Especial – Garou: Mark Of The Wolves

Certamente, os jogos deixam marcas, os jogos podem marcar as pessoas, podem marcar um grupo, os desenvolvedores do jogo, podem marcar o mundo dos Games, a indústria dos Games, ou até mesmo a indústria do entretenimento como um todo.

Essas marcas podem às vezes durar pouco, durar anos, ou durar até o fim dos tempos.

Hoje, quero falar de um jogo desses, que deixou a sua marca, ao mesmo tempo marcando o início de uma era, mas também marcando o fim dela, e marcando, até hoje, vários dos jogadores que cruzaram, e ainda cruzam seu caminho.

Esse jogo é Garou: Mark Of The Wolves, o jogo que ao mesmo tempo que é uma sequência direta da franquia Fatal Fury, também marca o repentino fim dela, sendo não só um dos títulos mais diferentes e especiais da série, mas também de toda a SNK, deixando um legado que dura até hoje, junto com uma legião de fãs que ao mesmo tempo que celebram esse jogo, aguardam a sua sequência perdida.

Mas oque esse jogo tem de tão especial assim? Você saberá hoje! E se prepare, porque há muito a se contar desse clássico! Sobre a história, jogabilidade, e muito mais!

Hoje, trago para vocês uma matéria mais que especial de Garou: Mark Of The Wolves.

O título inesquecível da SNK e dos jogos de luta!  “Are you Okay?” Vamos começar!

Fatal Fury; A história dos lobos lendários 


Para começarmos com o pé direito nessa história, é imprescindível falarmos da história de  Fatal Fury, não só porque Garou é a sequência dessa saga, mas porque ela tem ligações diretas e muito importantes, não só por contexto, mas também porque os principais elementos serão cruciais mais para frente, mas não se preocupe, essa seção será breve!

Fatal Fury conta a história de dois irmãos, Terry e Andy, dois jovens garotos órfãos, que muito cedo em suas vidas, foram adotados por um homem chamado Jeff Bogard, que os acolheu e deu a eles uma família e uma casa para chamar de sua, sendo Jeff não só um exímio artista marcial, mas também um bom pai, sendo que ele cuidou dos garotos com muito amor e carinho.

Mas infelizmente, o que parecia ser o início de uma vida feliz para os irmãos mudaria para sempre, quase tão rápido quanto foi para eles terem um novo lar, já que poucos anos depois, Jeff, foi confrontado quase que repentinamente por um homem misterioso de roupas social, que em poucos golpes, não só derrotou o lutador, como também tirou sua vida.

Esse homem misterioso era que Geese Howard, um antigo rival de Jeff da época em que treinavam juntos a arte do Hakkyokuseiken, e um dos homens mais temidos de toda a South Town, não só por suas habilidades de luta assustadoras, mas também por liderar a máfia da cidade, que controlava e manipulava tudo, sendo uma figura praticamente imbatível e invencível, principalmente após aquele dia, o único homem que poderia se mostrar uma ameaça para ele, foi morto por suas próprias mãos.

Os irmãos, chocados com a perda de sua única família, juraram que, após esse dia, iriam dedicar as suas vidas a um único objetivo, matar Geese Howard, e vingar seu pai.

Para cumprirem seu objetivo, os irmãos seguiram caminhos diferentes para alcançarem seus objetivos. Andy Bogard, o irmão caçula, viajou para o Japão, para aprender e dominar o estilo de Ninjutsu da família Shiranui de ninjas, se tornando um lutador de bastante habilidade e técnica. Já seu irmão mais velho, Terry Bogard, decidiu ficar em South Town e criar um estilo de luta único, misturando o seu aprendizado em lutas de rua com algumas técnicas de seu pai que ele havia aprendido, e com os ensinamentos do próprio mentor dele e de Geese, Tung Fu Rue, tornando Terry um lutador com habilidades únicas, não só sendo imprevisível, mas também poderoso.

Após dez anos depois que os jovens irmãos saíram para treinar, finalmente Geese anunciou em South Town o torneio King of Fighters, para atrair os mais fortes lutadores da cidade, com o intuito de recrutá-los para a sua máfia, ou matá los, sendo essa a oportunidade perfeita para os irmão de concluírem seus planos, mas eles não o fizeram sozinhos, já que foram acompanhados de Joe Higashi, o campeão japonês de Muay Thai, que após conhecer a história da família Bogard, decidiu se unir a eles no torneio.

E foi no torneio, que Terry havia conseguido derrotar Geese Howard, dando a impressão de que eles haviam conseguido acabar com o vilão, mas todos estavam enganados.

Alguns anos depois, no jogo Fatal Fury 2, o segundo torneio King of Fighters foi aberto, mas o responsável dele não era Geese, mas sim seu meio irmão Wolfgang Krauser, que após descobrir que o irmão que ele tanto odiava foi supostamente morto, quis conhecer e derrotar o responsável por tal feito, mas assim como Geese, Krauser também perdeu para o lutador.

Geese só voltou em Fatal Fury 3, após se recuperar de sua derrota, ele foi atrás dos lendários manuscritos Jin, ao descobrir que eles estavam em South Town, e que somente o guerreiro mais poderoso poderia obtê-lo, sendo que havia rumores que tais pergaminhos possuíam um misterioso poder. Assim, Geese abriu mais um torneio, para obter tal poder e conseguiu, porém saiu um pouco desapontado, pois os pergaminhos na verdade não tinham poder em si, obter eles só significava que você era o guerreiro mais poderoso, sendo a obtenção dos pergaminhos a maior demonstração de seu poder, indicando que Geese era, de fato, o homem mais poderoso do mundo.

Após esses eventos, finalmente, Geese abriu o seu último King of Fighters, no jogo Real Bout Fatal Fury, não só se mostrando mais confiante, mas querendo de forma definitiva, a sua vingança contra Terry. E foi, no final deste evento, que a luta de Terry Bogard e Geese Howard finalmente chegou em sua conclusão, com Terry não só derrotando Geese definitivamente, mas com a morte do vilão, já que, mesmo tendo sido segurado por Terry, ele soltou propositalmente a mão do herói, pondo fim a sua própria vida.

Foi então que, após a luta, Terry descobriu que Geese havia deixado seu único filho, Rock Howard, que após a morte do pai, não tinha mais lugar para onde ir. Ao conhecer o garoto, Terry decidiu adotá-lo e cuidar dele, com o intuito de salvar o garoto, e acabar com o ciclo de ódio que não só cercou sua família, mas também a de Terry.

