Olá, e aí, fora o NSV Mundo Geek, tá tudo bem? Hoje vamos bater um papo rápido, mas um pouco sério. Ultimamente ando percebendo que o mundo dos games está sofrendo uma leve mudança. Mas nem todo mundo está de olho nessa tendência e eu quero conversar com você sobre isso.
Queria começar esse papo com uma pergunta. Quantos jogos novos você anda jogando ultimamente? E não digo novos de, “comprei esse jogo mês retrasado e resolvi jogar”. Tô falando de um jogo mesmo, lançado em 2021 novo, que não seja uma sequência ou coisa do tipo. Vou te dar um tempo para pensar e se puder deixo aqui nos comentários quais são.
Eu mesmo não tenho jogado algo novo, completamente novo mesmo, mesmo que tenha grandes influências e inspirações de outros jogos, foi Hollow Knight, que ainda assim não era novo para quem já jogava no PC, mas para consoles sim.
Veja, isso foi em 2018, estamos em 2021 e de lá para cá, muitas coisas são lançadas, sério, muitas! Você pode até não saber, mas pega qualquer evento de lançamentos de jogos e veja a quantidade absurda de jogos que estão querendo jogos que estão chamando a sua atenção e terem uma chance de serem jogados.
Claro, podemos dizer que nem sempre eles são tão bons assim, outros acabam virando clássicos num cenário mais “Underground” e pouco conhecido pelo público gamer em geral. Quer um exemplo? Hades ganhou seu holofote máximo quando apareceu numa disputa de melhor jogo do ano.
Percebam, nós acabamos ficando muito à mercê das grandes empresas, Ubisoft, EA, Rockstar, Capcom e Kona.. Não, você não. E esperamos anos e anos para um lançamento do jogo dessa empresa.
Mas enquanto não temos um GTA VI da vida, um Resident Evil 9, o que podemos jogar? Jogos antigos que estão sendo vendidos por um preço absurdo na sua loja de console ou buscamos esperar uma oportunidade muito grande como um “gratuitos do mês” na Playstation, uma promoção de final de ano na Steam?
Vale a pena? Acho que vale a reflexão.
De qualquer maneira, acho que nós gamers, precisamos olhar com mais carinho para os mercados de jogos indies cada vez mais. Além dos preços que podem caber no seu bolso, você ganha um entretimento gigantesco e quem sabe não acabe se encantando por uma franquia e fique aguardando a sequência dela desesperadamente (alô Team Cherry).
E olha que eu nem citei que certas empresas andam repetindo a fórmula dos seus jogos já faz alguns anos e continuam vendendo os jogos como água hein? Mas isso é um assunto para outro dia, e atentem-se para essas mudanças no mundo dos games.
Fiquem bem, e até semana que vem.