Desvendando um Mito: Quais são as IPs Ocidentais que a SQUARE ENIX ainda é dona?

IPs Ocidentais da SQUARE ENIX (com uma foto do Chocobo confuso)

A SQUARE ENIX é conhecida como uma das maiores desenvolvedoras de jogos JRPG, e também já cuidou da produção e distribuição de alguns jogos ocidentais, porém em 2022 ela vendeu algumas IPs e estúdios para o Embracer Group. Então quais IPs está nas mãos da SQUARE ENIX depois de vender os ativos da Eidos e Crystal Dynamics para o grupo sueco? Como utilidade pública, vamos desvendar esse mistério no MDA!

Primeiramente vamos por partes, nos anos 90 a Eidos Interactive se tornou dona de várias franquias e estúdios, como a Core Design (Tomb Raider e Fighting Force), U.S. Gold (Johnny Bazookatone) e Crystal Dynamics (Gex e Legacy Of Kain), em 2009 a SQUARE ENIX comprou a Eidos com os ativos das suas subsidiárias, e a matriz europeia da Eidos se tornou a “Square Enix Limited“, entre Maio e Agosto de 2022 aconteceu o processo de aquisição da Crystal Dynamics, Eidos-Montréal (Incluindo a Eidos Shanghai e a marca registrada da Eidos Interactive) e Square Enix Montréal (que virou Studio Onoma antes de fechar as portas) ao Embracer Group da Suécia, e com isso, as IPs de Tomb Raider, Legacy Of Kain, Deus EX, Thief, Championship Manager e os direitos de publicação de Marvel Avengers (Crystal Dynamics) e Guardiões da Galáxia (Eidos-Montréal) estão sob controle da CDE Entertainment, grupo administrativo controlado pela Embracer.

Mas será que a CDE Entertainment é dona apenas dessas IPs citadas? A Reposta é Sim (APARENTEMENTE)!!

Na época muitas pessoas temiam que a SQUARE ENIX perdeu todas as propriedades intelectuais da Eidos (conforme era divulgado na época), mas acontece é que muitas dessas IPs ainda estão sob controle da companhia japonesa, e vamos citar algumas delas:

Gex

Talvez o exemplo mais notório é o Gex, pois ele foi uma criação da Crystal Dynamics, e era o mascote do estúdio até o inicio dos anos 2000 (e do console Panasonic 3DO), e que hoje está nas mão da SQUARE ENIX para a surpresa de muitos.

Jogo do Gex para 3DO (Arquivo Pessoal/Yuri Suetsugu) - © Square Enix Limited
Jogo do Gex para 3DO (Arquivo Pessoal/Yuri Suetsugu) – © Square Enix Limited

Acontece é que, meses antes da SQUARE ENIX tomar a decisão de vender a Crystal Dynamics para a Embracer, a mesma renovou a marca registrada do Gex no Japão e Europa, no final de 2021. E em 2023 a franquia “retorna” com uma coletânea da trilogia dos jogos do Gex lançados para o PlayStation, fruto de uma parceria da SQUARE ENIX com a Limited Run Games (ironicamente, outra companhia da Embracer Group).

Além disso, em 2014 a SQUARE ENIX relançou o primeiro Gex na PS Store do PS3 e PSP, e na plataforma GOG.com

Pandemonium

Outro jogo “criado” pela Crystal Dynamics é o Pandemonium (na verdade publicado, porque o desenvolvimento do jogo foi majoritariamente da Toys For Bob, mesmo estúdio de Crash Bandicoot 4, na época a Toys For Bob era um estúdio interno da Crystal, anos antes de trabalhar com a Activision) game de plataforma 2D com gráficos 3D protagonizado por Fargus e Nikki, o jogo foi lançado originalmente para PlayStation, Sega Saturn e PC, e hoje está sob cuidados e distribuição da SQUARE ENIX.

Pandemonium (Menu da versão publicada pela Eidos em 1998) - © Square Enix Limited
Pandemonium (Menu da versão publicada pela Eidos em 1998) – © Square Enix Limited

Vale lembrar que o primeiro Pandemonium foi republicado várias vezes e por diversas empresas, a BMG Interactive (divisão da antiga gravadora BMG Ariola, e que hoje é ocupada pela Rockstar Games), a Sony Computer Entertainment (versão Relançamento europeu do PS1), SEGA, Eidos, Electronic Arts, BANDAI e por fim a SQUARE ENIX nas plataformas GOG.com e Steam.