E assim termina a saga de Fatal Fury, uma saga incrível e com ótimos personagens.

Infelizmente, como eu tive que dar um resumo para dar contexto, eu não pude falar muitos dos detalhes da saga de Terry e Geese, principalmente dos ótimos personagens que participam dessa jornada, como Mai Shiranui, Kim Kaphwan, Blue Mary, Ryuji Yamazaki, e muitos outros personagens que são amados por muitos fãs, não só pela participação e importância na série Fatal Fury, mas também na série de jogos de luta The King Of Fighters, sendo alguns dos personagens mais marcantes dos jogos de luta.

Se você nunca jogou algum jogo Fatal Fury, eu recomendo muito! São jogos de luta que realmente fizeram história.

Mas, mesmo com muito a contar e comentar sobre Fatal Fury, vamos seguindo em frente, e agora que já terminamos esse epílogo, podemos finalmente falar de Garou!

Garou: Mark Of The Wolves

Agora finalmente, Garou: Mark Of The Wolves!

A história de Garou se passa 10 anos após os eventos de Real Bout Fatal Fury, e muito mudou durante esse período de tempo.

Após a morte de Geese Howard, South Town se tornou uma cidade bem mais tranquila do que um dia já foi, possuindo uma população bem mais feliz e pacífica, já que não havia mais o medo da máfia e da violência que acontecia. Durante esse tempo também, muitos dos personagens que passaram pela história original se separaram um pouco, e começaram a trilhar seus próprios caminhos.

Dos 3 lobos lendários, Andy voltou ao Japão, após ter seu desejo de vingança concluído, ele voltou para onde ele havia sido treinado pelos Shiranui, se tornando um mestre ninja e guiando um novo aluno, mas claro, ainda mantém um contato com seu irmão mais velho. 

Joe Higashi após a derrota de Geese, não ficou parado durante esses anos, já que o lutador de Muay Thai ainda continuou protegendo o seu título de campeão, além de ter adotado uma aprendiz, ensinando-a a arte que domina.

E por fim, o antigo protagonista Terry Bogard, agora vive junto de Rock Howard, não necessariamente se preocupando em ser uma figura paterna para o garoto, mas sim um amigo, alguém próximo e confiável, cuidando dele, e até mesmo o ensinando a lutar.

De fato, no fim tudo acabou em um final feliz para os lobos lendários e para a South Town que tanto protegem, mas por mais que os problemas tenham se resolvido, outros estavam prestes a surgir.

Em Second South Town, mais conhecida como Second South, a alguns anos atrás dos eventos de Fatal Fury e Garou, Kain R. Heinlein teve uma infância muito difícil, vivendo na região mais pobre da cidade, acompanhado de sua irmã, Marie Heinlein, ele teve que enfrentar muito para sobreviver, mesmo sendo protegido por Abel Cameron, que o cuidava e o protegia quase como um pai para ele. Durante essa infância difícil, ele presenciou uma morte trágica de uma criança de rua, e indignado com toda essa situação, ele acabou entrando em uma briga de rua ainda jovem, mas foi notado pelo chefe do crime Don Papas, que acolheu o garoto por muitos anos, mas quando chegou a hora certa anos depois, Kain derrotou ele e se tornou o novo chefe do mundo do crime, acompanhado de Abel, que adotou o nome Grant.

Já chefe do crime de Second South, Kain soube da morte de sua querida irmã, que faleceu pela dor e tristeza de ter sido abandonada pelo seu marido, Geese Howard, que sempre a escondeu porque acreditava que ela representaria uma fraqueza aos seus inimigos, deixando de cuidar dela mesmo após terem um filho juntos, e também, algum tempo depois, é que esse mesmo homem, antes considerado imbatível, foi morto pelo campeão de seu próprio torneio, Terry Bogard, e que ele acolheu o filho de Marie.

Tendo esses ocorridos em mente, Kain decidiu colocar seu plano em prática, e para isso, ele anunciou em Second South o King Of Fighters: Maximum Mayhem, convidando lutadores das duas cidades, incluindo Terry e Rock, não só para atraí-los, mas também porque ele queria especialmente que seu sobrinho se juntasse a ele.

Kain acredita que a verdadeira forma de experienciar a vida é quando se está em opressão e luta, e ele quer que as pessoas vivenciem isso para experimentarem a vida, já que, segundo ele, as pessoas da cidade estão exaustas da vida pacífica e tranquila.

Para alcançar esse objetivo, Kain decidiu seguir os mesmos passos de seu cunhado, e tomar o controle da cidade com seu poder e influência para governá-la, assim ele iria, após conseguir o comando da cidade, declarar a sua independência dos Estados Unidos, tornando Second South em uma cidade-estado, para que, após essa independência, tornar a cidade em uma região de constante violência, estabelecendo no local a lei do mais forte, onde os fortes dominam os mais fracos, para assim fazer com que a população possa valorizar a vida.

Com o plano arquitetado, Second South se torna o mais novo palco do King Of Fighters, com lutadores habilidosos participando, cada um com histórias e motivos diferentes para lutarem, e participarem desse novo torneio.

Essa é a história de Garou, sendo um verdadeiro destaque, começando uma nova história bem diferente do que a gente estava acostumado com Fatal Fury, mas ainda sim que se alinha à saga anterior.

Mas quem estrela o palco principal dessa história são os vários personagens que participam dessas lutas, então vamos conhecê-los!

Personagens

Os protagonistas aqui são Rock Howard e Terry Bogard.

Rock é um personagem único, diferente da maioria dos personagens da série, Rock é um garoto introspectivo e sério, mas também bondoso e cheio de atitude.

O motivo principal de Rock querer participar do torneio é o de encontrar o seu propósito de vida, constantemente sofre de conflitos internos, não só por ser o filho do homem que tanto despreza, mas principalmente pela relação a sua linhagem sanguínea, já que quando usa energia em seus ataques, afirma sentir o sangue ferver, as vezes até mesmo perdendo o controle dessa energia.

Em questão de jogabilidade Rock é um personagem bem equilibrado, sendo o seu maior destaque os movimentos herdados tanto de Terry quanto de Geese que, mesmo possuindo funções e efeitos similares aos movimentos originais, são executados a sua forma e ao seu estilo.

