Dragon Quest XI: indicação sem spoilers

Dragon Quest XI

Dragon Quest é uma das franquias mais duradouras e comercialmente lucrativa dos vídeo-games. O primeiro jogo foi lançado em 1986, com o design de personagens feito pelo Akira Toriyama  – SIM, O MESMO DE DRAGON BALL–  e desde então a franquia ganhou diversas sequências e adaptações em outras mídias, como animes, mangás e até mesmo um filme na gigante do Streaming, Netflix. Hoje indicarei o jogo mais recente da série principal, Dragon Quest XI. Para quem não está familiarizado,  em Dragon Quest, a série principal  são em sua maioria jogos de RPG de turno que não estão conectados entre sí – parecido com Final Fantasy.

Enredo

Em Dragon Quest XI, estamos no papel do herói – O nome é personalizado – que foi criado em uma vila pacata com sua mãe, seu falecido avô e sua amiga de infância. Como é de costume na vila, quando os jovens atingem a maioridade eles devem ir até o pico da montanha e rezar pedindo proteção. Nosso herói e sua amiga fazem o ritual de subir até a montanha, lá são atacados e uma estranha marca que o herói tem na mão brilha, e invoca um raio que os protege.

De volta em sua vila, o herói relata o ocorrido para sua mãe, que revela que ele é a reencarnação do Luminari, e que ele deveria ir até o Reino próximo para entender mais sobre o que é isso e quem ele é de fato. Com a partida do herói da vila, começa o enredo de Dragon Quest XI.

A história segue os parâmetros do Monomito, relatado por Joseph Campbell – basicamente as etapas que toda grande  narrativa tem em comum – No jogo também estão presentes os arquétipos dos personagens, não somente as etapas da jornada do herói.

Considerações sobre Dragon Quest XI

É uma história épica e bem humorada, o character desing do toriyama é impecável em trazer ao mesmo tempo seriedade e humor. O jogo permite com que você jogue ele em 3d com os gráficos atuais, ou em 2d com gráficos em 8 bits. Uma escolha acertada que agrada a todos os gostos e ainda faz um apelo aos fãs mais antigos da série.O maior ponto negativo é o protagonista não ter balões de dialogo, a essa altura do campeonato eu já aceitei que isso é comum em muitos RPGS, mas ainda assim continuo me incomodando. Dragon Quest XI é indicado para todos os Fãs da série Dragon Quest, para quem gosta do desing do akira toriyama. Fãs de JRPG de Turnos, e para quem gosta de jogos com horas e mais horas de jogo.