Se tem uma franquia de jogos que foi tão famosa e influente em seu gênero que se tornou praticamente um dos vários sinônimos do mesmo é a franquia Mega Man (Conhecida no Japão como Rockman).
Na verdade, é bem provável até mesmo que você já tenha tido algum contato com o personagem ou a franquia Mega Man. Se não foi pelos jogos da série clássica, foi em suas outras séries de jogos, se não em suas participações especiais e Crossovers, e se até mesmo não foi no mundo dos jogos, pode ter sido no mundo dos desenhos animados, Animes, quadrinhos, Mangás, ou em várias outras mídias de entretenimento.
Mega Man é um verdadeiro clássico no mundo dos games, e seu sucesso acabou sendo tão importante que até mesmo foi mascote da sua empresa mãe, a Capcom, por bastante tempo.
Porém, como é possível perceber, esse tempo não durou até os dias de hoje, sendo que já se passaram vários anos desde que Mega Man, que era o tão grande mascote da Capcom, deixou de ser uma de suas prioridades.
Infelizmente, não foi por acaso que o nosso querido robozinho azul ficou em baixa, e praticamente esquecido por um bom tempo, já que houveram vários motivos e eventos que resultaram nisso, como a falta de interesse do público na época pela franquia, as baixas vendas dos jogos mais recentes de suas séries, e até mesmo a saída de Keiji Inafune da Capcom, que era considerado um dos pais e pilares da franquia, resultou não só no cancelamento de vários jogos e projetos dos vários heróis da franquia Mega Man, como também fez com que Mega Man raramente tenha aparecido no mundo dos jogos, sendo praticamente uma lembrança da Capcom do passado, deixando vários fãs praticamente sem esperanças de que ele voltaria algum dia, mas ele surgiu.
Finalmente, depois de vários anos apenas nas lembranças e desejos dos fãs, a Capcom trouxe lançamentos baseados no herói azul, principalmente relançamentos dos jogos clássicos e da franquia Mega Man X, e então que, para a comemoração do aniversário de 30 anos da franquia, a Capcom confirmou o novo jogo, Mega Man 11, que aprenderia com os erros do passado, e traria o personagem da melhor forma possível para seu retorno.
Até que então, em 2018, finalmente foi lançado o novo jogo robozinho azul, trazendo uma versão bem similar aos jogos anteriores, mas bem única por si só, se destacando em comparação aos títulos anteriores.
Como? Você verá agora! Na nossa análise de Mega Man 11!
Narrativa
A história de Megaman 11 começa em um sonho do eterno vilão da série, o Dr. Willy, e nesse sonho, ele acaba relembrando de alguns eventos do passado, mais precisamente, do momento em que os dois estavam no comitê do Instituto de Robótica e Tecnologia, onde eles estudaram juntos, discutindo sobre as suas propostas de pesquisas e qual seguiria adiante, resultando na vitória da pesquisa de Light para o estudo de robôs com pensamento próprio, e consequentemente, parando a pesquisa de Willy em desenvolver um sistema que rompesse os limites dos robôs, terminando assim a amizade dos dois.
Após acordar deste sonho (Que para ele seria mais um pesadelo), ele percebe que, talvez, se ele aproveitasse aquele projeto de faculdade, ele poderia finalmente ter uma vantagem contra Dr. Light, não só finalmente derrotando ele e Mega Man, mas também provando que ele estava certo anos atrás.
Enquanto isso, no laboratório de Dr. Light, ele e seus robôs, Roll, Auto, e Rock (o Mega Man) estão em um dia bem ocupado, mais precisamente, sendo esse dia o dia em que os robôs visitam o laboratório para o seu Check-Up anual, para garantirem que estão funcionando bem e etc. Só que, então, em sua clássica aeronave, Dr. Willy invade o laboratório, avisando não só sobre o seu próximo ataque, como também que usaria o sistema que estava desenvolvendo na faculdade, e após isso, sequestra alguns dos robôs que ainda estavam no laboratório, 8 para ser mais preciso, e com uma incrível velocidade, o impedindo de ser detido.
Então, Rock mais uma vez assume o papel de herói, vai atrás de Willy, mas Light o impede, afirmando que, se ele está mesmo com o seu projeto funcionando, será impossível para Mega Man impedi-lo, já que o seu sistema, o Double Gear System é muito poderoso, permitindo ao robô que o tiver, poder e velocidade acima da capacidade do mesmo. Porém, após insistência, Light decide dar esse mesmo sistema para Mega Man, para que ele consiga lutar em pé de igualdade contra o doutor e os robôs sequestrados, e após alguns dias de preparo e manutenção, Rock se torna mais uma vez Mega Man, e parte para impedir o malvado Dr. Willy!