Terry Bogard é o lobo lendário que todos conhecemos e amamos na série Fatal Fury! Ele pode até parecer diferente, com um novo visual e um aspecto mais maduro, mas não se engane, ele continua o mesmo, com seu carisma e estilo único.

Outra marca registrada do herói é seu estilo de luta, que por mais que nesse título tenha adquirido uma ou outra diferença em comparação aos jogos anteriores, continua praticamente o mesmo que conhecemos, com quase todos os seus ataques principais e assinatura presentes, mostrando que mesmo após 10 anos, o lobo lendário não está nem um pouco enferrujado!

Terry é o único personagem dos jogos anteriores que está presente neste, ou seja, todos os outros que estão presentes no torneio são lutadores novos na série, mas ainda sim, há várias figuras que têm relações ou conexões com outros personagens que participaram anteriormente em Fatal Fury!

Kim Dong Hwan é o primeiro filho do lutador de Taekwondo e justiceiro mais habilidoso de Southtown, Kim Kaphwan, que assim como o pai, também pratica a arte marcial coreana, mas diferente dele, o jovem é bem mais brincalhão e relaxado, podendo ser considerado até um pouco preguiçoso e arrogante, porque mesmo sem treinar com tanto afinco, se considera um lutador incrível, mas não se deixe enganar pela personalidade, pois ele tem motivo para ter tanta confiança, já que ele é um lutador nato e bem forte, conseguindo até mesmo disparar algumas rajadas elétricas em seus chutes.

Mesmo praticando o Taekwondo, Dong Hwan executa técnicas a sua própria moda, se utilizando de sua força e habilidades acrobáticas para dar golpes bem fortes e carregados, ou ataques para provocar seus inimigos, como seus chutes consecutivos que mais parecem dar tapas no adversário com os seus pés.

O motivo de Kim Dong Hwuan participar do torneio, é o de honrar e continuar o legado de seu pai, fazendo isso com seu irmão, que também está participando do torneio.

Kim Jae Hoon é o irmão caçula de Dong Hwuan, que assim como o irmão, também luta  Taekwondo. Jae Hoon, diferente de seu irmão mais velho, é bem mais dedicado, focado, e sério, sempre querendo melhorar suas técnicas, mas também é bem carismático e simpático, sendo sempre respeitoso com seus adversários, e assim como seu pai, também possui um forte senso de justiça e de fazer o’que é certo, na verdade, seu comportamento e habilidades são tão exemplares que ele até mesmo possui seu próprio fã clube, cheio de admiradores que estão dispostos a apoiar o jovem herói.

Toda a sua dedicação e empenho nas lutas fazem dele um grande lutador, com o seu estilo de luta bem mais disciplinado, ele utiliza as poderosas técnicas da arte marcial de forma tradicional e com maestria, além de algumas técnicas de seu pai que tanto admira, com golpes precisos e fortes, o lutador também consegue dar chutes flamejantes com suas técnicas mais poderosas, dando motivos de sobras para ser temido pelos malfeitores que cruzarem seu caminho.

Assim como afirmado anteriormente, o motivo de Jae Hoon em participar do torneio também é honrar o legado de seu pai, mas além disso, ele quer provar para si mesmo que é digno de levá-lo adiante.

Como é possível ver, por mais que o próprio Kim não esteja participando, sua família está representando muito bem e de forma digna a sua arte marcial, e a sua história como um grande lutador, mas os dois não são os únicos irmãos que estão participando dentro do torneio! Há outro par, mas infelizmente eles não se entendem muito bem…

Hotaru Futaba é uma jovem garota que faz parte de uma grande família de artistas marciais e que pratica a arte chinesa do Kenpo, se especializando no estilo mais leve da arte. Sempre acompanhada de sua marta de estimação chamada Itokatsu, Hotaru é uma menina muito bondosa, simpática e descontraída, não gostando de violência ou de machucar os outros, lutando somente quando necessário.

Após a morte de sua mãe, seu pai e seu irmão desapareceram repentinamente, a abandonando. Diante dessa situação, a jovem ouve rumores que seu irmão estaria participando do King Of Fighters: Maximum Mayhem, que vai ocorrer em Second South, logo, ela decide participar da competição para encontrar seu irmão e entender melhor o que está acontecendo, com o intuito de reunir a sua família.

Hotaru utiliza principalmente o estilo de luta chinês da escola interna, que tem como principal característica os seus movimentos suaves e graciosos, além de às vezes executar técnicas de outros estilos. A jovem também aplica bastante do seu Ki (Força vital) em boa parte dos seus ataques, podendo desferir golpes carregados de energia ou até mesmo refletindo disparos de energia de outros lutadores, se mostrando uma garota bem habilidosa e que sabe muito bem se defender, podendo dar uma lição a todos que ousarem a menosprezar pela sua idade ou pela aparência fofa.

Por mais que não seja totalmente confirmado, na história da Hotaru, dá muito a entender que de fato, seu irmão está no torneio! Sendo ele provavelmente o próximo personagem que falaremos a seguir, Gato.

Gato é um personagem bem sério, cruel, e misterioso, sendo até mesmo incerto afirmar se “Gato” é mesmo o seu verdadeiro nome, mas algo que é fato, é que ele é um lutador implacável, dono de uma força e técnicas bem perigosas.

Desde jovem, o lutador sempre foi dedicado às artes marciais de sua família, tendo como principal mentor e mestre o seu pai, porém, após o assassinato de sua mãe pelas mãos dele, decidiu Gato abandonar tudo de sua vida passada, possuindo como único propósito em sua vida encontrar e matar o seu pai, para assim concretizar a sua vingança.

Nas lutas, Gato utiliza também a arte marcial chinesa, mas diferente de Hotaru, ele usa escola externa, tendo como principal foco em seu estilo de luta golpes poderoso e rápidos, tendo como principal destaque suas técnicas que possuem como base a palma de sua mão aberta, com golpes bem versáteis, além disso, Gato também se utiliza de vários outros estilos das artes marciais chinesas, podendo atacar o inimigo com golpes extremamente eficientes, podendo também pressioná-lo, ou até mesmo o surpreender e atacar o adversário desprevenido com facilidade, sendo verdadeiramente um oponente temível a qualquer lutador que ousar desafiá-lo.

Gato está no torneio atrás de seu pai, com o intuito de matá-lo assim que o encontrar, e fará de tudo para alcançar seu objetivo.

