Fall Guys: Uma experiência como nunca antes vista

Sim, chegou o grande momento em que nós do NSV Mundo Geek precisamos falar sobre esse jogo que num piscar de olhos conquistou não só nós gamers, mas como pessoas famosas e gerou memes incríveis que rodam as redes sociais, sim, hoje é dia de Fall Guys.

Fall Guys: Ultimate Knockout foi anunciado durante a E3 de 2019 e foi desenvolvido pela Mediatonic e tem a benção da Devolver Digital, estúdio além de responsável pelo jogo, é famoso por seus jogos diferentes e seus anúncios irreverentes durante as feiras de jogos.

Logo em seu lançamento, no dia 4 de Agosto de 2020, para Playstation 4 e Computadores, ele chegou para nós como um dos dois jogos mês de Agosto da Playstation Plus, ou seja, gratuitamente, e (particularmente foi um presente de aniversário para mim durante esse mês) causou um boom no mundo dos games. Fall Guys se tornou um fenômeno. Nas suas primeiras 24 horas, o jogo registrou 1,5 milhão de jogadores.

E não demorou muito para se tornar um dos assuntos mais falados no Twitter, em canais do Youtube, matérias de sites especializados, assunto nos grupos de amigos e por aí vai. O twitter oficial do jogo recebeu milhões de seguidores e de quebra eles se tornaram uma página muito ativa respondendo aos fãs por lá e esclarecendo dúvidas, principalmente relacionada aos servidores do jogo que simplesmente caiam nos primeiros dias após o lançamento do jogo.

Problemas resolvidos

Eles pediam paciência para os players enquanto resolviam os problemas de suporte de servidores que simplesmente não comportavam a quantidade de jogadores que estavam tentando jogar, compreensível. Hoje, na data que esse texto vai ao ar, o problema do jogo deixou de ser os servidores, mas isso vamos falar depois.

Muitos personagens da comunidade gamer entraram na onda de Fall Guys. Para os fifeiros que viviam estressados com o que a EA Sports faz com o jogo todo ano, se tornou uma saída interessante, ainda que tenha data de validade até o próximo título. Mas isso, fez com que muitos mudassem de conteúdo em seus respectivos canais afim de simplesmente se divertir e rir de um jeito que muitos outros jogos considerados AAA+ não conseguem fazer com seu público, e isso chama atenção.

O jogo é simples, você, com no máximo 59 jogadores disputam uma série de fases e conforme seu avanço, você pode chegar até a última fase que simplesmente vale uma coroa, que é uma espécie de moeda especial dentro do jogo. Quanto mais você adquire coroas, mais itens exclusivos que podem ser pegos apenas com ela aparecem na loja, e todas elas em sua maioria são skins.

 

Nada de micro transações, até tem, mas é uma coisa tão pequena que chega a ficar esquecida no menu da loja do jogo, já que o jogo se propõe em apenas vender roupinhas, na sua maioria engraçadas para que você customize o seu Fall Guy da maneira que você quiser.

Ainda sobre o jogo, ele não é nada de muito diferente das Olimpíadas do Faustão, ou aquelas gincanas que sempre passavam no Programa Silvio Santos (e eu sempre torcia para quem era de alguma caravana da ZN de São Paulo, admito), um jogo alegre, fofinho, cheio de disputa, mas uma disputa sadia (até que te empurrem para fora na escalada suja) então a gente se pergunta, como que existe algum problema nesse jogo, Luiz?

Fall Guys

Combatendo Hackers

Serei simples e direto na resposta: Hackers e um certo delay para registrar os movimentos do Fall Guy. Sim, de uns tempos para cá é possível ver uns Fall Guys por aí que são meio diferenciados em determinadas partidas e te fazem questionar se aquilo ali é realmente possível.

Por exemplo, durante uma jogatina de um amigo, ele falou que certos Fall Guys estavam andando em áreas que não era para registrar o movimento do boneco e sim, que eles caíssem dos locais, como se não houvesse chão para eles. Outro momento é acertar todas as portas, algo possível, mas raramente feito durante as Portas Malucas. Sim, esse último até é possível, porém, no momento em que vivemos de crescimento de Fall Guys, principalmente com a aproximação da segunda temporada, são coisas que te deixam com a pulga atrás da orelha.

Mas, devo te alertar, isso é um problema que a galera do jogo já vem trabalhando para combater. Tanto que além de constantes mensagens em seu Twitter, já ficamos sabendo que a desenvolvedora promete colocar um sistema de anti-trapaça que é utilizado em Fortnite e banir os cheaters. Então, nesse caso, eu boto a minha mão no fogo pelo trampo desses caras, e te falo que se largou Fall Guys por conta disso, espere até a próxima atualização para vermos os resultados.

Mas aqui, vamos tocar no calcanhar de Aquiles que Fall Guys deu para grandes desenvolvedoras, como a própria EA mesmo. É possível fazer um jogo, se divertir sozinho e com os amigos, sem precisar de loot boxes ou micro transações dentro do jogo e ainda assim ser altamente transparente com a sua comunidade e saber ouvi-lá e realmente trabalhar para melhorar seu jogo.

“Ah Luiz, mas a EA tá fazendo caminhão de dinheiro, não precisa se preocupar com a comunidade”. Pois é, fala isso para alguém que compra um mesmo jogo todo santo ano esperando apenas se divertir e após 5 meses depois do lançamento desse mesmo jogo, o vê como o pior por conta de um monte de atualização que melhoram, mas quebra outros mecanismos dentro do jogo para você ver a diversão se transformar em frustração. Sim, e EA, eu vou chegar em você logo, logo, fica tranquila.

Desabafo

Bom, depois desse parágrafo de desabafo, eu quero que você diga ai na caixa de comentários o que acha de Fall Guys, se já jogou, o que achou e se acha que essa hype vai se manter, se a galera deixará o jogo instalado mesmo depois de lançamentos de jogos aguardados, ou se ele será deletado por muitos por aí.

Por fim, só queria dizer, parabéns para quem fez esse jogo incrível que apertando apenas 4 botões no máximo, transforma qualquer jogatina anterior frustrante em um sorriso no rosto.

Abs.