Jogabilidade
A jogabilidade de Mega Man 11 em seu conceito é como deve ser esperado dos jogos dessa franquia, sendo mais clássico impossível, ou seja, assim como nos 10 jogos anteriores, você deve escolher entre 8 fases diferentes, sendo que em cada uma se encontra um robô chefe no final dela, e assim que fizer sua escolha, você controla Mega Man, que deve percorrer por diversas fases únicas, e ao derrotar o chefe daquela fase, você adquire seu poder, podendo assim te ajudar tanto em outras fases como contra outros chefes, já que cada robô chefe possui uma fraqueza, sendo essa fraqueza um dos poderes que você pode adquirir dos outros robôs chefes.
Como afirmado anteriormente, esses elementos são realmente bem esperados, já que quase todos os jogos da série clássica do Mega Man possuem eles (Sendo a única exceção o primeiro, que ao invés de ter que enfrentar 8 robôs chefes, aquele jogo conta com 6), mas assim como em alguns jogos da série, há alguns elementos que, ou são retornantes de sequências passadas, ou são elementos completamente novos, e aqui não é diferente.
Um dos elementos e características que voltaram para Mega Man é a possibilidade de chamar Rush para te ajudar, o transformando ou em mola, ou em uma prancha a jato, que te ajudam a passar alguns desafios nas fases. Além disso, assim como os jogo após Mega Man 6 (Ou seja, do 7 ao 10), é possível adquirir diversos itens com Auto, que podem ser comprados em uma lojinha especial ao coletar os Bolts (Parafusos) necessários para obtê-los, sendo esses itens variando entre mais vidas, os famosos E-Tanks, ou até mesmo a possibilidade de chamar Beat, o pássaro robô para salvar o herói azul caso ele caia em um buraco. E por fim, o outro elemento retornante do jogo é a possibilidade de carregar o tiro de Mega Man, realizando um Charged Shot. Por mais que possa parecer estranho a primeira vista eu ressaltar isso, já que essa é uma característica bem marcante do Mega Man, ela de fato desapareceu em Mega Man 9 e 10, e sinceramente, seu retorno foi muito bem vindo.
Agora, de elementos novos, veio somente um, mas ele com certeza é um dos mais importantes desse jogo, o sistema Double Gear.
Ao ter instalado consigo o sistema Double Gear, Mega Man adquire novas habilidades, que realmente fazem a diferença. A primeira delas é a Power Gear (A engrenagem vermelha), que ao utilizar ela, por um tempo limitado, os tiros de Mega Man serão mais fortes, ao carregar o seu tiro, sairão de seu canhão dois disparos ao invés de um só, e se carregar por um bom período de tempo com a engrenagem ativa, é possível realizar um disparo que é tão grande que chega a ser até mesmo maior que o robozinho, fazendo um grande estrago. Já a segunda, em contrapartida, é a Speed Gear (A engrenagem azul), que como o nome indica, deixa o herói mais rápido, ou melhor, deixa toda a fase mais devagar (Quase um “Slow-Motion”) por um tempo limitado, permitindo você escapar de alguns inimigos com mais facilidade, ou passar mais facilmente de alguns desafios que requerem fazer pulos mais precisos, ou que necessitem que você percorra um cenário em um curto período de tempo, permitindo que você consiga passar trechos de fase com facilidade, ou até mesmo sem levar dano.
Ainda sim, mesmo somente duas engrenagens, elas possuem ainda mais uma função, o modo Double Gear, que pode ser liberado quando o Mega Man está a ponto de perder uma vida, ou seja, com a energia bem fraca, sendo um último recurso para sobreviver. Neste modo, as duas engrenagens são ativadas ao mesmo tempo, lhe dando os benefícios de ambas ao mesmo tempo, porém não de graça, já que não só o tempo em que você fica nesse modo é menor se comparado ao tempo que você teria se estivesse usando só uma engrenagem, como também deixa o robô azul completamente vulnerável após esse período, tendo dificuldade até mesmo de dar tiros normais.
Por fim, vale ressaltar que, assim como Mega Man, os robôs chefes que você terá de enfrentar também terão o sistema consigo, dando a eles a possibilidade de dar ataques mais poderoso, mais rápidos, ou até mesmo dando a eles novas formas em combate, fazendo com que você tenha que se adaptar aos padrões deles para ser eficiente.
Concluindo, Mega Man 11 consegue ao mesmo tempo trazer os elementos mais clássicos e marcantes da série, como incluir novidades, que não só são bem vindas para os jogadores mais experientes, servindo de novidade para eles, como também para jogadores inexperientes, que podem utilizar o sistema quando estão em apuros ou com dificuldades, tornando assim a jogabilidade bem acessível a qualquer jogador.