Bom, com Hotaru e Gato também temos uma boa representação das artes marciais chinesas, mas também temos artes marciais japonesas no jogo! Que são representadas pelos personagens a seguir! 

Marco Rodrigues (também conhecido como Khushnood Butt em algumas versões do jogo) é um brasileiro lutador do Kyokugen Ryu, a lendária arte marcial da família Sakazaki de Art Of Fighting, sendo os principais usuários do Kyokugenryu, o dragão invencível Ryo Sakazaki, e o tigre poderoso Robert Garcia, os protagonistas de Art Of Fighting.

Na verdade, Marco é um dos discípulos de Ryo, que se tornou o novo líder do dojo da família Sakazaki, assumindo o lugar de seu pai Takuma.

Após ter aprendido e dominado a arte do karatê do Kyokugenryu, Marco abriu o seu próprio dojo, com o intuito de espalhar a palavra do poderoso estilo de karatê do seu mestre que tanto admira e respeita.

Marco pode até ser um personagem atrapalhado às vezes, mas não se engane, quando o assunto é lutas ou Kyokugenryu, ele mostra toda a sua seriedade e dedicação no campo de batalha, mostrando a todos do que ele e o seu estilo de karatê são feitos.

Como afirmado várias vezes, Marco se utiliza do Kyokugenryu, e executa suas técnicas com poder e maestria de forma impecável basicamente impecável, sendo um dos lutadores mais fortes do torneio. Também, como é de se esperar, o lutador também se utiliza de várias técnicas que aprendeu com seu mestre, utilizando suas técnicas principais e mais poderosas, incluindo o Ko’ou Ken, Kohou, Hien Senpuu Kyaku, Zantetsuken, e claro, o Haou Shoukouken.

O principal motivo de Marco para participar do torneio, é o de mostrar e provar a todos o grande poder do Kyokugenryu!

Mas além de Marco que é discípulo de Ryo, também há outro lutador que é discípulo de uma arte japonesa, sendo ele até mesmo um dos discípulos de um dos protagonistas de Fatal Fury.

Hokutomaru é o único discípulo de Andy Bogard, o habilidoso ninja e lobo lendário da série Fatal Fury.

Após voltar ao Japão, Andy decidiu se afastar das lutas para se dedicar inteiramente ao treinamento deste garoto, ensinando a ele a arte ninja dos Shiranui.

Hokutomaru é uma criança que admira muito seu mestre, e é o lutador mais jovem a participar do torneio, ou seja, como é de se esperar assim como as crianças de sua idade, ele é bem brincalhão, travesso, impulsivo e não gosta quando é tratado como criança, às vezes até entrando em conflito com sua parente e também Kunoichi, Mai Shiranui, mas também tem um senso e força de vontade bem fortes.

Desde bem pequeno, o garoto vivia em contato muito próximo com a natureza, não só possuindo uma ligação bem forte com ela, mas também possuindo como amigo vários macacos que viviam nas montanhas onde treinava, logo, por consequência, ele não conhece muito bem como o mundo metropolitano funciona, as vezes arrumando confusão por causa disso.

Hokutomaru sabe usar com muita habilidade as diversas técnicas ninja da família Shiranui, sendo um personagem bem rápido e imprevisível, possuindo como principal destaque as técnicas especiais ninja tanto de Andy como de Mai.

O garoto está participando do torneio a pedido de Andy Bogard, não só para testar as habilidades do garoto, mas também como parte de seu treino Ninja.

Agora, os lutadores a seguir, por mais que não tenham necessariamente ligações muito próximas ou diretas com os lutadores de Fatal Fury, ainda sim são bem interessantes e até mesmo bem únicos.

Jenet (ou Jenet Behrn, seu nome real), é a capitã dos Lilien Knights, um grupo de piratas que foi fundado por ela mesma, que com o dinheiro de sua família, construiu um navio, que não só possui um enorme poder de fogo, como também pode se transformar em um submarino quando necessário.

Roubando só de pessoas ricas, Jenet, é uma pirata alegre e ambiciosa, que, mesmo vinda de uma família rica, não pensa duas vezes quando o assunto é roubar dinheiro ou qualquer objeto valioso. Também vale notar que Jenet é muito festeira, e que seu relacionamento com os Lilien Knights é mais de domínio, apesar deles se importarem bastante com ela.

Nas lutas, Jenet se utiliza do que chama de “LK Arts (podendo ser traduzido como “Artes LK”, sendo LK provavelmente Lilien Knights), possuindo uma mistura de Kickboxing francês e Savate, além de golpes bem únicos, com rajadas de vento, tapas, e até mesmo utilizando seu salto.

Jenet está participando do torneio para saquear tudo de Kain, que como o organizador do torneio, deve possuir vários bens de alto valor e preciosidades em sua mansão.

The Griffon (Também conhecido como Tizoc) é um grande lutador de Pro Wrestling, que desde o começo de sua carreira no mundo das lutas, se tornou o favorito de vários espectadores, sendo principalmente bem popular com as crianças. Durante um bom tempo, ele era uma figura imbatível e adorado pelos fãs, até que foi enfrentado por um poderoso oponente misterioso, que o derrotou profundamente.

Desde então, Griffon ficou devastado com a derrota, se sentindo um fracasso, e passou mais de dois anos procurando pelo tal lutador, infelizmente sem sucesso. Então, após ouvir falar do surgimento do King Of Fighters: Maximum Mayhem, ele decidiu participar do torneio para recuperar a sua genuína paixão pelo Wrestling que havia perdido, e se possível, também encontrar o homem que o derrotou.

Tanto dentro como fora dos ringues, Griffon pode até ser exagerado com seu costume de falar alto e fazer poses, mas é um grande e heroico homem, sempre com sua máscara, o lutador adora ser reconhecido pelas crianças como um herói.

Griffon usa seu estilo próprio de Pro Wrestling, com vários agarrões, chutes e muito mais, com direito há vários movimentos  conhecidos do estilo, sabendo fazer as técnicas Drop Kick, Pile Driver, Hurricanrana e muito mais que pode se esperar de um lutador de luta livre, mas claro, sempre com exagero, tanto nas poses, como gritando o nome de seus ataques.

Kevin Rian é um parente de Blue Mary, e um corajoso oficial da S.W.A.T

Antes do torneio, a S.W.A.T estava investigando estranhos casos de assassinatos repentinos que estavam acontecendo em Second South, e infelizmente, uma das vítimas que foram pegas por esse misterioso assassino foi o parceiro de Kevin, que após dias desaparecido, foi encontrado morto em um dos becos da cidade, deixando sozinho seu filho Marky, que após o incidente, foi acolhido pelo oficial, que cuida da criança a partir de então, jurando a ela que vingaria seu amigo.

