no qual você cumpre diversas missões que o jogo lhe propõe, ao mesmo tempo que você faz essas missões, é necessário administrar sua própria agência de Heróis, recrutando e contratando diversos dos personagens jogáveis, sendo que a relação entre os personagens irá gerar bônus se a combinação for bem feita, por exemplo, se você formar um time com o Bakugou e o Kirishima por exemplo, pelo fato deles serem amigos, você receberá esse bônus, mas se ao invés do Kirishima você escolher a Camie  por exemplo, você não receberá nenhum bônus, e não só essas escolhas que impactam, sempre ao formar as equipes, se os personagens tiverem essa boa relação, eles poderão trocar palavras entre si, sendo essas interações únicas, ou fazendo referências a diálogos e eventos do mangá e anime.

Um modo padrão que existe aqui é o modo Batalha livre, que como se espera, permite você customizar como quer e jogar livremente contra a CPU ou contra um amigo seu.

Um modo que me atraiu a atenção é o Rede, que é o modo online do jogo, nesse modo, não só existem as partidas ranqueadas e não ranqueadas, mas também há um modo onde ocorrem eventos por tempo limitado, onde te dá regras e bonus específicos que você deve seguir, oferecendo recompensas exclusivas se você conseguir concluí-las.

O modo Arcade aqui também é bem interessante, porque, diferente do modo Arcade padrão de jogos de luta, você é apresentado a 3 rotas, as rotas α (Alfa), β (Beta) e γ (Gama), e ao escolher uma dessas rotas, você irá enfrentar diversos heróis e vilões, sendo que seu personagem sempre terá uma interação com eles ao concluir a luta.

Também um modo padrão nesse tipo de jogo é o modo Treino, que como o nome indica, você escolhe os personagens que quiser para treinar combos, técnicas, e tudo mais em um jogo de luta.

O modo personalizar já é um modo bem único, no qual você pode trocar e personalizar todos os personagens com diversas roupas e acessórios que é possível comprar e desbloquear ao decorrer do jogo. Além de personalizar os personagens, você também pode personalizar o seu ID online, que aqui possui um formato muito similar as licenças de herói, também um elemento presente no material original.

E por último, o modo galeria, onde é possível ver tudo que conseguiu desbloquear, desde falas de personagens, trilha sonora e até mesmo cards dos personagens.

TRILHA SONORA E DUBLAGEM

A trilha sonora do jogo segue bastante batidas Rock, Pop, Jazz e até mesmo música orquestrada.

Muitas das músicas do jogo possuem em si um efeito dramático, que acredito que tenta emular um pouco filmes de ação e de super herói, mas também faz lembrar bastante trilhas sonoras desse tipo de jogos mais voltados para ação e anime.

Já sobre a dublagem, o jogo é dublado inteiramente e somente em japonês, sendo que todo o elenco de voz do anime está presente aqui para cada um dos personagens que estão no jogo.  Alguns dos diálogos são reutilizados do anime, mas muitos deles são conversas originais e momentos feitos pros eventos do jogo, seja em cuts cenes ou em algumas conversas específicas.

VISUAL

O visual do jogo utiliza bem do Cel Shading, que é uma técnica que procura emular um pouco o visual de anime e mangá, mas é importante destacar que, mesmo os personagens e os cenários tendo modelos simples, tudo aqui é muito colorido e chamativo, sendo que essas qualidades se originam do anime e mangá.

Já sobre os menus do jogo, eles procuram dar um visual mais HQ, com alguns quadrinhos representando os modos e outras diversas coisas.

Um detalhe que está presente no material original mas foi muito bem vindo aqui, é que toda vez que um ataque forte é feito, ou alguma peculiaridade é usada, é possível ver onomatopeias bem coloridas de “SMASH”, “BOOM”, “THOOM” e etc, sendo esse um ponto que torna as lutas muito coloridas, e que também emula o anime e mangá, que se utilizam dos mesmos em momentos específicos.

OUTROS DESTAQUES

O jogo possui legendas e tradução em Português Brasileiro, ou seja, se você já acompanha a história, pode acompanhar o jogo sem problema nenhum.