Trilha Sonora e Dublagem
Um dos pontos que realmente podem vir a ser agradáveis, por mais que não fuja do padrão, é a trilha sonora.
A trilha sonora de Mega Man 11 é boa, misturando muito bem a música eletrônica com um pouco da música Pop, sendo esse detalhe sonoro bem típico da série clássica, e aqui foi muito bem feito, com ótimas batidas e melodias que acabam tornando o conjunto de músicas desse jogo uma das melhores dessa série, não só sendo uma coleção bem única, com cada tema bem distinto, mas também que complementam e se encaixam muito bem com o ambiente de suas respectivas fases, e claro, mantendo muito bem toda a essência “Mega Man” que as trilhas sonoras desses jogos possuem.
Agora, um elemento sonoro que merece sim seu próprio destaque e comentário, principalmente para os fãs de longa data do herói, é a dublagem.
Por mais que Mega Man seja sim uma franquia de longa data, foram poucos os jogos da série principal que foram dublados (Tirando os Spin-Offs e as outras séries, claro), sendo o único jogo a dar vozes aos personagens o Mega Man 8, que contava com uma dublagem tanto japonesa como em inglês, mas a dublagem americana até hoje é “questionável” para dizer o mínimo, já que muitos a consideram péssima.
Em Mega Man 11, houve uma dublagem com um elenco totalmente novo, trazendo novas vozes aos personagens, e todas elas se encaixaram muito bem. Das mudanças, a mais clara que pode ser feita com certeza é a do próprio Mega Man, que diferente de Mega Man 8, em que sua voz era bem fina, aqui ele possui uma voz bem mais grave, se adequando mais a um jovem garoto, mas sem perder toda a essência de criança do personagem.
No geral, todas as vozes ficaram similares ao jogo anterior, mas não se engane, elas ficaram muito boas, inclusive as dos chefes, com vozes bem divertidas e marcantes para eles.
Em suma, a parte sonora de Mega Man 11, tanto em música como em dublagem, são bem feitas, principalmente as suas trilhas sonoras, que realmente valem a pena serem conferidas.
Visual
No jogo inteiro, se tem algo que ao mesmo tempo é bem parecido com os jogos anteriores, mas também muito diferente deles é o visual.
Pela primeira vez na série original (Mais uma vez, desconsiderando Spin-Offs e as outras séries), Mega Man finalmente saiu dos Sprites e da animação 2D para entrar de vez no mundo dos polígonos 3D, e isso realmente chama a atenção.
Contudo, não dá para negar que, mesmo com esse detalhe, não só o visual ainda mantém toda a essência da série, como o jogo também se aproveita muito bem dessa novidade, para implementar boas animações tanto em cenários, como em inimigos, dando mais efeitos para eles.
Como sempre, os inimigos de Mega Man continuam sempre bem carismáticos, divertidos, e bem coloridos. Os 8 chefes são bem únicos, e com visuais bem distintos, mas ainda mantendo toda a essência de Mega Man, e alguns personagens tiveram algumas leves mudanças visuais, valendo destacar principalmente Roll e Mega Man. Roll está com um novo vestido, e Mega Man, diferente dos jogos anteriores, aparece com algumas linhas em seu clássico traje, e também com uma das minhas mudanças visuais favoritas, que é a de sua troca de armas. Diferente dos outros jogos, em que o Mega Man só mudava de cor quando usava o poder de algum chefe, aqui ele também muda o Design de seu capacete e de seu canhão, sempre se baseando no poder e no chefe de cada poder.
Pode parecer um detalhe bem pequeno, mas eu realmente adorei ele! Esse detalhe não só se aproveita bem do 3D, para dar um novos visuais ao personagem, como também deixa bem mais único e mais distinto cada poder que ele obtém, e isso foi sim bem legal de ver. Sempre que a cada chefe derrotado, me dava a curiosidade e o interesse sobre como ele ficaria ao receber seu poder, como seria seu novo traje, além de suas cores, e isso foi bem divertido.
Além disso, os cenários, por mais que sejam simples, eles também são bem bonitos, por mais que só sejam algumas das fases que se utilizem de elementos 3D para dar mais detalhes e profundidade, não dá para negar que as cores e o charme estão presentes lá ainda.
Em suma, o visual de Mega Man 11 pode até ser bem diferente dos jogos anteriores, mas com certeza não fica para trás, trazendo novos detalhes e características visuais que realmente são agradáveis.
Positivos VS Negativos
Bom, agora eu quero compartilhar alguns pontos que podem ser considerados negativos ou desagradáveis.