Sobre a identidade do assassino, a única pista que Kevin possui é que é um indivíduo de cabelos compridos. 

Ao ouvir falar do King Of Fighters: Maximum Mayhem, Kevin sentiu que o indivíduo que ele está procurando estaria participando do torneio, logo, ele decide entrar nas lutas, acompanhado de Marky, para encontrar o assassino.

Kevin é uma pessoa com um forte senso de justiça, e de defender as pessoas de Second South, sendo bem durão, frio e direto quando está trabalhando, sendo esse lado um que se contrasta completamente quando está perto de Marky, aquecendo um pouco o coração do oficial com sua presença.

Em seu estilo de luta, Kevin usa golpes similares ao Sambo, uma arte marcial russa que possui raízes em várias artes marciais diferentes, possuindo como foco principal a autodefesa, mas Kevin utiliza esse estilo de forma bem única, se focando em golpes bem diretos, fortes e rápidos, e digamos, bem explosivos, já que seus ataques especiais são acompanhados de grandes explosões, por fim, o lutador também faz uso de algumas de suas habilidades que aprendeu sendo um oficial, fazendo de Kevin um lutador bem único e forte, mais que apto para o trabalho em que está se envolvendo.

Kevin está participando do torneio para encontrar o assassino, mas de fato, ele está no torneio? Sim, sendo um dos competidores uma figura sombria que se enquadra nas descrições do assassino, e seu nome é Freeman.

Muito pouco se sabe sobre Freeman, já que seu passado é um verdadeiro mistério, o pouco que é possível saber dele é que é um macabro Serial killer de origem inglesa, que mata pela sua própria diversão, além de possuir uma personalidade bem sinistra, as vezes agindo como um louco.

Também, sobre o estilo de luta de Freeman é difícil afirmar que é algum tipo de arte marcial, possuindo como grande base de seus ataques golpes cortantes, além de ter uma grande habilidade em contorcer, sendo bem útil para ferir seus oponentes.

Freeman viajou para Second South ao ouvir falar do King Of Fighters: Maximum Mayhem, tendo como único motivo para participar do torneio a possibilidade de poder matar oponentes fortes.

E esses são todos os participantes que estão participando do torneio! Também vale mencionar que Grant e Kain são personagens jogáveis, e participam do torneio como chefe e chefe secreto respectivamente, mas sobre suas habilidades, eu quero deixar para quem ainda não jogou o jogo descobrirem, e entenderem porque eles são poderosos.

Sobre os personagens, é inegável que mesmo Garou possuindo um ótimo elenco, não foram todos que gostaram da mudança, já que mesmo com bons motivos e boas justificativas, personagens grandes e icônicos dos jogos da série Fatal Fury ficaram de fora, sendo alguns deles também muito marcantes em The King Of Fighters, ou seja, é inevitável, e totalmente plausível que alguns fãs fiquem chateados pelas ausências que ocorreram.

Porém, o jogo traz consigo personagens bem divertidos, únicos, e bem desenvolvidos, tanto em personalidade e história, como em jogabilidade, com cada lutador bem diferente um do outro, sendo alguns deles os personagens favoritos de muitos jogadores.

Além disso, como foi possível ver, muitos dos personagens citados possuem grandes ligações diretas com os personagens da primeira saga, não só fazendo ótimas referências, mas também aprofundando junto aos personagens novos, os que já participaram, dando uma sensação de que, mesmo possuindo figuras novas, elas fazem parte da mesma casa, desse mesmo universo, e acrescentam muito bem detalhes e camadas neste mundo que é tão amado pelos fãs.

Ou seja, por mais que sim, a mudança pode ser controversa para alguns, não dá para negar que os personagens que estão participando também são ótimos, merecedores de destaque, e do carinho de muitos fãs.

Mas falando em diferenças com os jogos Fatal Fury, outra mudança que ocorreu foi em questão a jogabilidade do título! 

Jogabilidade 

A jogabilidade de Garou notavelmente faz mudanças bem drásticas em comparação com seus antecessores, removendo vários dos elementos e características que até então eram padrão, sendo um dos exemplos, e talvez o mais chamativo deles, o fato de que em Garou, não é mais possível mudar de planos, havendo somente um, como é visto em vários jogos de luta. Na verdade, há quem afirme que as mudanças feitas na jogabilidade de Garou o tornaram bem mais semelhante aos jogos da série The King Of Fighters, a série de jogos de luta mais famosa da SNK.

Os botões são divididos entre socos e chutes, fracos, e fortes, sendo que o mais fraco dá menos dano, mas é um golpe mais seguro, e o forte é um ataque mais poderoso, mas mais arriscado, e o médio é o equilíbrio entre essas duas opções, até aqui não há muita novidade em comparação a outros jogos de luta da época né?

Então, mas Garou introduz ao formato novas mecânicas para a série, que realmente fazem a diferença nas lutas, e na jogabilidade como um todo.

Uma das adições mais importantes é a introdução do sistema T.O.P (Tactical Offensive Position, que pode ser traduzido como “Tática de Posicionamento Ofensivo” ou “Posicionamento Tático Ofensivo). Antes de começar a partida, após selecionar o seu personagem, você pode selecionar em que parte da barra de vida estará o T.O.P, no começo, no meio, ou no fim da barra. Após selecionado, durante a luta, quando a vida chegar onde está posicionada a barra de T.O.P, ele será ativado após o personagem brilhar, fornecendo ao jogador vários benefícios enquanto ela estiver ativa.

Os benefícios do modo T.O.P são vários, ele faz com que o personagem possa dar mais dano ao acertar um golpe, regenera gradualmente a vida do seu personagem, e dá a possibilidade de realizar o T.O.P Attack, um golpe exclusivo para quando você estiver neste modo, que ao acertar, causa uma redução considerável ao medidor de guarda do oponente, podendo causar um Guard Break, o deixando aberto para contra atacar.

Falando em defesa, há também o Just Defend. O Just Defend é uma mecânica defensiva, que pode ser feita quando o jogador defende no exato momento que o ataque do oponente te  acertar. Além do ataque não causar dano, o jogador poderá recuperar um pouco da sua vida, e também cancelar essa defesa, utilizando o Guard Cancel, um movimento que contra ataca diretamente o adversário, mas em troca, não realiza a recuperação de vida fornecida pelo Just Defend.

