Consoles: Nova Geração Acende Nossa Imaginação

Estamos a alguns meses do lançamento da aguardada nova geração de consoles. Previsão de lançamento e especificações já temos. Porém muitas cercam esse novo marco para a indústria dos games.

Um breve caso de bastidor que queria compartilhar com você, caro leitor. Semana passada esse texto iria ao ar, mas acabou que não deu (“Meu deus, a Capcom pediu a cabeça do Luiz por só falar mau dela”).  Calma! Não é isso! Acontece que a Sony em conjunto com a Epic Games resolveram mostrar um pouco do poder da nova geração.

Originalmente, esses texto seria pedindo mais, e o mais veio no dia seguinte do término desse texto. Esclarecido isso, vamos ao que nos interessa: nova geração e um pouco sobre a Unreal Engine 5.

Há algum tempo, me recordo de um papo que tive com meu amigo sobre a nova geração de console e para onde elevaria os jogos. Chegamos ao consenso de que os gráficos deveriam ser melhorados (e muito melhorados), e os que os próximos consoles devem trazer maior armazenamento interno e velocidade de processar os games.

Nova Geração apresentada

Anos mais tarde, a nova geração foi anunciada. A Microsoft foi a primeira a falar abertamente sobre seu novo console, há época chamado de Project Scarlet, hoje, chamado de Xbox Series X.

Nova geração

A Sony, por outro lado, refutou até onde deu para anunciar o novo console, e até o dia de hoje (quando esse texto vai ao ar), só temos a visão do controle, o DualSense e o nome do console, o Playstation 5 (surpreendendo um total de 0 pessoas).

Além do periférico (Sony) e visual do console (Microsoft), tivemos as especificações dos consoles anunciadas também. Afinal, precisamos saber quão poderoso serão Xbox Series X e Playstation 5 em relação aos seus antecessores. E aqui estão elas:

Nova geração

Mas no meio disso tudo, parecia que uma lacuna não estava preenchida. Estamos falando de jogos. É claro que queremos saber o quão potente são os novos consoles, tudo isso fica um pouco de lado quando jogos são anunciados, afinal, eles são as estrelas do show.

Ela é tudo isso mesmo?

Há duas semanas, tivemos o Inside Xbox. Uma “conferência” onde novos jogos foram apresentados ao mundo, todos, segundo a Microsoft, sendo renderizados na nova plataforma da empresa. E posso ser sincero? Nada muito impressionante não.

O pouco volume de gameplay fez com que a empresa recebesse uma série de críticas, e ao que me lembro, apenas dois jogos foram mostrados de fato algo relacionado a gameplay, Bright Memory  e The Ascent os jogos que nos deram o que eles realmente querem nos passar durante a jogatina. Queríamos mais!

Para se ter noção, até o momento do lançamento desse texto, o vídeo que está disponível no Youtube conta com 45 mil likes, contra 35 mil deslikes. A própria Microsoft em entrevista recente admite que “hypou” demais os fãs e prometem aprender com a experiência negativa.

E não só a Microsoft decepcionou. A Ubisoft, que tinha como promessa trazer a gameplay de Assassins Creed Valhalam, não cumpriu o combinado. Ashraf Ismail, diretor do AC Valhala também veio pedir desculpas pelo hype não entregue, ressaltando que a campanha de marketing do game está longe de terminar. Então não promete tanto né, querido.

Uma semana depois…

Eis que chegamos numa quarta feira que aparentava ser um dia qualquer, texto do Luiz programado, mas ai… aconteceu. Uma entrevista entre Geoff Keighley e produtores da Epic Games onde foi revelado ao mundo a Unreal Engine 5 rodando num Playstation 5.

E foi aqui o momento em que o mundo gamer teve o primeiro vislumbre do potencial da nova geração. Sim, era isso que queríamos tanto. Não me atentarei aos termos técnicos por falta de conhecimento, mas deixo a apresentação completa no link que te levará direto para o canal do Youtube da Unreal Engine.

Lembra-se do papo que tive com meu amigo no começo do texto? Pois é, as apostas foram mais que certas, pode parecer óbvio, mas era o que estávamos esperando.

Vale ressaltar que a Unreal Engine 5 chegará ao mercado de forma oficial do meio para o fim de 2021, ou seja, a expectativa é de que jogos que utilizem a ferramenta tenham sua janela de lançamento a partir de 2022/2023.

A Conclusão

Claro, muitas dúvidas ainda estão para serem respondidas, como precificação, funções secundárias dos novos consoles, quais jogos Já sabemos que os consoles viram com um sistema de retrocompatibilidade, função já usada pela Microfost, mas nova em consoles da Sony.

O sistema de Smart Delivery também é uma função promissora para o futuro, já que o jogo comprado nessa geração, também terá sua versão para a próxima sem que você tenha que pagar pelo jogo de novo.

A época de anúncios de jogos está chegando. Mesmo sem a E3 (cancelada por virtude do COVID-19), muitas empresas vão apostar em conferências digitais para trazer o mundo seus novos projetos. A decisão de escolher um novo console no futuro não será fácil. Mas pelo menos, já começamos a ter uma noção do futuro que nos reserva.