Em maio eu tive a oportunidade de cobrir a E3 2021, junto a Sakuras Esports. Apesar das opiniões controversas sobre o evento, eu estava em uma equipe muito animada e motivada pela oportunidade, então conseguimos aproveitar a experiência e anotar alguns títulos promissores. Um desses títulos foi Lake, da Gamious, que eu tive o privilégio de testar durante a última semana. E agora trago essa análise para vocês!
Como vocês provavelmente já notaram, games com bastante história são uma das minhas praias e Lake faz parte desse grupinho. Primeiramente, a ideia ao redor do lago é a experiência de Meredith Weiss ao voltar para sua cidade natal por duas semanas – após 22 anos fora.
Uma cidade ao redor de um Lake
Em pleno 1986, Meredith Weiss é uma trabalhadora sobrecarregada. Trabalhando até tarde da noite, abdica boa parte da sua rotina ao trabalho numa empresa de software. No Dia do Trabalho, ela combina com seu superior de tirar duas semanas de folga em sua tranquila cidade natal, Providence Oaks, construída ao redor de um icônico lago. Para aproveitar a calmaria e paisagem, Meredith decide trabalhar no correio da cidade. Estranho, não é?
Na verdade, o trabalho no correio é também uma forma de ajudar seu pai, o carteiro local. Os pais de Meredith saíram de férias e a jovem ficará na posição como uma suplente. E, na verdade, o trabalho é livre de cobrança, em um ritmo totalmente oposto ao que Meredith estava acostumada. É também uma forma de refletir e se reconectar com a grande natureza da cidade. Inclusive, tudo no jogo remete à calma – apesar de algumas tramas mais profundas e dramáticas. O jogo chama atenção logo de cara por sua estética bem colorida, um ar retro e o abundante verde.
Depois de 22 anos fora da cidade, muita coisa mudou, muita gente mudou. Alguns ficam felizes em vê-la, outros nem tanto. Também é preciso conhecer os novos rostos e descobrir o que anda acontecendo na pacata cidade. Ah, lembra que Meredith está de folga? Não é bem assim: seu chefe está em seu cangote pois ela é a única capaz de revisar o novo lançamento. Bem, isso tudo precisa ser feito em duas semanas e todas as nossas escolhas influenciam na experiência de Meredith. O que ela vai fazer nesses 14 dias? E depois?
Correioooo!
A princípio, temos 14 dias para aproveitar a cidade. E um dia em Lake é pautado nas entregas que você tem para fazer. Não há tempo te pressionando, não há prazos – o dia só termina e a trama só avança ao finalizar todas as entregas estabelecidas. É preciso atenção nas ruas e números no momento de entregar pacotes – e sempre lembre de buscar o pacote na traseira da van!
Meredith representa bem a nação fofoqueira. Enquanto entrega correspondências e pacotes, ela solta reflexões e impressões sobre o que podem ser. Por exemplo, no segundo dia você precisa entregar duas cartas em casas vizinhas. Ela então nota que as cartas tem escrita similar e julga se tratar de um convite de festa. Seguindo essa lógica de observação e narração da personagem, a todo momento é possível desvendar memórias e reflexões de Meredith sobre a cidade, suas memórias e os moradores. Cada entrega revela um resgate do passado, uma nova história ou uma mistura de ambos.
Entretanto, algumas entregas despertam mais do que apenas lembranças. Em sua nova rotina, Meredith reencontrar velhos conhecidos. É precisa lidar com muitas perguntas e decidir se você também quer indagar, afinal, ela ficou 22 anos fora e do nada retorna como carteira. No caminho também esbarramos com novas faces e até mesmo possíveis interesses amorosos. Mas nada se revela em um ou dois dias e tudo depende do que você fala e faz. A ideia é deixar o jogador instigado, questionando o que virá a seguir, o que aconteceu e o que pode acontecer.
Lake: você no volante
Apesar de muito pautado na direção da van, o motor do jogo são as suas escolhas nos diálogos. Fica a critério do jogador decidir a personalidade e a postura que Meredith terá na cidade – e não há certo nem errado, é o que você acha mais apropriado. Além disso, as coisas não ficam apenas na narração. Algumas interações podem desenvolver missões especiais, à parte do correio. Algumas interações também podem desbloquear atividades para Meredith em casa, depois do dia de trabalho, que influenciarão na relação com a comunidade. Um exemplo disso é uma tarefa de fotografar a cidade para testar uma nova câmara fotográfica montada na mercearia local. Entretanto, há outras tramas mais sérias e tudo tem consequências.
Mas uma grande escolha a fazer é se envolver ou não em uma das tramas mais atuais: a derrubada de matas para a construção de condomínios. Pois é, nem tudo são flores em Providence Oaks. O game nos propõe reflexão não só para decidir os diálogos, mas sobre a vida dos personagens: a falta de contato com a família, a dificuldade do casamento, amizades e sonhos perdidos, solidão, humildade, sustentabilidade e muito mais.
Como você aproveita sua vida?
Antes de finalizar com a parte boa, gostaria de deixar anotado um ponto negativo: algumas transições deixam a desejar. Às vezes acontecem mudanças muito repentinas, que ficariam mais fluidas com simples sons de efeito – por exemplo, o barulho de uma porta se abrindo, o som de alguém mexendo em papelão, etc.
Por outro lado, outro aspecto agradável de Lake é a trilha sonora, que casa perfeitamente com o cenário. O tempo inteiro são músicas country, folk, com temáticas leve sobre casa, estar em paz consigo mesmo e ter um ambiente calmo para viver bem. Ah, e o jogo tem opção de legenda em português! No fim, o jogo é uma reflexão: você prefere estar na agitação da cidade grande, trabalhando em uma empresa sufocante, ou conseguiria voltar para a lenta cidade onde cresceu? O que você quer fazer?