E há também o Feint, que é um movimento que inicia a animação de um ataque, mas não o realiza por inteiro, permitindo ao jogador não só para enganar os oponentes fingindo realizar um ataque, mas também dá a opção esse movimento pode ser cancelado durante sua animação, possibilitando ao jogador  realizar grandes combinações de ataques, e combos mais longos e perigosos.

Essas são as mecânicas e diferenças principais de Garou: Mark Of The Wolves, mas essas são praticamente as “regras” do jogo, já que elas, por mais que possam parecer simples, são bem detalhadas e profundas, ou seja, o domínio e boa prática dessas mecânicas faz uma grande diferença, já que essas ferramentas permitem ótimas possibilidades aos jogadores, tanto ofensivamente, como defensivamente.

Também, em inclusão a essas mecânicas, cada personagem tem algum movimento ou característica única, permitindo não só a criação de estratégias únicas para cada personagem, mas também para cada jogador em si, já que várias estratégias eficientes podem ser feitas aqui.

Na verdade, há tantos detalhes interessantes, e tantas possibilidades nas mecânicas e jogabilidade de Garou que é difícil eu falar tão detalhadamente sobre elas, por isso, caso você tenha mais interesse em aprender e dominar o jogo, eu tenho uma alta recomendação, que até me ajudou mais a entender sobre o jogo! 

O canal MARK OF THE WOLVES BRASIL ensina detalhadamente e didaticamente todas as mecânicas do jogo, sendo ideal para ensinar tanto os jogadores experientes, quanto os veteranos, eles até possuem uma Playlist com os tutoriais, com vídeos que não só estão em português, mas também possuem legendas em inglês caso precise, então se você quiser aprender mais, não pense duas vezes antes de visitar o canal, ele está no Youtube!

Em suma, a jogabilidade de Garou não só é bem única, como bem divertida e bem balanceada, dando várias possibilidades aos jogadores de realizarem suas próprias estratégias de luta, e se divertirem. Não é atoa que esse jogo é jogado até hoje, de fato, a jogabilidade é um dos maiores brilhos do título, podendo ser aproveitada tanto por novatos como experientes.

Mas agora vamos a outro dos maiores destaques do jogo, o visual e a música.

Detalhes Técnicos (Visual e Sonoro)

Se tem um detalhe que é, e sempre foi chamativo de Garou, é o seu visual, isso é inegável.

O visual dos personagens, dos cenários, e de tudo mais, é belíssimo. Cada personagem tem um visual bem distinto, bem estiloso, e cheio de estilo, não só expressando muito bem eles, mas também sendo possível ver a personalidade de cada um deles. Um exemplo claro disso é Rock Howard, que sempre é lembrado por possuir um ótimo visual, já que ao mesmo tempo que ele pode até remeter um pouco Terry e Geese, seu estilo é único, próprio, e autêntico, sendo seu próprio personagem e pessoa. Todos os personagens possuem essa autenticidade, tanto no Design, nas roupas, no estilo de luta, e até mesmo nas expressões, e principalmente, na movimentação, sendo fácil você reconhecer e entender o personagem só de olhar para ele, e tudo isso brilha maravilhosamente em parceria com a animação.

As animações de Garou: Mark Of The Wolves é considerada sem exagero por muitos como uma das melhores animações dos jogos 2D da época, e acredite em mim, isso se sustenta até hoje.

Cada personagem possui uma enorme quantidade de quadros de animação, além de ótimos detalhes artísticos, que junto ao visual dos personagens, fazem das lutas um verdadeiro show.

Cada movimento é fluido e com vários detalhes, como a movimentação da roupa dos lutadores, como cada personagem ataca, como é cada ataque, e muito mais, sempre mostrando muito bem o peso, velocidade, e todos os efeitos de cada golpe.

A personalidade dos personagens também é muito presente nas lutas, mesmo possuindo Sprites um pouco menores dos que os vistos em Fatal Fury, é possível ver muito claramente e detalhadamente as expressões dos personagens, esteja ele concentrado, confiante, ou até mesmo cansado, eles possuem muita vida e personalidade, o’que se incrementa ainda mais com as várias animações de vitória e provocações dos personagens, que são únicas, bem divertidas, e os expressam muito bem.

Além disso, muitos personagens possuem animações que detalham e dão mais vida e emoção a eles, sendo um dos exemplos novamente Rock, que quando realiza um golpe forte, rapidamente mexe em seu cabelo, e quando termina a luta com o Raging Storm, o golpe de seu pai, ele termina com uma animação única, e uma tela de vitória diferente. 

Eu posso até estar parecendo repetitivo ou exagerando, mas realmente a animação de Garou é um verdadeiro espetáculo, ainda mais para a época.

Os visuais dos cenários também são muito bonitos, cheios de vida, movimentação e detalhes, alguns até mesmo possuindo referências a série, sendo que cada personagem tem o seu cenário próprio, que condiz com a sua personalidade e estilo, sendo isso também um destaque a parte.

 

Mas sobre o visual, eu não posso deixar de mencionar as sequências de abertura, sendo que uma delas conta o final da saga Fatal Fury com ótimas imagens e animação, e a outra uma apresentação dos personagens, que mais uma vez, possui uma animação espetacular, mostrando um pouco de cada personagem, acompanhado de uma ótima música, e falando em música…

A trilha sonora do jogo também é um destaque enorme. Junto aos cenários, cada personagem possui um tema próprio, que expressam muito bem eles, com várias melodias bem distintas e ótimas, sendo cada estilo de música diferente bem adequado ao personagem que o representa. A trilha sonora de Garou é muito icônica, com várias músicas ótimas e muito bem feitas, tanto é que são lembradas até hoje pelos fãs. 

O final e a sequência perdida

Bem, infelizmente era inevitável tocar neste assunto, o final de Garou. Okay, mas vamos por partes, como a história termina?

É possível entender como a história termina ao completar o modo Arcade com o Rock e o Terry, tendo enfrentado Kain como último oponente. Para poder enfrentar Kain, o jogador deve ter em todas as partidas o Rank AAA ou superior.

No final de Rock, Kain conta ao jovem que ele é seu tio, e o responsável pelo torneio, revelando que o principal motivo de ter criado a competição era para atrair Rock ao seu lado.

