Jogos com finais de cair o Queixo

Tão importante quanto um bom desenvolvimento, jogabilidade e história, é um bom final, para amarrar toda a história. Mas e quando o final do game te pega desprevenido? Seja um “uau, por essa eu não esperava”, até um “O QUE ??!” que lhe deixa atordoado por horas. Às vezes o final pode mudar a forma como você viu todo o game.
Então aqui vai uma pequena lista de finais que definitivamente me surpreenderam (positivamente). Vamos do mais “oh, isso foi inesperado”, para aquele que explodiu minha cabeça. E como é uma lista sobre finais de games, vamos deixar bem claro que teremos vários spoilers por aqui ok? Prossiga por sua conta e risco.

5- KOF XIII

O capítulo final da saga de Ash Crimson poderia enfim fazer os dois jogos anteriores terem sentido e finalmente explicar quem é Ash e o que ele queria. Após esclarecer quem são Those From The Past, a relação de Ash e Saiki e a traição de Ash. Vemos que Ash precisa atravessar o portal de fenda temporal antes que o mesmo se feche, caso contrário, todos sumirão no tempo espaço. Quando Ash se recusa, ele usa seus últimos segundo para se despedir de Elizabeth, e então vemos várias cenas anteriores dos games, mas agora Ash não aparece mais nas imagens. O arco de Crimson é finalizado com seu protagonista desaparecendo da existência.

4- Portal 2

As reviravoltas do final já começam no meio do jogo, quando GLadDOS, a antagonista até o momento, é transformada em uma batata por Wheatley, aquele que supostamente era nosso cola e guia. Ao final do game, você manda tudo para os céus (literalmente, ao abrir um portal na lua). Quando Chell sobrevive a tudo isso, ela ainda passa por uma serenata de turrets antes de finalmente voltar aos cenários de uma vida cotidiana, desta um campo aberto. Mas quando um companion cube sai de uma espécie de depósito, nós ficamos sem entender o que realmente está acontecendo.

3- Bioshock Infinite

Bioshock Infinite é um daqueles jogos que te causam confusão e desespero logo no começo, e depois te darão mais confusão e desespero, mas agora com contexto. Ao iniciar sua gameplay com Booker, você quer apenas sequestrar Elizabeth para pagar sua dívida. Mas ao final do jogo você descobre que Comstock  é ele mesmo, um Booker de sua realidade na qual se converte a religião e muda de nome, mas esta não é a única mudança, por dedicar tanto tempo ao estudo das fendas temporais, este Booker acaba ficando estéril, e para ter sua filha, ele decide sequestrar a Elizabeth da realidade do Booker com o qual jogamos. A única forma de  impedir é com a morte deste Booker, para que Elizabeth não nasça, e o que começou com um sequestro, acaba com sua morte, pelas mãos de suas filhas de diversas realidades.

2- Silent Hill 2- Dog Ending

Silent Hill 2  é um clássico que dispensa apresentações. E depois de quase morrer de medo, e ficar com com os nervos à flor da pele por toda a história de Mary, o jogador merece algo mais leve para acalmar o coração, não acha? Após conseguir os 3 finais principais do jogo: In Water, Maria e Leave, um item chamado Dog Key é desbloqueado.
Após conseguir o item e fazer os caminhos necessários, você desbloqueia um dos finais mais famosos quando o assunto é “finais cômicos”. E, o que acontece? Bom, ao entrar em uma casinha você encontra um simpático Shiba Inu, que está de fones e operando algumas máquinas. Esse adorável cachorrinho é o responsável por todo o sofrimento que você passou, enquanto James tem uma crise de choro, podemos ouvir uma música de ending que é toda cantada em latidos e ainda tem a carinha do cachorro, realmente uma fofura (?).

1- Braid

Braid faz um excelente trabalho ao se destacar entre os jogos plataforma por suas mecânicas de retardar o tempo. Mas não imaginei que esta mecânica seria responsável também pelo tapa na cara final que o jogo me daria. Ao final do jogo, a princesa que fomos sequestrar (sua namorada) lhe auxilia a passar pela fase ao desarmar as armadilhas no caminho… Bom, é o que parece a primeira vista, mas na verdade, você está jogando a fase ao contrário. O que isso significa? Bom, basicamente, todos os indícios prévios de que o protagonista não era tão bom assim eram reais, e a moça não está desarmando armadilhas, ela está às armando, para que você não possa alcançá-la. Você nunca foi um herói, era apenas um maníaco perseguidor. A moça nunca precisou de resgate, pois ela estava segura, longe de você.