Duplas icônicas dos games

“Quem tem um amigo tem tudo”, um dito antigo mas atemporal, seja na vida real ou na ficção, nada como ter um parceiro ao seu lado para ajudar em momentos difíceis ou simplesmente passar bons momentos juntos. E é nesse clima de amizade que hoje vamos lembrar de algumas duplas icônicas dos games.

Donkey Kong e Diddy Kong – Donkey Kong

Vamos começar por uma dupla familiar, o tio e sobrinho : Donkey e Diddy Kong. Como tio, Donkey proporciona a diversão de uma figura paterna, mas sem nenhuma responsabilidade, levando o sobrinho para uns rolês questionáveis para crianças. formam uma dupla boa de briga e divertida de se acompanhar, mesmo que não tenham diálogos super elaborados e emocionantes. Donkey traz a força bruta esperada do primata, e Diddy por sua vez oferece uma gampelay mais diferenciada.

Ryu e Ken – Street Fighter

Street Fighter atualmente possui quase 100 personagens jogáveis que foram apresentados até agora. Ryu e Ken marcam presença desde o primeiro jogo da franquia, mas na época eles não tinham história ou diferenças na gameplay, o que os diferenciava era a cor de roupa e cabelo. Com o tempo suas diferenças foram estabelecidas, tanto na gameplay quanto na história pessoal de cada um deles, hoje são melhores amigos, e rivais. Ken e Ryu cresceram e treinaram juntos, com o mesmo mestre, o que justifica a semelhança em alguns movimentos e as roupas parecidas. Atualmente são os únicos personagens que apareceram em todos os jogos Street Fighter , e deve continuar assim, Street fighter não é street fighter sem Ken ou Ryu.

Sonic e Tails – Sonic

E por falar em velhos amigos, não dá pra deixar Tails e Sonic fora dessa lista. Não é incomum ver novos personagens sendo  adicionados ao universo sonic são constantemente adicionados ao universo de Sonic, mas a dupla Sonic e Tails funciona como nenhuma outra, a velocidade do ouriço e os voos tranquilos da raposinha garantem dinâmicas distintas na gameplay e os diálogos sempre entregam boas conversas entre eles. Não sei vocês, mas mal posso esperar para ver a dinâmica dos dois no próximo filme do Sonic.

Ellie e Joel – The last Of Us

As duplas anteriores foram formadas com base em amizade e família,  mas  para Ellie e Joel essa conexão acorre de forma muito mais abrupta, e precedida por muitos traumas. Formam uma dupla improvável que se reúne por pura necessidade em um primeiro momento. Mas após algum tempo  e batalhas juntos, Joel e Ellie finalmente enxergam além de sua dor mútua e isolamento, e mesmo em um mundo completamente devastado, formar um dos laços mais fortes e bonitos que já vi em jogos.

Mario e Luigi – Mario Bros

É clubismo? Não né? Mario e Luigi formam uma das duplas mais icônicas dos games e não teria como deixá-los de fora dessa lista. O fato de a dupla ser conhecida como “Mario” Bros. já deixa claro quem é o filho preferido. Assim como Ken de Street Fighter, em um primeiro momento o jovem Luigi era apenas um Mario mais mirradinho e verde, sem muita distinção, então ficou fácil classificá-lo como o “personagem do segundo jogador”. Felizmente Luigi acabou conquistando mais espaço aos poucos, com uma personalidade própria, e papeis distintos em certas histórias. A dupla atua lado a lado nos jogos da Saga Superstar e nos jogo Mario e LuigiSeries (inclusive, saudades), esses jogos colocam os dois em tela simultaneamente, e foram bons para desenvolver a relação dos irmãos.