Kain afirma que está atrás do legado deixado por Geese, que antes de sua morte, deixou um testamento que continha em si uma mensagem secreta e indecifrável a todos, logo, com o intuito de entender a mensagem, ele quer a parceria de Rock em seus planos.

Rock recusa a oferta, afirmando que não sabe de nada, mandando ele procurar outra pessoa, e então que Kain responde; 

“Mesmo se eu souber… que sua mãe está viva?”

Perto de onde ocorreu a luta, na mansão de Kain, Terry procura por Rock, e então é recebido pelo próprio Kain, que afirma que o garoto é o seu novo parceiro, o que causa estranheza ao lutador, que pergunta a Rock o que está acontecendo, e ele responde pedindo para ele não tentar o impedir, afirmando que após resolver suas pendências, irá voltar para a cidade. Terry aceita a decisão do garoto, afirmando que acredita nele, e se retira do local sozinho, e a cena termina com Rock internamente pedindo desculpas a Terry, que é seguido por Kain, perguntando quais serão seus próximos passos.

No final de Terry, sozinho, ele anda pelas ruas de Second South, ouvindo algumas conversas dos moradores da cidade, e pensando no que ocorreu.

As pessoas que passavam pelas ruas, mesmo sabendo de que a cidade iria procurar independência, não aparentam se importar muito, afirmando que mesmo se algo vir a acontecer, não vai fazer diferença a eles. Terry relembra alguns momentos do seu reencontro com Rock no final do torneio, junto a Kain. Rock afirma que não sabe mais, se o que Kain está fazendo e tentando alcançar é certo ou errado, e Kain afirma que ele, como um lobo, também deveria entender que as pessoas hoje não estão mais vivas.

Na última cena, Terry afirma que ama a cidade em que está, e em meio a pensamentos, ele é encontrado por algumas crianças que estavam brincando no local, e elas tentam animar ele, o convidando a jogar basquete com elas. Terry termina afirmando que a vida é “Toda sobre o coração”, e segue a jogar com os garotos.

E esse e assim termina Garou: Mark Of The Wolves

Se você achou um pouco incompleto ou até mesmo anticlimático o último jogo da série, você não é o único, na verdade, esse sentimento é bem comum, já que não era para a série ter terminado assim. O jogo termina com várias dúvidas, “Será que de fato Marie, a mãe de Rock, está viva?”, “Será que Second Southtown realmente vai declarar independência?” e principalmente, “Qual a mensagem secreta que está no testamento de Geese?”, “Mas porque não temos essas respostas há anos?” Porque essas respostas foram guardadas para a continuação dessa história, que nunca viu a luz do dia.

O plano era para que no ano seguinte, 2000, essas respostas fossem respondidas no próximo jogo da série, sua sequência, o Garou Mark Of The Wolves 2, ou Garou: Mark Of The Wolves SPECIAL, que traria novidades, novos personagens, e principalmente, a conclusão dessa história. O jogo seria lançado para a mesma plataforma Arcade que o primeiro, o Neo Geo MVS, mas também no Neo Geo AES, um console caseiro da produtora.

Sobre como seria a história, dá para ter uma ideia pesquisando um pouco sobre, e vendo alguns dos finais de outros personagens, mesmo que talvez alguns deles não sejam necessariamente canônicos, eles mostram cenas e acontecimentos bem interessantes, valendo a pena destacar alguns. No final de Gato, ele encontra seu pai após a derrota de Kain, mas ele não só protege o vilão, dando a entender que eles possuem uma relação, como também ataca Gato, o deixando cego. Já no final de Hokutomaru, ele recebe uma carta de Andy, afirmando que o garoto dominou o estilo Shiranui, e agora não o vê mais como um discípulo, mas sim como rival, mas avisa ao garoto que ele vai partir,  não informando para onde, ou qual seu objetivo.

Akihiko Ureshino, um dos principais novelistas da SNK, escreveu em seu blog Ureyusa durante a produção de KOF: Maximum Impact 2 afirmou que, por mais que não saiba sobre o estado da mãe de Rock, ou sobre o verdadeiro herdeiro do legado de Geese, Terry Bogard pode estar relacionado a algo, sendo essa relação um motivo de conflito para o personagem. Ureshino também afirmou que na sequência do jogo, a discípula de Joe Higashi também iria aparecer, sendo uma personagem jogável.

Infelizmente, nunca ficou claro o porque esse jogo foi cancelado, já que, segundo uma afirmação feita durante o evento KOF Party 2005, Tatsuhiko Kanaoka, também conhecido como Falcoon, um dos artistas da SNK que trabalhou no projeto na época, o jogo já estava por volta de 50% a 70% concluído, mas além disso, não houve mais nenhum detalhe.

Na verdade, mais informações só surgiram bem recentemente, em uma Live feita pela SNK em 2020.

A live foi organizada pelo responsável de Community Manager da empresa, Krispy Kaiser, que frequentemente chama os responsáveis por jogos da casa para conversarem sobre os projetos, curiosidades, bastidores de jogos passados e muito mais. Em uma de suas Lives, ele convidou Nobuyuki Kuroki, um dos designers da SNK, e responsável pela Pixel Art de Garou, e Yasuyuki Oda, o diretor do jogo, além de terem trabalhado em outros projetos, tendo envolvimento em jogos recentes até, como Samurai Shodown e o The King Of Fighters XIV. Na entrevista, foram reveladas diversas Concept Arts e rascunhos nunca vistos antes e informações dos bastidores e de como foi trabalhar no projeto, com várias curiosidades bem legais, se você quiser saber mais sobre os detalhes por trás do jogo, eu altamente recomendo dar uma checada.

Mas, oque realmente chamou a atenção de todos foi durante a parte da Live em que foram reveladas informações inéditas da sequência cancelada, principalmente sobre alguns dos novos personagens que iriam participar, e também sobre o possível retorno de Garou

Sobre os personagens, foi mostrada uma imagem com alguns dos Sprites finalizados, e algumas Concept Arts deles, mais especificamente sobre o pai de Gato, que estaria presente, um garoto que seria o mordomo de Kain, e a aprendiz de Joe Higashi, que seria uma garota sonolenta, mas não informaram muito mais além disso.