Um ponto que eu acredito que pode causou um pouco de estranheza aos jogadores mais experientes e veteranos da série é o sistema Double Gear, o’que faz sentido, já que ele traz poderes bem únicos e nunca antes vistos ao herói, porém, é inegável que algumas pessoas considerem eles “facilitadores”, afirmando que a existência dessa mecânica deixaria o jogo fácil demais. Por um lado, eu até entendo o porquê, já que de fato, ser bem preciso, tanto em tiros como em movimentação faz parte do desafio da série Mega Man, mas eu não considero eles um problema, porque eles são totalmente opcionais. Em nenhum momento do jogo, por mais que ele te ensine a usar as engrenagens, ele te obriga a isso, logo, cabe a você querer usar ou não, e mesmo se você não usar, ainda é possível vencer todos os desafios do jogo sem problema algum, se você for bom no jogo, claro.
Outra questão que eu tenho que comentar é em questão visual, como eu afirmei, eu de fato considero o jogo bem bonito, colorido, e agradável aos olhos, mas é inegável que de fato, em comparação aos jogos cheios de detalhes e alta definição, Mega Man 11 pode não agradar quem estava esperando um jogo totalmente detalhado no quesito visual.
Já um ponto que, por mais que não seja desagradável, acabou me desapontando um pouco, foi a ausência de alguns personagens, principalmente alguns favoritos dos fãs. De fato, a falta deles realmente não traz tantos problemas, ou podem fazer muita falta, mas eu realmente queria o retorno de alguns personagens clássicos e marcantes dessa série, mas entendo se isso não incomodar outras pessoas.
E bem, por fim, é inegável que, tanto em história, como em jogabilidade, Mega Man 11 é um jogo simples. Isso nem de longe é um problema, para mim mesmo não é, mas acredito que esse fato possa desagradar os jogadores novatos. Hoje em dia no mundo dos Games, cada vez mais os jogos contam com experiências mais imersivas, cheias de histórias profundas e mirabolantes, e com jogabilidade cada vez mais detalhada, complexa, e cheia de elementos, e isso não é Mega Man.
Mega Man 11 traz a série como sempre foi, te dando o objetivo de chegar até o final da fase, passando por todos os desafios, até chegar ao final do jogo, contando a clássica história de confronto entre Mega Man e Dr. Willy, para impedi-lo de tentar dominar o mundo. Sinceramente, como eu afirmei antes, para mim isso não é um problema, não só porque ser muito diferente não era a proposta de Mega Man 11, como também são esses elementos clássicos que fazem de Mega Man sua série própria, ou seja, eu acredito que sim, o jogo trouxe a série da melhor forma possível e como deveria ser, trazendo novidades mas não perdendo a sua essência, porém, caso você não goste do jogo por esses fatores, eu entendo
Outros Destaques
Mega Man 11 traz uma série de Extras e desbloqueáveis, incluindo um modo de desafios, uma galeria com dados e informações sobre todos os inimigos do jogo, e também mais dificuldades.
O jogo contém uma DLC que troca a faixa das fases dos robôs chefes por temas instrumentais,e esses temas instrumentais são simplesmente lindíssimos e muito bem compostos.
O jogo possui alguns detalhes que, por mais que não seja nada confirmado, eu gosto de acreditar que são algumas poucas singelas referências a cultura Pop e a outras séries Mega Man. Um exemplo desse tipo de referência são os inimigos Shimobey, que sempre quando vejo eles, me lembram os soldados da Shocker, de Kamen Rider.
Já a outra que eu acredito que pode ser uma leve referência (Ou coincidência) é o Torch Man, já que o título já foi usado anos antes pela série Battle Network, com o TorchMan.EXE, e isso é interessante, porque uma característica bem marcante e legal dessa outra série de Mega Man, é que ele transforma os personagens da série clássica, X, e Legends em programas, como o próprio Mega Man, que na série vira MegaMan.EXE, mas TorchMan.EXE nunca teve um equivalente robô na série original, até agora, ou seja, pela primeira vez depois de anos, Torch Man apareceu na série original como um robô.
Conclusão
Mega Man 11 marca de forma definitiva o retorno do personagem e da série da melhor forma possível.
Com uma boa jogabilidade que traz tanto elementos clássicos e novos, ótimas trilha sonora, e visual que, mesmo sendo simples para os padrões de hoje em dia, são bem charmosos.
Se você é ou era um fã do personagem, da série, ou até mesmo da franquia, vale a pena conferir. E caso você não conheça, ou nunca tenha jogado algum jogo dessa série, também recomendo. O jogo pode até parecer simples, e de fato ele é, mas com certeza você terá uma experiência um pouco desafiadora, e bem divertida, sendo que, sinceramente, era isso que muitos queriam para o retorno desse amado personagem, mais uma divertida aventura de Mega Man!
Nota
Gráficos: 3,5
Jogabilidade: 4
Diversão: 4,5
Som: 4,5
Narrativa: 3
Geral: 3,9