Cronologia – God of War

God of War

Um dia, um garoto recebia um presente de seu pai. Um Playstation 2, sem esperar de empolgação, ele avista um jogo que marcaria daquele momento em diante sua vida. Ao colocar o CD no leitor do seu console, e ver aquela tela que causa saudações até hoje quando o jogo abria, ele se deparou com o nome do jogo, God of War.

Sem saber absolutamente nada da história, o garoto foi envolvido com a abertura do jogo, onde mostrava um personagem se jogando de um penhasco, o mais alto da Grécia, dizendo para ele que não entendia muito bem inglês, que os deuses o haviam abandonado e que ali ele estaria disposto a tirar a sua vida.

God of War – Inicio

Kratos, o protagonista que desistiria de sua vida no futuro é nos apresentado. Um soldado Espartano que ao ver sua vida chegando ao fim após ver a derrota de seu exército para Bárbaros, grita por Ares, o Deus da Guerra (ou o God of War), ofertando sua vida em troca da vitória: “Ares, derrote meus inimigos e minha vida será sua!”.

A divindade então, atende a súplica de Kratos lhe entregando as Lâminas do Caos, aquelas que viriam a ser a arma mais letal de toda a Grécia. Fundidas ao seu braço por correntes, Kratos corta a cabeça do líder Bárbaro e conquista sua vitória.

A partir daquele momento em diante, Kratos e seu exército em nome de Ares, partiriam para conquistar a Grécia, ou boa parte dela. Nessas investidas em busca de glória, Kratos e seus homens se encontram em um vilarejo que cultivava a fé na Deusa Atena.

Tomado por fúria e em nome de seu Deus, os comandados de Kratos ateiam fogo nas casas e matam todos que apareciam em seu caminho. Mas o destino cobraria seu custo. Ao entrar em um templo, Kratos dizima todos e ao passar seu estado de fúria, ele percebe que sua filha, Calliope e sua esposa, Lysandra estavam entre as vítimas.

Nesse momento, Ares conversa com o desolado Kratos, lhe dizendo que aquilo não passará de um teste para medir o poder e o fazendo assim perder qualquer tipo de laço com seu lado humano.

A Oráculo da vila, uma das poucas pessoas que sobreviveram a investida, amaldiçoa Kratos com as cinzas de sua família impregnando-as em sua pele, o transformando a partir dali em diante como o “Fantasma de Esparta”. Kratos vagou pela Grécia à serviço dos deuses, cortando seu laço com Ares, mas não com o seu passado.

O começo

Após toda uma introdução, Kratos parte rumo para Atenas, onde o exército de Ares se encontrava, enfrentou um ataque de umas tropas do Deus da Guerra no Mar Egeu. Além disso, temos aqui o confronto contra a Hydra, uma fera mitológica que é simplesmente empalhada por Kratos.

E é nesse momento em que Atena aborda nosso personagem, pedindo para que ele salve sua cidade da fúria de Ares. O esquentadinho aceita, mas sob uma condição: Os Deuses deveriam fazer com que as lembranças do passado fossem esquecidas.

A Deusa então diz para Kratos que ele terá o que pede. Então ele vai com tudo para a cidade de Atenas em busca da Oráculo que lhe diz que só seria possível matar um Deus com a Caixa de Pandora, já que ela concederia poder a um mortal. Mas não seria fácil. Kratos teria que entrar no Templo de Pandora, construída nas costas do Titã Cronos, que Zeus em um passado distante o amaldiçoou a andar pelo Deserto das Almas Perdidas, até que as areias fizessem com que sua carne e ossos ficassem fracas ao ponto de matar o Titã.

Após encontros, muitas batalhas e apertadas no quadrado e no bola, Kratos ruma ao Templo onde encontra muitos desafios que dão dores de cabeça para o jogador, inclusive o Megatauro, em uma batalha alucinante, ao final, o gigante morre com uma perfuração no peito na parede.

Após conseguir chegar no local da Caixa de Pandora, Ares percebe (de alguma forma não explicada) que Kratos alcançou a Caixa, e no meio do nada, ele simplesmente arremessa uma pedra pontiaguda que acerta Kratos no peito em cheio dentro do Templo de Pandora, o enviando direto para o Submundo.

Com a ajuda de um coveiro, Kratos consegue retornar até a cidade de Atenas, e parte em busca da Caixa de Pandora, ainda fechada, mas em posse de Ares para encarar o “responsável” pela morte de sua família.

O fim

Diante de Ares, o Deus da Guerra manda Kratos através de um portal onde ele fica preso nas memórias da noite em que matou sua família, mas Kratos consegue passar por esse desafio, e volta, tirando da posse de Ares a Caixa de Pandora, onde ele vê como a única esperança abri-la, ficando do tamanho de Ares, e assim iniciando uma batalha.

Após perder as Lâminas do Caos, quando tudo parecia perdido, Kratos vê uma espada de metal gigante, que era uma ponte ornamental e retira ela do local, fazendo com que essa fosse a última arma que pudesse deter Ares, e é o que ele faz.

Depois de receber os parabéns de Atena, Kratos a pede que retire as memórias daquela noite. Porém, ela diz para ele que apesar dos Deuses lamentarem a morte de Ares, eles têm uma dívida com Kratos e decidiram perdoar os pecados dele, mas os pesadelos não faziam parte do acordo.

E é aqui que voltamos ao começo do jogo, onde vemos Kratos falando que os Deuses o haviam abandonado e se joga no Mar Egeu, mas, ao completar a cena, vemos que já na água, ele é puxado de volta, por Atena, que lhe explica que há um trono esperando por ele vago no Olimpo, o trono que pertencia à Ares. Kratos então ascende até o Olimpo e se torna o novo Deus da Guerra.

E esse é o final de God of War.