Hollow Knight: Mesclando Gêneros e Fazendo Escola

Um dos principais aspectos que definem os jogos é o gênero (Ou os gêneros) a qual pertence. E, tais definições de gênero, tem inúmeras interações e definições para determinados aspectos de sua jogabilidade, ambientação ou história. Hollow Knight, neste quesito, é um Sous Like e MetroidVania com várias estruturas únicas e inovadoras. Conseguindo assim mesclar ambas as características dos estilos em uma perspectiva única e extremamente interessante e, mais importantemente, divertida.

Definindo os Gêneros!

Primeiramente. Creio que deva definir o que são estes gêneros, para as pessoas que são leigas ou que, por qualquer razão, nunca ouviram falar.

  • MetroidVania – Um estilo de criação de jogos geralmente focado em sua jogabilidade e como o mundo é interconectado e grande, similar aos clássicos ‘Metroid’ e ‘CastleVania’. Jogos, geralmente 2D, onde os mapas são interconectados e podem ser acessados a qualquer momento, dado que o jogador possua os itens necessários para atravessar as barreiras naturais. Também são focados em aventura e exploração.
  • Sous Like – Jogos com elementos narrativos, de jogabilidade e estrutura de jogo similares a série Dark Souls, a narrativa diegética apresenta elementos de história mais sombrios como morte, ressurreição a custos altos, consequências graves para erros, onde a maior parte da história é apresentada através de elementos como descrições de itens, conversas com NPCs, descrições de elementos no mundo. Além de elementos de jogabilidade tais como checkpoints onde se pode salvar e alterar status do personagem, e, quando se morre, deve-se recuperar itens valiosos que são deixados para traz. Porém, se se morrer novamente no caminho tais itens (Geodos) são perdidos para sempre.

Hollow Knight une perfeitamente os dois gêneros e ainda constrói sua própria identidade em cima dos mesmos. Nele você controla ‘Little Ghost’ em um mundo cheio de humanoides artrópodes que tiram suas inspirações de insetos da vida real. ‘Little Ghost’ Acorda sem memórias na primeira zona do jogo em um pequeno tutorial para que se entendam os comandos e como o jogo funciona.

Personagens

Durante a aventura e exploração ‘Little Ghost’ encontra diversos outros personagens extremamente carismáticos e com os próprios estilos pessoais que, em sua própria forma, são extremamente difíceis de não se apaixonar por cada um deles.

Cada personagem tem um design próprio e que, além de serem bem estruturados, tem uma função extremamente importante em fazer parte de quem aquele personagem é. Pontos para a direção de arte nesse aspecto. Cada personagem parece uma pessoa em seu próprio mérito.

Estudo sobre personagens do jogo.
Silk, personagem que ganhará um jogo pelo team Cherry!

Níveis

A direção de arte não fica muito atrás nos cenários e fases do jogo, cada parte que se visita no reino subterrâneo de ‘Hallownest’ se tem uma nova perspectiva, cada nova área tem uma identidade única e ainda assim nunca parece fora do universo estabelecido.

Dirtmouth a primeira área que se explora e também a área central.
Fungal Wastes, Uma das muitas áreas distintas em todo o jogo

Jogabilidade

A Jogabilidade é bem simples, focada em três principais elementos de personagem, três elementos de combate e cinco elementos de movimentação. Além de um elemento de customização do personagem.

  • Personagem: Existem três elementos do personagem, vida (Quantas vezes se pode ser atingido), Alma (Poder usado para lançar feitiços e recuperar vida) e Geodos (Pode ser usado para comprar itens uteis que melhoram o personagem ou ajudam a passar pelo jogo), conforme se avança pode-se encontrar upgrades para cada um deles, tornando seu personagem mais forte, ou resistente.
  • Combate: Os elementos de combate são sua agulha, as artes de agulha (São obtidas com o tempo e exploração) e as magias, para se lançar magias se gasta alma, assim como para se curar. Enquanto tanto golpes com sua agulha quanto com artes de agulha recuperam alma. A agulha pode ser melhorada no ferreiro.
  • Movimentação: Se começa com todos os movimentos básicos. Andar e pular, porém, pulo duplo, mover-se no ar (Dash) e cristal move são movimentos que se obtém com exploração e tempo.

Como todo metroidvania se precisa conseguir itens, magias, movimentos, para acessar algumas áreas do mapa que antes não seria possível.

Design de Som

A direção de som é excelente, cada área tem seus próprios sons de fundo, cada inimigo tem seus sons de movimentação e as músicas de fundo que tocam durante os combates com chefes são extremamente climáticas. Cada elemento é bem pensado, até os passos de ‘Little Ghost’ durante diferentes áreas tem mudanças, por exemplo podem ficar mais ecoados ou mais claros dependendo do terreno que se encontram.

O que Hollow Knight nos ensina?

Depois do lançamento o jogo teve 4 DLCs que foram oferecidas gratuitamente para qualquer pessoa que comprasse o jogo ou que já tivesse uma cópia do jogo em mãos. Todas as DLCs adicionavam bastante conteúdo e narrativas distintas. Mudanças nas jogabilidade e até uma questline completamente nova com novas áreas e novas dificuldades de inimigos.

Porém se perguntar a qualquer pessoa que jogou HK eles lhe dirão que ficariam felizes em ter pago pelas DLCs, tamanha a qualidade do jogo. HK e o Team Cherry nos ensina que é possível construir uma fãbase sem explora-la por ganho monetário imediatista e sem escrúpulos. (Cof Cof, Bethesda, Cof Cof).

HK também ensina a designers de jogos que é possível construir em cima de gêneros estabelecidos e criar sua própria imagem e identidade. De uma maneira magnífica, é possível construir sua identidade em jogos com criatividade, talento, e esforço, se importando com os detalhes mas, mais importante, com os personagens e a diversão.

Conclusão

Hollow Knight é um jogo extremamente divertido em todos os aspectos da palavra, tem exploração e uma identidade visual clara, além de ter seu próprio lore e personagens amáveis. Se ainda não jogou devia começar quanto antes! Ele tem diversão garantida para casuais e para jogadores hardcore!

Notas:

Gráficos: 5/5
Jogabilidade: 4/5
Diversão: 5/5
Som: 3,5/5
Roteiro: 5/5
Geral: 4,5/5