Já sobre o possível retorno da sequência, a resposta foi bem mais vaga. Na conversa, Kuroki afirmou que enquanto ele ainda estiver trabalhando na SNK, ele ainda terá interesse em trabalhar em um Garou 2, dizendo que ele deseja que esse jogo seja lançado antes dele se aposentar, e de fato, ele afirmou que Garou 2 pode sair daqui a 10 ou 15 anos, dando muito a entender que, por mais que tenha sim gente dentro da SNK interessada em trabalhar num projeto envolvendo Garou, não é a prioridade no momento, e talvez não seja por um bom tempo ainda.

Participações especiais

Mesmo que a sequência do jogo nunca tenha visto a luz do dia, a SNK frequentemente fez referências e homenagens aos personagens e ao jogo, ao longo dos anos tanto em seus jogos, como também em algumas colaborações, na verdade, são tantas participações, que seria muito difícil falar todas, então irei falar só as principais.

Os personagens de Garou, frequentemente marcam presença na série The King of Fighters (KOF), a série de jogos mais popular da SNK.

Em KOF 2001, 2002 e Neowave, o Rock, ainda jovem, participa das poses de vitória do Terry. Mas as participações definitivas dos personagens na série foram com Tizoc, Gato, e B. Jenet sendo jogáveis no jogo KOF 2003 em times separados, e juntos em KOF XI, formando um time chamado Mark Of The Wolves, na versão de console, Hotaru é jogável também.

No momento, a presença mais recente dos personagens está no último jogo lançado, o KOF XIV, não só com Tizoc participando do Time México, agora com seu novo nome de King Of Dinosaurs, e também, Marco aparece no final do time Art Of Fighting, ao lado de Ryo, mas o destaque dessas participações foi a de Rock Howard via DLC.

Também é possível ver os personagens em Spin-Offs, em KOF Maximum Impact 2, Rock Howard, B. Jenet e Terry em seu visual visto em Garou são jogáveis, e mais recentemente em SNK Heroines: Tag Team Frenzy, por mais que não seja jogável, Rock Aparece no final de Terry Bogard, mais especificamente, em seu pesadelo.

Em colaborações, Rock foi um personagem jogável em Capcom VS SNK 2, e mesmo que não seja jogável, em Super Smash Bros. Ultimate, no cenário King Of Fighters Stadium, Rock pode na tela, junto de vários outros personagens da SNK.

E por fim, que eu queira destacar, por mais que não seja um jogo, um dos produtos mais interessantes foi o curta Garou: Memories Of Stray Wolves, feito em comemoração dos 15 anos de Fatal Fury, que mostra Terry contando pelo seu ponto de vista toda a saga Fatal Fury para Rock no Pao Pao Café, e depois um monólogo de Rock sobre os acontecimentos finais de Garou, além de incluir cenas com personagens que não apareceram no jogo, como Duck King e Blue Mary.

Como afirmado anteriormente, essas são somente algumas das participações e menções do universo de Garou, há várias outras, tanto em outros jogos, como até em outros produtos, como histórias originais, mangás, filmes e etc. Mas o interessante é que, pelo que é possível perceber, Garou não só ainda se mantém bem presente na memória dos fãs, mas também da própria SNK, que frequentemente o homenageia.

Conclusão

Antes, eu preciso fazer um agradecimento mais que especial!

Essa matéria foi feita com incrível ajuda da comunidade Garou: Mark Of The Wolves Brasil (Também conhecida como Garou: M.O.TW.B.R, ou Mark Of The Wolves Brasil), em especial os integrantes VWatchDog, Lúthien (Twitter: @StoneColdCrazyF), e Zepelli (Twitter: @DanielGabassi), que não só responderam todas as minhas dúvidas sobre Garou e a sua comunidade, como também foram muito simpáticos, e eu não tenho palavras para definir o quanto eu sou grato pela ajuda!

A comunidade brasileira de Garou Mark Of The Wolves não só é bem ativa, com vários jogadores do Brasil todo participando, como também estão trazendo campeonatos semanais, sendo perfeito para você que quer testar as suas habilidades no jogo, ou para você que adorava o jogo na época, e quer reviver os bons momentos de jogatina entre amigos!

É possível acompanhar e participar dessa comunidade apaixonada por Garou não só pelo seu Discord (https://discord.gg/AVKk4AXZ8E), mas também pelo próprio Twitter da comunidade (Twitter: @MOTWBR), que sempre informa quando estão acontecendo esses e outros campeonatos!

Ah, e por último, mas não menos importante, o Zepelli possui um canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCoqE6l51YPwvwSHufh6SZZQ) e Lúthien um canal na Twitch (twitch.tv/stonecoldcrazy_fg), trazendo e produzindo bastante conteúdo sobre vários jogos de luta, então se você gosta da comunidade de jogos de luta, eu altamente recomendo seguir eles!

Agora sim, vamos para a conclusão.

Se eu pudesse descrever em uma palavra, o’que é Garou: Mark Of The Wolves, essa palavra seria: Especial

Parece meio estranho eu começar a minha conclusão assim, mas se tem algo que para mim ficou mais claro durante todo o trabalho e desenvolvimento para realizar essa matéria, é que Garou é muito especial.

Garou é amado até hoje, pela sua comunidade de fãs que continuam jogando e pelos que lembram dele com carinho, até mesmo a própria SNK, que por mais que ainda não tenha dado uma sequência definitiva a história, sempre faz questão de lembrar de seus personagens, e de também faz parte do legado da franquia Fatal Fury.

Por mais que seus bastidores não tenham sido revelados com muita clareza até hoje, Garou foi um trabalho inegavelmente feito com atenção, cuidado, e amor, o’que faz total sentido, já que, desde sua concepção, ele teve como objetivo ser a sequência direta de Fatal Fury, uma das franquias mais influentes dos jogos de luta, e uma das mais amadas pelos fãs.

Garou pode até ser diferente dos outros jogos da saga de Fatal Fury, mas cada detalhe, na trilha sonora, no visual, na jogabilidade, e principalmente nos personagens não só são bem perceptíveis, como também conseguem encantar até hoje, não é atoa que muitos ainda se divertem com esse título.

Se você nunca jogou, eu recomendo bastante! Esse jogo é um ótimo exemplo de como um produto atenciosamente muito bem feito pode impactar e deixar sua marca, mesmo anos depois de seu lançamento.

Por mais que seja triste, de fato, a história não tem continuação, e pode ser que ela nunca tenha, mas é inegável que, mesmo que esse tenha sido o último uivo da série dos lobos lendários, ele foi ecoado, e será ainda por bastante tempo.