E tem dois fatos curiosos: Em 1998 a Eidos lançou uma versão de relançamento para PlayStation, e nela continha uma demo de Tomb Raider 3; E as versões japonesas de PS1 e Saturn foram completamente modificadas pela BANDAI sob permissão da Crystal Dynamics, substituindo Fargus e Nikki, e alterando a história por completo, o jogo recebeu o nome de Magical Hoppers no Japão.

Just Cause

Franquia de jogos de tiro em 3ª Pessoa e com mapa mundo aberto, Just Cause surgiu como uma parceria entre a Eidos Interactive e a Avalanche Studios (NÃO CONFUNDAM com a Avalanche Software, do Hogwarts Legacy), a série de jogos protagonizada por Rico Rodriguez começou à ser produzida pela SQUARE ENIX à partir de 2010 no segundo jogo (e 1 ano depois da Eidos ser vendida).

Recorte promocional do primeiro jogo na revista alemã "Gamestar" - © Square Enix Limited
Recorte promocional do primeiro jogo na revista alemã “Gamestar” – © Square Enix Limited

A franquia Just Cause está sob distribuição da SQUARE ENIX, e todos os jogos da sua saga estão disponíveis para comprar na Steam e XBOX Store (contando as versões de XBOX 360 do primeiro e segundo jogo), e no PlayStation, Just Cause 3 e 4 estão de graça para os assinantes da PS Plus Extra.

Fear Effect

Série de jogos ambientada em uma Hong Kong futurista (anos 2040 e 2050), e protagonizada pelas mercenárias Hana Tsu-Vachel e Rain Qin, Fear Effect é uma franquia de jogos de aventura, tiro, elementos puzzle, cutscenes em Full Motion Video, e com um “controle de tanque” parecido com os primeiros Resident Evil. Os dois primeiros jogos de Fear Effect foram desenvolvidos pelo extinto estúdio Kronos Digital, e publicados pela Eidos Interactive, era pra ter um 3° jogo lançado para PlayStation 2 (e que foi apresentado na E3 de 2002) só que infelizmente a Eidos o cancelou.

Propaganda de Fear Effect 2: Retro Helix - © Square Enix Limited
Propaganda de Fear Effect 2: Retro Helix – © Square Enix Limited

Durante a década de 2010, os dois primeiros jogos de Fear Effect foram relançados pela SQUARE ENIX na PS Store (infelizmente apenas para contas europeias), e em 2018 recebeu um jogo chamado “Fear Effect Sedna“, que é sequencia direta dos dois primeiros jogos, lançado conjuntamente pela Sunshee, Forever Entertainment (que também colaborou com a SQUARE nos remakes de FRONT MISSION) e Square Enix Collective.

OBS: Square Enix Collective é um selo administrado pela subsidiária europeia, que é destinado pela publicação e investimentos de jogos de produtoras indies, além de Fear Effect Sedna, jogos como PowerWash Simulator foram publicado por esse selo da Square.

Fear Effect Sedna - © Square Enix Limited
Fear Effect Sedna – © Square Enix Limited

Johnny Bazookatone

Jogo de plataforma lançado pela Arc Developments e U.S. Gold, Johnny Bazookatone é um jogo de plataforma 2D com sprites 3D (meio semelhante à Donkey Kong Country) lançado originalmente para 3DO, mais tarde ganhou versões para Sega Saturn, PlayStation e MS-DOS (PC).

Apesar da SQUARE ENIX nunca ter relançado o game, a mesma é dona desse jogo segundo alguns registros de marca do Reino Unido, já que em 1996 a CentreGold (incluindo a U.S. Gold e Core Design) foi comprada e unificada dentro da recém formada Eidos Interactive (inclusive, foi à partir dai que jogos como o primeiro Tomb Raider começou à ser cuidado pela Eidos), a japonesa SQUARE ENIX comprou a Eidos em 2009, e então continua sendo detentora da IP até os dias de hoje.

Vale lembrar que a versão de PlayStation ganhou uma segunda tiragem (em caixas de acrílico comum) em 1998 pela Eidos.

Johnny Bazookatone - © Square Enix Limited
Johnny Bazookatone – © Square Enix Limited

Outros jogos da Crystal Dynamics

Embora o estúdio e os direitos de Legacy Of Kain e Tomb Raider estão com a Embracer Group, tenham em mente de que a SQUARE ENIX ficou também com outros títulos que eram originalmente da Crystal Dynamics em seu portfólio, além de Gex e Pandemonium.

Dentre os jogos que ela é detentora dos direitos, nós temos Mad Dash Racing (jogo de corrida exclusivo de XBOX, e que o Gex é um personagem jogável), Whiplash e Project Snowblind. Vale lembrar que a SQUARE ENIX passou à publicar o Project Snowblind na Steam.