A diversas referências ao Anime e ao Mangá, não só em diálogos e pela história, como havia informado antes, mas também em ataques, poses, falas e muitos outros detalhes.

Por fim, devido também a obra original, os personagens são super carismáticos, únicos, divertidos e bem interessantes, além de que, mesmo que a forma que a narrativa é apresentada não vá agradar todo mundo, ainda sim a história e seus personagens tem vários pontos ótimos e bem desenvolvidos.

QUALIDADES VS DEFEITOS

Por mais que minha experiência tenha sido positiva, é inegável que em alguns detalhes o jogo infelizmente peca.

Sobre a narrativa, não há nenhum problema ele reutilizar quadros ou falas do anime, mas um problema que acabou me incomodando é o fato de que no modo história, muitos eventos em que não ocorrem lutas, foram inseridas lutas, por exemplo, uma cena em que no anime é literalmente uma troca de olhares em menos de 1 minuto, foi inserida uma luta, em outra cena em que um personagem fala algo que o outro não gosta, mesmo eles não sendo necessariamente inimigos, é inserida uma luta. Eu não vejo problemas em lutas em um jogo de luta, não me entenda a mal, mas um contexto um pouco melhor para inseri-las poderia ser melhor.

Sobre a jogabilidade, por mais que muitos personagens sejam únicos como eu mencionei anteriormente, é inegável afirmar que alguns são mais fortes que outros, não em questão de força em si (ou seja, o quanto que arranca da vida do adversário), mas sim do que podem fazer, Amajiki por exemplo tem combos que podem puxar o inimigo com tentáculos, prender ele numa concha de ostra e também pode voar, sendo que personagens como o Mineta possuem como um dos ataques jogar as bolas do seu cabelo, que mesmo paralisando o adversário, várias dessas bolas precisam atingi-lo para que isso faça efeito, e se fizer, será por poucos segundos.

O que eu quero dizer é, devido a peculiaridade de alguns personagens serem mais agressivas que outros, dá a entender que eles são escolhas melhores, seja pela sua força, alcance, velocidade e etc, ou seja, uma mecânica que deixa cada personagem único, pode em alguns casos tornar um personagem mais forte que o outro devido a eficiência dos seus ataques acabar desbalanceando o jogo.

Há combinações que, principalmente se utilizadas com ataques que usam as peculiaridades, podem causar muito dano, sendo um pouco desproporcional e fazendo assim com que algumas lutas acabem muito rápido.

Por fim, sobre os cenários, por mais que seja muito legal eles serem bem destrutivos, e também as onomatopeias serem bem legais o bonitas, em alguns casos, há problemas de poluição visual, que dependendo do tanto de coisa que está acontecendo, quebrando ou explodindo na tela, é fácil se perder, mesmo que tenha acontecido pouco, é um fator que tenho que mencionar.

CONCLUSÃO

MY HERO’S ONE JUSTICE 2 é um jogo que é bem voltado para o seu público alvo, que são os fãs dessa série de anime e mangá que conquistou o mundo, com isso quero dizer que, eu acho bem difícil recomendar o jogo se você não conhece a obra original, nesse caso, vá atrás, eu acredito que você como muitos outros pode vir a curtir essa história incrível e cativante que é a jornada de se tornar um herói.

Caso você já conheça toda a história original até o ponto do jogo e está interessado em ver seus personagens favoritos, rever cenas marcantes da história, ou até mesmo se só quiser jogar com esses personagens tão legais, esse jogo é pra você, por mais que ele tenha sim seus tropeços, o pacote como um todo vale a pena, principalmente se você for um fã da obra, creio que você vai se divertir com as referências, conversas e interações aqui presentes.

MY HERO’S ONE JUSTICE 2 está disponível para PC, PS4, Xbox One e Switch.

NOTAS:
Gráficos: 4 / 5
Jogabilidade: 3,5 / 5
Diversão: 4,5 / 5
Som: 4 / 5
Narrativa: 4 / 5
Geral: 4 / 5