Emily is Away: uma nostalgia melancólica | Review

Capa de Emily is Away, com um boneco de pixel segurando um post-it escrito emily pixelado, e o logo à direita, escrito com letras de computador

Emily is Away é um jogo de 2015, desenvolvido e publicado por Kyle Seeley de forma independente. Fez tanto sucesso, que rendeu outros jogos da franquia, Emily is Away <3 — em vez de apenas um chat, o jogo se passa no Facebook — e Emily is Away Too — uma versão expandida e melhorada do primeiro game

Hoje, você encontra o jogo na Steam, podendo ser jogado gratuitamente. Suas outras versões também estão na plataforma, com um valor bastante acessível. 

Mas é bom reforçar que o jogo é em inglês e, apesar de utilizar um vocabulário simples e mais do dia a dia, pode ser complicado para algumas pessoas.

Confira a seguir a review completa de Emily is Away e descubra o porquê deste jogo encantar tantas pessoas, apesar de ter uma premissa bem simples. 

Afinal, quem é Emily?

Perfil de Emily, em Emily is Away. É uma janela minimizada, mostrando as informações de Emily, e de fundo, temos o protetor de tela e um design de Windows antigo

No jogo, voltamos à época de MSN — caso você não seja dessa época, este era um dos aplicativos de mensagens para computador mais populares antigamente. 

Podemos criar um nome e nickname para nosso personagem. E a única pessoa com quem conversamos no chat do jogo é Emily, nossa amiga — em Emily is Away Too isso se expande e podemos falar com outros amigos. 

Em cada um dos 5 capítulos do jogo, nós vamos avançando de idade, passando por todas as fases dos estudos, desde ensino médio até faculdade. E, durante este período, vamos experienciar uma fase diferente da nossa amizade com Emily. 

E é desta forma que vamos conhecendo um pouco mais sobre Emily, do que ela gosta, o que ela mais faz. Por isso, preste bastante atenção aos diálogos, pois isso vai influenciar ao longo da história. 

A dinâmica de Emily is Away

Neste jogo indie, a dinâmica é bastante simples. Depois de criar seu nick, começa o capítulo 1, com Emily entrando no chat. Você sempre terá 3 opções de mensagens e deve escolher entre uma delas para continuar a conversa. 

Tela de login de Emily is Away. Uma janela com o logo do jogo em cima, um espaço para o screenname e outro para first name (primeiro nome)

Sim, suas escolhas influenciam na história, então é um jogo que pode ser jogado mais de uma vez, para ver qual será o resultado da sequência de mensagens que enviar. Não espere grandes mudanças, mas algumas significativas. 

Então, o gameplay é bastante simples. São 5 capítulos, onde seu objetivo é conversar com Emily, sempre escolhendo entre 3 opções de mensagens. A única dificuldade é o idioma, já que o jogo está inteiramente em inglês. 

Você pode demorar de 30 a 40 minutos para finalizar o game, então ele é bem rapidinho e dá para jogar de uma vez. A única parte ruim é que o final é bastante abrupto e poderia ser melhor trabalhado. Talvez nos outros jogos da franquia isso tenha tido uma evolução também.

Mas algo interessante é que dá para escolher o seu avatar a cada capítulo, seja de banda, filme, desenho. O jogo te dá algumas opções, que também podem servir para dar continuidade na história. 

Parte técnica do jogo

Emily is Away não exige grandes gráficos, afinal é apenas uma tela de um chat. Mas ele se assemelha bastante aos apps de conversas de antigamente, o que pode trazer uma grande nostalgia. 

O jogo também não conta com uma trilha sonora, além do delicioso som de teclado ao digitar e outros sons ambientes do próprio aplicativo e do computador — saudoso Windows XP. 

Início do chat entre o jogador e a Emily, de Emily is Away, com Emily enviando uma mensagem saudando e 3 opões de resposta aparecendo na tela, logo abaixo.

Mas há momentos em que os personagens conversam sobre música, então pode ser interessante você mesmo colocar uma trilha para ambientar.

Não há nada de espetacular na parte técnica, cumprindo o que o jogo promete ser: um chat entre duas pessoas. E não precisa de nada muito além disso para este jogo em específico. Nos outros dois da franquia, já há mais features para complementar a história. 

Veredito

Emily is Away é simples, mas é isso que o torna cativante. Parece que realmente nos transporta para nossa adolescência e, posteriormente, para a época de faculdade. Chega um momento que realmente parece que estamos conversando com alguém do outro lado.

Você pode ou não gostar de Emily, se apegar ou não, isso é algo totalmente pessoal e muda de jogador para jogador. As respostas escolhidas para enviar também podem ser bastante pessoais, simulando algo que você responderia na vida real, ou algo totalmente o oposto do que você faria. Você é livre. 

Chat entre o jogador e a Emily, com algumas conversas na tela acima e na parte de mandar mensagem tem três opções de mensagens para enviar.

O final do game, como disse anteriormente, é bastante abrupto, mas consegue te deixar provocar emoções fortes, dependendo do seu envolvimento com a trama. 

Se você busca um jogo curto, mas envolvente, Emily is Away é uma boa opção, ainda mais por estar de graça na Steam. Vale a pena!

Notas

Gráficos: 3/5

Jogabilidade: 3/5

História: 3,5/5

Diversão: 3/5

Som: 3/5

Geral: 3,1/5