Whiplash - © Square Enix Limited
Whiplash – © Square Enix Limited

Jogos da IO Interactive, Ion Storm e Core Design

E para finalizar, vale citar também algumas franquias de jogos que originalmente eram da Eidos Interactive por meio alguns de antigas subsidiárias, como a IO Interactive, Ion Storm e Core Design, e hoje em dia são da SQUARE ENIX.

A IO Interactive (fundada em Copenhagen) é conhecida por criar a série Hitman (protagonizada pelo Agente 47), e desde 2017 opera como um estúdio independente é detentora da franquia Hitman, mas também foi responsável por criar outras duas franquias de jogos que hoje está nas mãos da SQUARE ENIX, temos Mini Ninjas (jogo de plataforma 3D que até chegou à ganhar uma adaptação em desenho, e foi ao ar no Brasil com dublagem) e Kane & Lynch (que é uma franquia de jogos em 3ª Pessoa com certas semelhança à Hitman, inclusive, os protagonistas desse jogo fazem uma breve participação no jogo “Hitman Absolution“).

Os jogos dessas franquias estão disponíveis no XBOX e Steam.

Kane & Lynch 2 - © Square Enix Limited
Kane & Lynch 2 – © Square Enix Limited

Fundado pelo John Romero (criador de Doom), posteriormente vendido para a Eidos, e estúdio responsável pela criação de Deus EX, a Ion Storm também tem dois jogos que atualmente estão nas mãos da SQUARE ENIX.

Daikatana e Anachronox, e ambos estão disponíveis para comprar na GOG.com e Steam.

John Romero's Daikatana - © Square Enix Limited
John Romero’s Daikatana – © Square Enix Limited

Mesmo que Tomb Raider seja uma franquia da Embracer Group/Crystal Dynamics nos dias de hoje, e posteriormente o estúdio ter sido vendido para a Rebellion (antes de fechar as portas), a SQUARE ENIX ainda é dona de algumas franquias da finada Core Design. Atualmente ela é encarregada da distribuição do jogo Project Eden na GOG.com, além de ser atual detentora de Fighting Force, Shellshock, Ninja: Shadow of Darkness e Thunderhawk/Thunderstrike. Vale lembrar que alguns desses jogos surgiram não apenas em conjunto com a Eidos, mas também pela U.S. Gold, e no caso de Thunderhawk, ele foi publicado originalmente pela Victor Entertainment/JVC (talvez você a conheça por ser produtora musical de animes como Cardcaptor Sakura, mas nos anos 90, a Victor JVC era uma parceira de longa data da Core Design na publicação de seus jogos nos Estados Unidos e principalmente Japão, além de Thunderhawk, a Victor distribuiu e localizou os primeiros Tomb Raider no Japão).

E com isso, encerro a lista de IPs Ocidentais da SQUARE ENIX, vale lembrar que todas as informações contidas aqui foram extraídas de sites governamentais de registro e proteção de Propriedades Intelectuais (abrangendo principalmente o Reino Unido), e das páginas de distribuição da companhia na Steam e GOG.com.

É preciso lembrar que tem jogos que não foram citados por simplesmente não terem informações de um dono atual, como é o caso de B.C. Racers e Wolfchild (ambos desenvolvidos pela Core Design e publicado pela Victor JVC), assim como também alguns jogos da Crystal Dynamics estão “no limbo” porque o Copyright está registrado como Crystal-Dynamics (Antilles) N.V. (mais precisamente em Curaçau, acredito que seja um escritório localizado em um paraíso fiscal das Antilhas, e de cultura holandesa), ou seja, não existem comprovações se jogos como Total Eclipse, The Horde e Slam N Jam estão com a SQUARE ENIX ou a Embracer Group.

Também não citei jogos como Life Is Strange ou OUTRIDERS por se tratarem de IPs Originais da Square Enix Limited criadas no decorrer da década de 2010. Lembrando que depois das vendas para a Embracer, a SQUARE ENIX atualmente é composta pela sua sede norte-americana para distribuição, a matriz japonesa com seus estúdios de desenvolvimento interno (FINAL FANTASY, DRAGON QUEST etc), a TAITO CORPORATION (BUBBLE BOBBLE, Space Invaders etc), a editora de mangá Gangan Comics (Horimiya e My Dress Up Darling), e a europeia Square Enix Limited que controla todas as IPs citadas nesse texto, além do selo Square Enix Collective.

IPs Ocidentais da SQUARE ENIX (com uma foto do Chocobo confuso)
IPs Ocidentais da SQUARE ENIX (com uma foto do Chocobo confuso)

E por acaso você já jogou alguns desses games clássicos (como Gex e Pandemonium)? Conte para nós nos comentários!