Manifold Garden – A Experiência

Manifold Garden chegou aos consoles nesse mês de agosto e trouxe consigo uma experiência diferente de tudo o que você espera de um jogo de vídeo game. E um pouco dessa experiência eu vou te contar hoje.

Lançado em Outubro de 2019 pelas mãos do William Chyr Studio, o jogo foi projetado pelo próprio William Chyr, Manifold Garden é um jogo de puzzle, ou de quebra-cabeças que te leva para um mundo desconhecido e com uma história que pode ser interpretada na cabeça de quem está com o controle em mãos.

História

Aqui, bem como eu disse acima, a história pode ser interpretada por você que está com o controle do personagem, em primeira pessoa que navega em várias salas resolvendo puzzles e em determinado momento, dando até vida as coisas.

Manifold Garden

Portanto, a história não fica clara em nenhum momento do jogo, e você constrói a narrativa na sua cabeça durante a imersão.

Gameplay

A jogabilidade de Manifold Garden é algo muito particular, com botões simples, você não precisa se preocupar em apertar tantos botões para fazer o seu mundo, literalmente rodar. As ações básicas são andar, correr, pegar objetos e mudar as paredes.

Sim, mudar as paredes posição, você pode fazer com o que o mundo ao seu redor gire, e não por simples motivo de querer, mas sim, porque se faz necessário para alcançar cubos e apertar botões que te levam para a próxima sala.

A gameplay de Manifold Garden em primeira instância pode não ser para todo mundo. Como se trata de quebra-cabeças, o uso da sua para alcançar a próxima área é algo que te fritará um pouco os neurônios.

Vamos usar um exemplo: Em uma sala, no que vamos chamar de “Mundo Azul”, temos dois cubos, um vermelho que precisamos levar ao ponto que abrirá a porta para a próxima área. E outro, amarelo, que está ali, no primeiro momento você não entende como e por qual razão você precisa de um cubo amarelo.

Eu, após um leve tempo afastado do jogo, voltei e resolvi tal puzzle usando o amarelo como uma espécie de suporte para o vermelho. Passando pela área como se não houvesse trabalho algum.

E isso é o divertido na jogabilidade de Manifold Garden. Tudo parece complicado no primeiro momento, mas do nada, as coisas se ajustam e você avança nas outras áreas como se não houvesse amanhã.

Sobre mudar as paredes, se você assistiu Inception (A Origem no Brasil) não vai achar nada de diferente aqui. As paredes são representadas pelas cores, aliás, todo o jogo tem as mesmas coisas que vemos nas paredes, e por vezes os quebra-cabeças fazem seu mundo girar, literalmente.

Existe um puzzle onde você tem de levar uma bola piscante até um ponto específico e lá, você precisa girar a estrutura que mantém a bola até o ponto final, e é insano.

Tem um último detalhe, você pode usar a física do jogo ao seu favor para alcançar novos lugares e usar a mecânica de trocar a física das paredes para conseguir continuar em sua missão. É comum se jogar dos lugares para se “reposicionar”melhor ou buscar uma nova perspectiva na jogabilidades

Gráficos e Áudios

Graficamente Manifold Garden é algo de cair o queixo. Todas cores do jogo são vivas e você se pega vendo todas as formas abstratas do jogo, tudo parece fazer sentido para o contexto do jogo, bem como árvores abstratas que você pode “dar vida” e as “frutas” que dão nessas árvores são os cubos, que te ajudam a guiar desde águas, até mesmo colocar esses cubos em locais específicos durante o mapa.

Já o som, é algo bem simples. Durante boa parte do tempo, você apenas consegue ouvir os passos do seu personagem, mas em determinados momentos e áreas, você chega em uma área que o áudio se torna uma ferramenta de contemplação do local que você chegou/chegará.

Sendo áudios que te deixam arrepiado por várias vezes, principalmente se você joga com fone de ouvido.

Considerações – Manifold Garden

Intrigante, simples e incrível. Nessas três palavras eu resumo minha experiência com Manifold Garden. Não tive nenhum problema de crash com o jogo na versão básica de PS4. Como falei acima, esse jogo pode não ser para todos logo de cara, porém, com o tempo você vai aprender que o jogo não é nenhum bicho de sete cabeças.

Recomendo o jogo para todos que gostariam de ter um desafio.

Notas:
Gráficos: 5/5
Jogabilidade: 5/5
Diversão: 5/5
Som: 5/5
Nota Geral: 5