Se você está acostumado com jogos mobile, sabe que vez ou outra um anúncio vai aparecer. Muitos desses anúncios são para outros jogos, alguns bem sem noção, mas vez ou outra um deles se destaca. Você talvez se lembre do anúncio em que uma moça de cabelo curto sai de um taxi usando seu vestido de noiva, enquanto chora muito. Ou daquele em que uma vóvó vai presa e em sua mão está escrito “ele está vivo”, tem o que a casa pega fogo, e tem até uma mini série em live action em anúncios! Esse jogo se chama merge mansion, e seus anúncios bizarros cumpriram sua função ao me fazer baixá-lo, e para que você não tenha que fazer o mesmo, eu vou lhe explicar sobre o jogo e seu marketing.
O QUE É?
Lançado em setembro de 2020 pela finlandesa metascore games, Merge Mansion é um jogo gratuito para mobile. Disponível para android e IOS, o jogo foca em Maddie, que busca descobrir os segredos de família escondidos por sua avó.
Se você conhece o jogo, provavelmente é por seu marketing incisivo e, não dá pra negar, muito criativo. Então vou explicar a história com base nesses anúncios. A garota com vestido de noiva/garota de blusa amarela é Maddie. No jogo ela avi se encontrar com sua avó, e a vozinha revela que tem um quintal secreto e finalmente está na hora de revelar a neta todos os segredos de família ali escondidos, quando a prefeitura que demolir tudo por ser uma construção muito velha, Maddie se dispõe a revitalizar a área. Nesse quintal temos mato, uma garagem para ajudar na mobilidade e até mesmo uma mansão.
JOGABILIDADE
A jogabilidade é muito simples e nada fora do comum. Junte os itens para formar outros
itens e desbloquear/arrumar as coisas, no quintal/mansão. Ao desbloquear novas coisas, e ir arrumando tudo, segredos de família começam a ressurgir, tudo enquanto sua avó passa a agir de forma estranha e passa a negar ou omitir informações sobre o passado da família.
O jogo foi criticado por ter anúncios exagerados e chamativos como o do jogo Lili’s garden, outro jogo mobile de reforma de quintal. O que os difere é que Lily’s Garden tem anúncios aleatórios e bizarros apenas para o choque, enquanto Merge mansion realmente agrega aqueles elementos de seus anúncios na lore do jogo.
É BOM?
Mas o jogo é bom? Então… bom é uma palavra forte. O jogo não é ruim, mas não é nada que te prenda por muito tempo. É um bom jogo para passar o tempo quando não se quer nada muito elaborado ou complexo. O jogo fica bom quando os barracos de família começam a reaparecer, mas o jogo pode se tornar maçante bem rápido. O estilo gráfico é ok, os efeitos sonoros também são ok no máximo. Talvez fique mais interessante quando os motivos e intenções da vovó começarem a aparecer.
O MARKETING DE MATAR (seguindo o exemplo da vó)
Os anúncios animados de MM contam com : incêndio, noiva abandonada, morte, fuga da prisão, porões secretos, idosa de caráter duvidoso, policial corrupto, etc. Mas o marketing do jogo brilha ainda mais em sua sequência de live actions, em que o tom passa do “curioso” para o “essa velha deve ter matado muita gente”. Com um anúncio de 35s que acumula mais de 4 milhões de visualizações em apenas 4 meses. Os anúncios bem feitos e te deixam curioso sobre o que a vó esconde. O app também fez uma ação promocional com influencers estadunidenses que defendiam a vovó, mas ao fundo era possível ver vários sacos de dinheiro.
O veredito
No fim, merge mansion é um jogo ok, não vai te marcar mas precisando passar o tempo, ele estará ali com você. Mas o marketing é muito mais interessante do que o jogo em si. Não sei se recomendo o jogo, mas recomendo que se inscreva no canal do youtube e ative as notificações para ver outros anúncios, isso sim é entretenimento.